Inscrições 2012/2013

Projeto Empresarial

Atenta às exigências impostas pelo atual panorama do mercado de trabalho, a FCUL aposta na formação em empreendedorismo dos seus estudantes nomeadamente através da disciplina lecionada em parceria com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), Projeto Empresarial.

Este ano letivo, a disciplina de seis ECTS pode voltar a fazer parte do plano de estudos de 20 alunos da FCUL, inscritos em cursos de mestrado ou nos dois últimos anos de cursos de mestrado integrado.

O número de vagas é limitado a 20 alunos da FCUL, 16 de novembro é a data final para submeter a candidatura sendo que de 19 a 30 do mesmo mês deverão realizar-se as entrevistas aos interessados. Os alunos que pretendem inscrever-se devem entrar em contacto com Francisco Andrade, professor do Departamento de Biologia Animal da FCUL.

O processo de seleção dos alunos da próxima turma de Projeto Empresarial é baseado na distinção da ideia de projeto de negócio, proposta pelos candidatos e numa entrevista com os coordenadores da unidade curricular das duas instituições envolvidas na coordenação da disciplina. Ao ingressar nesta “cadeira”, os alunos irão trabalhar em conjunto com estudantes do ISCTE-IUL, partilhando entre si conhecimentos e aprendizagens de áreas distintas.

“O objetivo estratégico desta disciplina conjunta é, de facto, o desenvolvimento, sob a forma de projeto de negócio, de ideias de base científico-tecnológica, geradas na FCUL (por docentes ou diretamente pelos nossos alunos). Isso permite aos alunos do ISCTE-IUL o contacto com ideias originais de base científica e a sua exposição às questões subjacentes; e aos nossos alunos (FCUL), o contacto com todas as questões associadas ao desenvolvimento de um projeto de negócio e às estratégias e metodologias correspondentes, numa estrutura de grupos de trabalho mistos (tendencialmente paritários), que se revela muito enriquecedora”, reforça Francisco Andrade.

Todas as informações relativas a este assunto como sendo programa, avaliação ou até outras disciplinas da área do empreendedorismo, podem ser consultadas no portal da FCUL.

Raquel Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

Páginas