Opinião

Como lidar com a ansiedade perante a época de avaliações

Por forma a gerir a ansiedade de uma forma mais eficaz antes dos momentos de avaliação são propostas algumas estratégias que não eliminam a ameaça mas podem ajudar a lidar de um modo mais eficaz com a ansiedade

Ciências

A ansiedade é um processo natural que assume uma função adaptativa, isto é, a ansiedade é sentida porque há uma perceção da existência de uma ameaça e como tal, o nosso organismo desencadeia um conjunto de respostas para fazer face a essa ameaça.

Na ansiedade perante situações de avaliação – como em testes, exames ou apresentações de trabalhos -, o estudante faz uma avaliação que a situação é difícil ou ameaçadora e que não tem capacidades para ultrapassar, focando-se nos resultados desastrosos e na sua incapacidade para fazer face à situação, antecipando desta forma, algum tipo de insucesso. A ameaça em causa pode ser percecionada de diferentes formas: medo de falhar, medo de desiludir as expectativas dos outros ou do próprio, diminuição da sensação de autoestima.

Para além desta componente cognitiva e emocional, é também gerada uma ativação a nível fisiológico, que se manifesta por diversas reações somáticas ou corporais como por exemplo: sudação, desmaio, tremores, elevação do ritmo cardíaco e da pulsação e sentimentos de tensão, apreensão, desconforto e nervosismo.


Andreia Santos
Fonte ACI Ciências

Na realidade, não é o evento avaliativo propriamente dito que gera estas reações mas o significado que lhe é atribuído - “tenho de provar que sou inteligente”, “as pessoas gostam de mim porque eu sou bom aluno”. O evento avaliativo passa assim a ser percecionado com um peso maior do que ele é na realidade e em alguns casos o desconforto pode ser tão grande que a pessoa evita a situação de avaliação para não ter de lidar com a ameaça percecionada.

Por forma a gerir a ansiedade de uma forma mais eficaz antes dos momentos de avaliação são propostas algumas estratégias que não eliminam a ameaça mas podem ajudar a lidar de um modo mais eficaz com a ansiedade. A primeira está relacionada com a preparação, ou seja, o período que antecede a avaliação. Ter uma estratégia de preparação pois o caos organizativo e a falta de uma metodologia de estudo gera ainda uma maior sensação de falta de controlo, que alimenta o ciclo da ansiedade.

A segunda estratégia proposta é uma eficaz gestão do tempo, apelando à chamada lei de Parkinson - “O trabalho expande-se de forma a preencher o tempo disponível para a sua execução” -, ou seja, quando se tem um mês para fazer um trabalho, tende-se a demorar um mês para a sua realização, se é algo que gera muito desconforto este não vai desaparecer por se adiar a tarefa, por isso, fazer o mais cedo possível e com antecedência ajuda a sentir controlo e a ter o estudo ou trabalho feito.

Um terceiro aspeto importante é lidar com a frustração, isto é, não desistir à primeira ou quando as coisas não são compreendidas com a rapidez que se queria. Se desisto logo às primeiras tentativas, vou estar a reforçar a sensação de que “não consigo e não vale a pena”.

Uma quarta estratégia passa por fazer um esforço consciente para não se alimentar os pensamentos que geram a ansiedade, e que estão relacionados com os medos percecionados, é fácil encontrar sinais, mesmo pequenos que confirmem de forma enviesada os medos que se tem.

E por último, não esquecer que ser aluno é apenas um papel que uma pessoa assume e um resultado académico é apenas um reflexo de um desempenho num dado momento.

Andreia Santos, Gabinete de Apoio Psicopedagógico da Área de Mobilidade e Apoio ao Aluno de Ciências
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Formações C-Academy

É já em setembro que o campus de CIÊNCIAS vai ser palco de duas formações do programa ‘C-Academy - Formação Avançada em Cibersegurança’ do Centro Nacional de Cibersegurança.

Membros do Ciências em Harmonia (C-H), o projeto pioneiro de CIÊNCIAS para promoção do bem-estar entre alunos

O Ciências em Harmonia (C-H), projeto pioneiro de CIÊNCIAS, teve direito a destaque na edição de 23 de julho do jornal Público.

Ser Cientista 2024

Entre 22 e 26 de julho, 67 alunos do ensino secundário têm a oportunidade experienciar, durante uma semana, o que é ser cientista e como é o ambiente de investigação.

Licenciaturas CNA 2024

Vem definir o teu futuro e descobre o que temos preparado para ti. Candidata-te a CIÊNCIAS ULisboa!

Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

o passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Páginas