Suit up and go be an entrepreneur

Última Revisão —

Durante a sessão ocorrida em Ciências foram apresentados seis projetos empresariais, desenvolvidos por 53 alunos

Tec Labs

Projetos Empresariais

Breathe Bio

Beatriz Reis, Duarte Rei, João Brée, Leonardo Monteiro, Ana Lopes, Mafalda Ferreira, Margarida Lopes, Miguel Ambrósio, Bruno Nunes

Phenso

Jessica Luzio, Maria Maio, Catarina Morais, Cláudia Honório, Diogo Pires, Filipa Fonseca, Gonçalo Peralta, Mariana Lourenço, Rafaela Fernandes

Movesight

Bárbara Miguel, Maria Pereira, Marisa Campina, Nathalie Nunes, Joelson Manuel, António Mendonça, Alexandre Calado, Paulo Costa e Anne Pesnot

Speed2Charge

João Jesus, João Matias, José Santos, José Viana, Miguel Ferrão, Sara Costa, Tereza Arraiano, Tiago Barcelos, Tomás Jordão, Tiago Sá, Telmo Barbosa 

Led-Up

Beatriz Rilhas, Frederico Vieira, Gonçalo Santos, Mariana Calisto, Miguel Bento, Pedro Alceo, Matilde Ribeiro

Close Love

Daniela Freitas, João Mendes, Inês Patrão, Adélia Silva, Mariana Pinto, Sara Rosa, Elena Lisova, Carlos Pereira

Há espírito empreendedor nos corredores de Ciências e a prová-lo esteve a prestação dos alunos de Ciências e do ISCTE-IUL na Sessão Final da Disciplina de Projeto Empresarial.

Na manhã de 16 de junho de 2016 os nervos eram mais que muitos e as equipas ensaiavam as apresentações finais com afinco, ouvindo atentamente os conselhos dos professores Rui Ferreira e Teresa Vieira, do ISCTE-IUL. Quanto mais o relógio avançava mais perto estavam do “momento da verdade”, daquelas 14h30 que marcariam o início das apresentações dos projetos empresariais que desenvolveram ao longo de um semestre, e que iriam ser vistas e avaliadas por um “júri de peso” de pessoas ligadas ao empreendedorismo, à inovação, ao financiamento e à incubação de negócios.

Foi o dia de vestirem o melhor fato, porem os “nervos de lado” e fazerem o melhor pitch. Foi o culminar do trabalho de mais um semestre que juntou alunos de diferentes licenciaturas e mestrados de Ciências a alunos da licenciatura de Finanças do ISCTE-IUL, para que em conjunto construíssem um plano de negócios para uma ideia de base científica e tecnológica, que havia sido proposta pelos alunos de Ciências.

É esta a lógica de funcionamento da disciplina Projeto Empresarial que surge de uma parceria com o ISCTE-IUL e que tem dado “frutos”, sendo disso exemplo a Science4you, que nasceu do espírito empreendedor de alguns elementos de uma equipa que participou na disciplina no ano letivo de 2006/2007.

Para Jorge Maia Alves, subdiretor de Ciências, as vantagens para a Faculdade e para os alunos são notórias: “A grande vantagem de ter esta parceria é conseguir construir algum conhecimento relativo à transferência de tecnologia para o mundo real, que é uma temática cada vez mais relevante nas nossas universidades ou que deveria ser cada vez mais relevante e que nós aqui em Ciências estamos a tentar promover de uma maneira muito ativa com este género de parceria”.

Júri de avaliação dos projetos empresariais

Bruno Santos Amaro – Tec Labs
Cláudia Barbosa – Labs Lisboa, Audax-IUL
João Costa – Business Angel
Carla Pimenta –EDP Inovação
Miguel Barbosa - Portugal Ventures
Diogo Palha – NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém
Paulo Caetano – Business Angel

O encontro destes dois mundos não podia ser mais antagónico, mas com vontade e perseverança as dificuldades ultrapassam-se e depois disso a simbiose é perfeita. E o reflexo disso é a prestação das seis equipas - 53 alunos -, que participaram na disciplina este ano e que deram o melhor no dia da sessão final para apresentar em 15 minutos qual a tecnologia por detrás da ideia e de que forma esta pode ser transformada num negócio de sucesso.

Por tudo isto, a avaliação que Rui Ferreira, professor do ISCTE-IUL e responsável pela disciplina, faz é bastante favorável: “O balanço é muito positivo. Do lado do ISCTE é sempre uma experiência primária a deles construírem algo do nada, sobretudo comparando com outras cadeiras de projeto empresarial em que têm que fazer casos académicos. Aqui o desafio é fazer algo de raiz, em que não há nada feito a não ser uma ideia e uma tecnologia. Do lado da FCUL é o primeiro momento em que eles encontram o mundo dos negócios, portanto isto abre uma perspetiva completamente distinta daquilo a que estão habituados nas suas formações de base. E, portanto, eu diria que é um win-win. Todos ganham com isto”.

No final da sessão o projeto Phenso foi escolhido pelo júri como aquele que mais se destacou.

Rita Tomé, Tec Labs, com ACI Ciências
aritome@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Páginas