Projeto Empresarial 2015/2016

"A importância desta cooperação assenta sobretudo no cruzamento de valências que cada instituição aporta a cada projeto e na consciencialização do poder da multidisciplinaridade. Os alunos do ISCTE têm oportunidade de dar alguns passos no mundo da Ciência e Tecnologia adquirindo uma visão mais realista de determinados aspetos de um projeto, para além das previsões que tipicamente se fazem só numa folha de cálculo. Para quem estuda em Ciências é uma enorme mais valia perceber como podem valorizar economicamente o conhecimento gerado e de alguma forma contactar com ferramentas básicas de gestão, contabilidade e finanças, percebendo alguns termos e operações típicas do mundo dos negócios.  A embrulhar tudo isto, diria que é também uma enorme aprendizagem sobre trabalho em equipa, comunicação, liderança, gestão de expectativas - e de egos - que em equipas de 8 a 10 elementos é inevitável e espelha de forma bastante fidedigna o mundo profissional que muitos irão enfrentar dentro de pouco tempo", Bruno Santos Amaro, coordenador de projetos do Tec Labs  Centro de Inovação de Ciências.

“Uso recomendado a alunos de Ciências com espírito empreendedor”, é com esta recomendação que a cadeira “Projeto Empresarial” se anuncia, no ano letivo 2015/2016, aos alunos.

A composição do medicamento, como se apresenta, é simples: procurar fomentar o empreendedorismo entre os jovens estudantes do ensino superior, através do trabalho de equipa. Reunindo estudantes e docentes da Faculdade de Ciências da ULisboa e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) -, é possível cooperar no mesmo sentido: criar modelos de negócio. O objetivo da cadeira é então desenvolver projetos científicos em contexto empresarial, formando equipas multidisciplinares de Ciências e Finanças.

“O simples contacto dos alunos com outra formação, com outros estudantes mais direcionados para o mercado empresarial, é extremamente formativo porque obriga-os a olhar para as coisas de uma maneira diferente. É uma oportunidade destes alunos entrarem em contacto com este meio”, reforça o subdiretor de Ciências e professor da disciplina, Jorge Maia Alves.

Projeto Empresarial  é uma unidade curricular de 2.º semestre na qual se podem inscrever alunos de mestrado ou mestrado integrado.

A Science4you, sediada no Tec Labs – Centro de Inovação de Ciências ULisboa, conseguiu vingar no mundo empresarial tornando-se uma empresa de referência no mercado dos kits, brinquedos científicos e formação, com vista a proporcionar a todos um contacto com as ciências experimentais.

Miguel Pina Martins, CEO da Science4you, explica que “foi esta possibilidade de juntar a parte de ciências - as ideias, o know-how -, com a parte de gestão, que originou a Science4You”.

A frequência da disciplina pode ser uma oportunidade para os estudantes partirem de projetos científicos e tecnológicos, que tenham guardados na gaveta, a fim de os desenvolver do ponto de vista do negócio.

As inscrições para a disciplina decorrem até dia até 23 de outubro.

Final de apresentação de projetos - Projeto Empresarial e Connect to Sucess, junho 2015

SuNight
Purificador
H20 Magneed
Plug – Get Up and Go
Eco-consulting
Comboio inteligente

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Foto de atividade didática realizada.

No passado dia 4 de dezembro de 2024, a Oficina das Energias | Núcleo de Estudantes de Engenharia da Energia e Ambiente de CIÊNCIAS, a convite da Ciência Viva, esteve no Clube Ciência Viva do Bairro da Cova da Moura a realizar o seu workshop “Carrinhos Solares”.

Nuno Garcia nomeado Presidente do Conselho de Administração da FCiências.ID

Nuno Garcia dos Santos, Professor Catedrático do Departamento de Física de CIÊNCIAS, foi nomeado Presidente do Conselho de Administração da FCiências.ID para o mandato de 2025 a 2028. 

Primeiro retiro científico do programa Gulbenkian Novos Talentos junta bolseiros de CIÊNCIAS

O primeiro retiro científico desta edição do programa Novos Talentos da Fundação Calouste Gulbenkian aconteceu em dezembro, em Coimbra, e os bolseiros de CIÊNCIAS, acompanhados dos seus tutores, tiveram oportunidade de participar e partilhar experiências e conhecimento.

José Francisco Rodrigues eleito presidente da Academia das Ciências de Lisboa

José Francisco Rodrigues, matemático e professor catedrático de CIÊNCIAS, foi eleito Presidente da Academia das Ciências de Lisboa (ACL) para o biénio 2025-2026.

Carlos Antunes, professor de CIÊNCIAS

Carlos Antunes, professor de CIÊNCIAS, refere que foi superado “o segundo maior valor de nível médio do mar (NMM) de 23,2 centímetros, registado em 2022”.

Foto de Paulo Costa

O Diário de Notícias (DN) convidou Paulo J. Costa do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) e outros três cientistas de renome a ponderarem como a inteligência artificial (IA) e a tecnologia vão influenciar as suas áreas de investigação em 2025 e no futuro.

Foto de Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS.

Luís Carriço aceitou o desafio do Jornal de Negócios e foi um dos 184 líderes nacionais a partilhar as suas perspetivas para 2025.

Foi_assim_que_aconteceu

Graças à nossa comunidade, CIÊNCIAS não parou e... Foi Assim Que Aconteceu.
Reveja alguns dos momentos e fique connosco.

Foto de Nuno Bandeira.

Nuno Bandeira, químico teórico do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI) de CIÊNCIAS, publicou um artigo na Nature Communications em que reafirma o conceito de “ligação química coletiva”

Banner Um ano de CIÊNCIAS em 90 Segundos.

O programa 90 Segundos de Ciência é um projeto de divulgação científica que desde 2016 dá voz aos investigadores portugueses em minuto e meio.

Telescópio Nancy Grace Roman, da NASA.

O telescópio espacial Roman tem uma contribuição da Agência Espacial Europeia, que selecionou para uma das comissões do consórcio norte-americano um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço pela sua experiência no Consórcio Euclid.

Conceção artística do telescópio de raios X Athena.

A Agência Espacial Europeia aprovou o primeiro protótipo de um sistema de precisão para o maior telescópio nos raios X, desenvolvido por uma equipa liderada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.

Foto de Inês Barroso.

Inês Barroso, alumna de CIÊNCIAS e professora na Universidade de Exeter no Reino Unido, figura na 570.ª posição do Best Female Scientists in the World Ranking da Research.com.

Foto da audiência da Sessão Especial de Natal de CIÊNCIAS.

A 12 de dezembro realizou-se a 1.ª edição da Sessão Especial de Natal de CIÊNCIAS, uma iniciativa dedicada a sensibilizar toda a sociedade, em especial os jove

Última lição de Pedro Miranda, professor de CIÊNCIAS, em sessão de homenagem de jubilação

No dia 11 de dezembro, a biblioteca José Pinto Peixoto do Instituto Dom Luiz (IDL) encheu-se de caras amigas, colegas e ex-alunos para receber a última lição de Pedro Miranda, professor catedrático de CIÊNCIAS e ex-diretor do IDL.

Universidade de Lisboa recebe o Selo de Qualidade Academia Voluntária

No dia 5 de dezembro, a Universidade de Lisboa recebeu o Selo de Qualidade Academia Voluntária, prémio atribuído pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social (CASES).

Equipa HortaFCUL.

Depois da construção do anfiteatro da FCULresta com pedras de um aterro do Estádio Universitário, a HortaFCUL foi em outubro à Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL) em nova missão de resgate.

O Talent Bootcamp veio a CIÊNCIAS e não podia ter sido um sucesso maior!

Nos dias 6 e 7 de dezembro teve lugar em CIÊNCIAS, a 223.ª edição do Talent Bootcamp que contou com 195 bootcampers inscritos, 107 alunos de CIÊNCIAS e também 174 profissionais de 119 empresas.

O escalo-do-sado foi identificado como uma espécie endémica da bacia do Sado

Sofia Mendes, doutoranda de CIÊNCIAS, no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), é a principal autora do artigo científico publicado recentemente que revela a descoberta de uma nova espécie de peixe de água doce.

João Sequeira na oficina do Cientista Regressa à Escola.

No dia 5 de dezembro, João Sequeira visitou a Escola Básica São João de Brito, escola onde estudou, e uma outra, a Escola Básica Teixeira de Pascoais, para ensinar alunos de duas turmas do 4.º ano tudo sobre a magia de fazer simulações em computador.

Comissão Externa de Aconselhamento de CIÊNCIAS

Em 2024, CIÊNCIAS mantém-se no topo do desempenho científico nas suas áreas de atuação, com a investigação e ensino fundamentados no conhecimento científico.

Participantes do Nighttime Lettter Writing falam em círculo

No dia 21 de novembro, CIÊNCIAS acolheu a primeira edição portuguesa do Nighttime Letter Writing, um evento de escrita de cartas à mão a apelar a doações para alunos com carências económicas.

Foto Frederico Correia Cerqueira.

Frederico Correia Cerqueira, aluno do Mestrado em Engenharia Informática de CIÊNCIAS, e Manuel Santos, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, desenvolveram o projeto BinBot: um robot alimentado por energia solar que pode ser a solução para revolucionar a limpeza urbana, de espaços comerciais, festivais de música e outros eventos.

Equipas do Health Crossing Borders e do Lotus.

Os pitches dos projetos Health Crossing Borders e Lotus foram distinguidos com o 1.º e o 2.º lugar, respetivamente, na categoria de estudantes da competição promovida pela H-INNOVA Health INNOVAtion HUB na Digital Health Summit 2024, que decorreu no Funchal na ilha da Madeira, nos dias 26 e 27 de novembro.

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano, investigadoras de CIÊNCIAS no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), são 3 das autoras do capítulo “Drivers of change and their impacts on the WEFE nexus in the Mediterranean region”. 

Páginas