Opinião

“Eu queria ter mais tempo!”

O que fazer com o tempo que temos?

E se o jarro fosse a representação do tempo que tens disponível na tua vida? Quais seriam as tuas pedras grandes, seixos, gravilha e areia. Estás satisfeito com a forma como tens enchido o teu jarro?

Pedro Côrte-Real

Andreia Santos
Fonte ACI Ciências

“A forma certa de encher um Jarro”, onde podes ver um exemplo direto de aplicação destas prioridades ao estudo.

Neste início de ano letivo e com tantas coisas a acontecer em simultâneo, é natural que sintas algumas dificuldades em gerir o estudo, os trabalhos, as saídas com os amigos, as atividades extracurriculares e o tempo para descansares.

Certamente já pensaste “Eu queria ter mais tempo!”, a realidade é que o tempo é de facto limitado e neste sentido, é importante recordar uma noção da gestão de tempo e energia - o estabelecimento de prioridades.

Imagina que tens um jarro vazio e um conjunto de pedras grandes, seixos, gravilha e areia. Agora, imagina que para encher o jarro, vais colocando primeiro a areia e a gravilha e só no fim, as pedras maiores... O que achas que acontece? Será que vai caber tudo e de que forma?... E se colocássemos as pedras grandes primeiro?

E se o jarro fosse a representação do tempo que tens disponível na tua vida? Quais seriam as tuas pedras grandes, seixos, gravilha e areia. Estás satisfeito com a forma como tens enchido o teu jarro?

Manter o foco naquilo que é importante para nós e simultaneamente cuidarmos disso, implica em primeiro lugar definir quais são as nossas pedras grandes. Depois de definidas, é importante que as coloquemos logo no "nosso jarro" (estabelecer dias e horas para as realizar na agenda) e que se defina um conjunto de ideias e atividades concretas e realistas que ajudem a cuidar daquilo que é realmente importante.

Se passado algum tempo, a areia e a gravilha continuar a ocupar primeiramente o jarro, talvez essa possa ser uma oportunidade para repensar e recolocar (priorizar) todo o conjunto de pedras. Muitas vezes ficamos presos àquilo que não fizemos e devíamos ter feito em vez de olharmos de forma livre e não julgadora: porque é que continuamente não ando a fazer algo que realmente é importante para mim?

Andreia Santos, Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno de Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Entrei na faculdade, e agora?
Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Páginas