Junta-te e desenvolve negócios de base científico-tecnológica!

YA Bootcamp – Festival-IN Inovação e Criatividade

Nos dias 16 e 17 de novembro, realiza-se a 2.ª edição do YA Bootcamp, organizado pelo AUDAX.
Pretende-se integrar jovens universitários de diferentes áreas de negócio para que, em equipas multidisciplinares, desenvolvam uma ideia de negócio.
“Este ano a iniciativa decorrerá no Festival de Inovação e Criatividade onde levámos o conceito de Bootcamp ao extremo... vamos acampar em plena FIL”, lê-se no portal da entidade organizadora.

Os participantes têm direito a:
- Formação e mentoria;
- Zona de acampamento no pavilhão 2 com WC e zona de duches;
- Refeições no restaurante da FIL;
- Passe diário para o Festival In onde podes assistir a todas as ações paralelas que se realizarão em auditório e Black Box.
Consulta o programa aqui.
 

Ciência, tecnologia, inovação e motivação, muita motivação. Estes são os pontos-chave que marcam o convite para ingressar na disciplina “Projeto Empresarial” e levar avante novos projetos de base científico-tecnológica.

Todos os anos, no 2.º semestre, esta disciplina, desenvolvida em parceria com o ISCTE-IUL, é uma opção curricular para cerca de 20 alunos que estejam a frequentar cursos de mestrado ou cursos de mestrado integrado. A seleção dos estudantes baseia-se na proposta de uma ideia de negócio e numa entrevista, se necessário, com os coordenados de ambas as Faculdades.

Durante as aulas, os alunos organizam-se em grupos mistos (alunos de Ciências, da FCUL, e alunos de Gestão, do ISCTE-IUL), são orientados por um tutor e, desta forma, desenvolvem modelos de negócio cuja substância de ideias parte das Ciências.

Queres habilitar-te a ganhar uma inscrição no YA Bootcamp no Festival-IN Inovação e Criatividade?
Então o passatempo organizado pelo TEC LABS – Centro de Inovação da FCUL é para ti!

 

De acordo com a descrição oficial da unidade curricular, um dos seus objetivos passa por “[fazer com que através da] elaboração do plano de negócios, os alunos [desenvolvam] capacidades de compreensão e aplicação nas várias áreas funcionais da empresa, como a análise de mercado, operações e tecnologia, organização, propriedade e controlo, contabilidade financeira e avaliação económico-financeira”.

No final de cada ano letivo, mais precisamente no mês de junho, é no TecLabs – Centro de Inovação da FCUL que os alunos apresentam, numa sessão pública, os seus projetos.

Na última edição, referente ao ano letivo 2012/2013, foram apresentados na sessão “[TecLabs]i – Potenciar a Inovação” seis trabalhos: “SmartTech”, “Pic-a-Plant”, “H2T”, “Hyp-Tec”, “Fly Ideias” e “Think Solar”.

E, afinal, que importância atribuem os alunos a esta disciplina? 

O projeto “Think Solar”, sagrou-se vencedor. No vídeo a seguir apresentado, o grupo dá conta da sua experiência:

Este ano, a disciplina Projeto Empresarial terá início a 3 de fevereiro de 2014 e terminará na 3.ª semana de maio. As aulas decorrerão à segunda e quarta-feira, das 8h00 às 10h50, no ISCTE-IUL. Em junho de 2014, realizar-se-á a avaliação dos trabalhos e a respetiva apresentação pública, no TecLabs – Centro de Inovação da FCUL.

Qualquer questão que os alunos queiram esclarecer, devem fazê-lo diretamente com o professor do ISCTE-IUL, responsável pela disciplina, Rui Ferreira, através do email rui.ferreira@iscte.pt.
A pré-inscrição para a disciplina pode ser feita no portal da FCUL, através do link  https://docs.google.com/forms/d/1LTLX0Rkno1O1HyJq0eUX4lTIb_jz-V17EPCFX_wzyZ4/viewform.

Aos alunos deseja-se apenas boas ideias e, claro está, bons negócios!

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

No passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Vanessa Fonseca, Catarina Frazão Santos, Rita Cardoso, Cláudio Gomes, Ana Duarte Rodrigues e Paulo J. Costa posam com os prémios para uma foto numas escadas

A faculdade conseguiu obter o segundo lugar entre as Escolas da Universidade de Lisboa mais galardoadas.

Pages