[Tec Labs]i – Potenciar a Inovação

I have a dream

[Tec Labs]i – Potenciar a Inovação
Tec Labs - Centro de Inovação da FCUL

“I have a dream”… Em português: “Eu tenho um sonho”. Esta poderia ser a frase utilizada para definir os grupos de trabalho da disciplina da FCUL em parceria com o ISCTE-IUL, projeto empresarial, que defenderam os seus “sonhos” no evento [Tec Labs]i – Potenciar a Inovação, no passado dia 4 de junho. Poderia ser… Mas apenas se no campo da imaginação tivessem ficado as ideias defendidas pelos jovens empreendedores. Assim sendo, ao adicionar-se “Man should be brave” (“O homem deve ser corajoso”) e “The best way to predict the future is to create it” (“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”), é possível alcançar uma definição mais fiel à realidade.

Todas estas mensagens entusiastas e de incentivo à ação foram utilizadas por alguns dos oradores do evento [Tec Labs]i – Potenciar a Inovação, com o intuito de fazer chegar os seus ensinamentos sobre empreendedorismo, inovação, acesso ao mercado de trabalho e  ciência do negócio ao público presente.

Para Rui Ferreira, administrador do Tec Labs – Centro de Inovação da FCUL, este tipo de estímulo para os jovens cientistas é “essencial num contexto de escassez de bolsas para investigação e de emprego. A opção de criação e lançamento do próprio negócio em torno das suas áreas de investigação, aplicada a uma escala global, será, sem dúvida, uma hipótese viável para a sua carreira futura e cada vez mais facilitada pela existência de entidades de suporte como o Tec Labs e de fundos para financiar projetos de base tecnológica, como nunca houve em Portugal”.


Fonte: Tec Labs - Centro de Inovação da FCUL
Legenda: Num ambiente descontraído, a interação entre oradores e ouvintes foi estimulada

Ao longo da manhã, foram apresentadas e debatidas formas eficazes de comunicar ideias pela autora do programa televisivo “The Next Big Idea”, Rute Vasco; foi dado a conhecer o plano de criação de modelos de negócio “Business Model Canvas”  pelo gestor de projetos do Tec Labs, Bruno Santos Amaro; e houve ainda espaço para, em contexto de mesa redonda, abordar a atitude empreendedora adequada aos tempos que correm, com a participação da Associação de Estudantes da FCUL e do Gabinete de Apoio Psicopedagógico (GAPsi) da FCUL.

Num ambiente descontraído, a interação entre oradores e ouvintes foi estimulada. Bruno Santos Amaro, desafiou o público a criar um negócio em apenas três minutos, tendo como ponto de partida a imagem de uma vaca. Entre a troca de ideias que se seguiu, houve tempo para expor a sua visão sobre “o que é ser empreendedor?”. Na sala, as palavras e/ou definições que se destacaram foram, “dinâmico”, “visão de negócio”, “inovador”, “resolver problemas com inovação” e “alguém que faz acontecer”.

Entre os muitos conselhos que ecoaram nas sessões, Cláudio Pina Fernandes, responsável pelo GAPSi - FCUL, reforçou: “Antes de procurar trabalho é importante parar um pouco e fazer uma auto-avaliação das nossas competências, necessidades e constrangimentos. Deve-se pensar no “o que é que eu sou?” e “o que é que eu quero?”. (…) A atitude cultiva-se, precede a questão do empreendedorismo. O importante é, seguramente, ir cultivando uma postura de mobilidade e de interesse pelas coisas”. 


Fonte: GCIC-FCUL
Legenda: "O importante é, seguramente, ir cultivando uma postura de mobilidade e de interesse pelas coisas”, reforçou Cláudio Pina Fernandes, responsável pelo GAPSi - FCUL

Precisamente com o objetivo de cultivar a atitude empreendedora dos seus munícipes, Ilda Pires, funcionária da área de apoio ao investimento e, Nuno Almeida, da área de apoio à criação de emprego, ambos da Câmara Municipal de Loures, marcaram presença nas sessões. “Achámos o tema fundamental para os dias que correm. Como técnicos, é sempre importante recolher estes conhecimentos e tentar, de alguma forma, transferi-los localmente. Tudo o que aqui aprendemos vamos tentar transpor para o nosso público”, esclareceram os colegas de trabalho daquele município.

Ricardo Marques, antigo aluno da FCUL, voltou ao campus, desta vez no papel de jovem empreendedor e futuro empresário. O objetivo da visita foi claro: ouvir e reter conselhos para o desenvolvimento do seu próprio negócio. “Estou prestes a assinar um contrato de incubação [virtual] aqui no Tec Labs por isso, vim aprender mais sobre o assunto, vim conhecer pessoas novas e, claro, fazer contactos. O apoio que aqui nos é transmitido a nível de financiamento, logística e gestão é fundamental para mim e para todos os que como eu têm uma formação científica”, explicou.

No período da tarde, o tempo foi concedido à apresentação e avaliação dos projetos desenvolvidos pelos grupos de trabalho da disciplina da FCUL em parceria com o ISCTE-IUL –Projeto Empresarial. Os trabalhos foram sujeitos à avaliação de um júri composto por personalidades com experiência empresarial relevante no apoio ao desenvolvimento de negócios, representantes das entidades FCUL; Tec Labs; Gelpeixe; Económico TV; ES Ventures; SGS; Vieira de Almeida & Associados; AUDAX, que basearam a sua avaliação em critérios, tais como, a eficácia da comunicação feita, o grau de inovação do projeto, a viabilidade técnica e financeira e o potencial de implementação.

Entre os projetos “SmartTech”, “Pic-a-Plant”, “H2T”, “Hyp-Tec”, “Fly Ideas” e “Think Solar”, o júri consagrou este último, centrado na criação de um dispositivo de carregamento de aparelhos eletrónicos integrando cacifos, spot publicitários e wi-fi para colocar em festivais de verão e/ou eventos públicos, vencedor.


Fonte: Tec Labs - Centro de Inovação da FCUL
Legenda:  “Think Solar”, distinguiu-se dos restantes projetos desenvolvidos pelos grupos de trabalho da disciplina da FCUL em parceria com o ISCTE-IUL –Projeto Empresarial

Quando questionados sobre a importância do desenvolvimento deste projeto e da frequência nesta disciplina Projeto Empresarial, as alunas do 5.º ano do mestrado integrado de Engenharia da Energia e do Ambiente, Catarina Balbino, Joana Jacinto, Inês Laurentino e Sara Gomes, foram perentórias: “Expandimos os nossos conhecimentos, numa vertente completamente diferente do que aprendemos aqui na FCUL [área da gestão]. Foi uma experiência completamente distinta com métodos de trabalho complementares. (…) Aconselhamos os nossos colegas a irem à luta e a frequentarem a cadeira de Projeto Empresarial pois é ótimo experimentar coisas diferentes e sair da nossa zona habitual por forma a adquirir conhecimentos de diferentes áreas”.

Para Rui Ferreira, em suma, “os alunos da FCUL tiveram uma experiência única que não vão esquecer ao longo da sua vida académica e profissional”.
 

+ [Tec Labs]i – Potenciar a Inovação

“Levo comigo experiências diversas, outros pontos de vista, novas formas de analisar. Sinto-me todos os dias, e cada vez mais, motivado para estas questões”, Pedro Pina, estudante brasileiro na FCUL através do programa Ciências Sem Fronteiras

“Qualquer que seja a situação, não desistam. Se não for este projeto, será outro. O importante é não parar, não desistir!”, Ana Pina, SGS

“O empreendedorismo é muito complicado. É preciso todos os dias acreditar e levar com portas na cara. Sempre que ouvirem criticas mais duras, não se deixem ir a baixo e procurem arranjar soluções”, Rui Pedro Batista, Económico TV

“Não é só a formação técnica que nos define. As iniciativas/projetos paralelos em que nos envolvemos acabam por ter um grande impacto no contexto de inserção profissional”, Eduardo Matos, presidente da AEFCL

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo.

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico.

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática.

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais.

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Participantes do Verão ULisboa

Iniciativa da Universidade de Lisboa destina-se a alunos do ensino básico e secundário 

Pages