VPN

Para que serve uma VPN

Uma VPN (Virtual Private Network ou rede privada virtual), é uma rede de dados privada que utiliza a infra-estrutura pública de telecomunicações, mantendo a privacidade dos dados de comunicação através da utilização de protocolos de segurança, protegendo os dados que passam na linha pública e impossibilitando o seu acesso por terceiros.
 
Ao estabelecer uma ligação VPN, o computador comporta-se como se estivesse ligado à rede da FCUL, permitindo o acesso a recursos disponíveis apenas para quem está dentro da rede da faculdade (lançamento de notas, acesso ao serviço de ficheiros em rede, ligação a postos de trabalho da FCUL).
 
Note que, a rede sem fios "eduroam" é considerada uma rede exterior à FCUL, logo, necessitará de utilizar uma VPN para aceder a alguns recursos internos da FCUL.

Quem pode utilizar as ligações VPN

Todos os utilizadores da Faculdade de Ciências que possuam uma conta de utilizador válida podem utilizar as ligações VPN.
 

Como utilizar a VPN

Para utilizar a VPN tradicional terá de ter uma ligação à Internet, previamente activa e terá de configurar o acesso VPN no seu computador. Para isso, consulte em baixo o guia adequado para o seu sistema operativo e distribuição. Para outros sistemas, terá de consultar o manual dos mesmos e pesquisar o modo de configurar as opções correspondentes.

Os guias exemplificam a autenticação na VPN com uma conta de exemplo. Deve colocar como utilizador (username) o e-mail completo da sua conta de Ciências e respectiva password.

IPSec/L2TP

IKEv2

Nota: devido a sua estabilidade e facilidade de configuração recomenda-se que sempre que possível se utilize o protocolo IKEv2.