Opinião

Como lidar com a ansiedade perante a época de avaliações

Por forma a gerir a ansiedade de uma forma mais eficaz antes dos momentos de avaliação são propostas algumas estratégias que não eliminam a ameaça mas podem ajudar a lidar de um modo mais eficaz com a ansiedade

Ciências

A ansiedade é um processo natural que assume uma função adaptativa, isto é, a ansiedade é sentida porque há uma perceção da existência de uma ameaça e como tal, o nosso organismo desencadeia um conjunto de respostas para fazer face a essa ameaça.

Na ansiedade perante situações de avaliação – como em testes, exames ou apresentações de trabalhos -, o estudante faz uma avaliação que a situação é difícil ou ameaçadora e que não tem capacidades para ultrapassar, focando-se nos resultados desastrosos e na sua incapacidade para fazer face à situação, antecipando desta forma, algum tipo de insucesso. A ameaça em causa pode ser percecionada de diferentes formas: medo de falhar, medo de desiludir as expectativas dos outros ou do próprio, diminuição da sensação de autoestima.

Para além desta componente cognitiva e emocional, é também gerada uma ativação a nível fisiológico, que se manifesta por diversas reações somáticas ou corporais como por exemplo: sudação, desmaio, tremores, elevação do ritmo cardíaco e da pulsação e sentimentos de tensão, apreensão, desconforto e nervosismo.


Andreia Santos
Fonte ACI Ciências

Na realidade, não é o evento avaliativo propriamente dito que gera estas reações mas o significado que lhe é atribuído - “tenho de provar que sou inteligente”, “as pessoas gostam de mim porque eu sou bom aluno”. O evento avaliativo passa assim a ser percecionado com um peso maior do que ele é na realidade e em alguns casos o desconforto pode ser tão grande que a pessoa evita a situação de avaliação para não ter de lidar com a ameaça percecionada.

Por forma a gerir a ansiedade de uma forma mais eficaz antes dos momentos de avaliação são propostas algumas estratégias que não eliminam a ameaça mas podem ajudar a lidar de um modo mais eficaz com a ansiedade. A primeira está relacionada com a preparação, ou seja, o período que antecede a avaliação. Ter uma estratégia de preparação pois o caos organizativo e a falta de uma metodologia de estudo gera ainda uma maior sensação de falta de controlo, que alimenta o ciclo da ansiedade.

A segunda estratégia proposta é uma eficaz gestão do tempo, apelando à chamada lei de Parkinson - “O trabalho expande-se de forma a preencher o tempo disponível para a sua execução” -, ou seja, quando se tem um mês para fazer um trabalho, tende-se a demorar um mês para a sua realização, se é algo que gera muito desconforto este não vai desaparecer por se adiar a tarefa, por isso, fazer o mais cedo possível e com antecedência ajuda a sentir controlo e a ter o estudo ou trabalho feito.

Um terceiro aspeto importante é lidar com a frustração, isto é, não desistir à primeira ou quando as coisas não são compreendidas com a rapidez que se queria. Se desisto logo às primeiras tentativas, vou estar a reforçar a sensação de que “não consigo e não vale a pena”.

Uma quarta estratégia passa por fazer um esforço consciente para não se alimentar os pensamentos que geram a ansiedade, e que estão relacionados com os medos percecionados, é fácil encontrar sinais, mesmo pequenos que confirmem de forma enviesada os medos que se tem.

E por último, não esquecer que ser aluno é apenas um papel que uma pessoa assume e um resultado académico é apenas um reflexo de um desempenho num dado momento.

Andreia Santos, Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno de Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

Páginas