MAC OS X (Cliente StrongSwan)

Nota: Devido aos vários bugs que se têm encontrado no cliente nativo de VPN IKEv2 no MAC OS X recomenda-se a utilização do cliente de IKEv2 da strongSwan.

1. Fazer download do cliente de VPN IKEv2 diretamente do site da strongSwan em: http://download.strongswan.org/osx/
    Nota: Recomenda-se a utilização da versão mais recente que à data (Fev 2016) é a versão 5.3.2-1 (strongswan-5.3.2-1.app.zip).

2. Descomprimir o executável que esta no ficheiro zip e colocar numa localização a sua escolha.

3. Executar a aplicação strongSwan e confirmar a abertura clicando em "Open"

4. Depois de confirmada a execução da aplicação um novo ícone irá aparecer na barra de menu. Aceder ao ícone e escolher "Add connection..." para configurar uma nova ligação.

5. Configurar uma nova ligação preenchendos os seguintes campos e finalizar com "OK".
    a) Connection name: <nome à sua escolha a dar à ligação>
    b) Authentication: IKEv2 EAP
    c) Server address: vpn.ciencias.ulisboa.pt
    d) Username: <o seu endereço de email>
    Nota: Alunos devem usar o username do tipo: username@alunos.ciencias.ulisboa.pt

6. Clicar no ícone na barra de menu, aceder a ligação criada e escolher "Connect".

7. Introduzir a password quando pedida.

8. Se a ligação for bem estabelecida o ícone na barra de menu ficará escuro.

9. Caso a autenticação não seja bem sucedida deverá rever os parâmetros de configuração bem como a password.
    Se ainda assim a autenticação falhar poderá estar em falta o certificado da CA.

10. Caso o certificado da CA esteja em falta é necessário fazer o download do mesmo do seguinte link: DigiCertCA

11. Abrir a aplicação "Keychain Access", aceder a "keychain System" e visualizar os certificados instalados.

12. No menu "File" escolher "Import Items...".

13. Navegar até a localização onde foi guardado o certificado e finalizar no botão "Open".

14. Introduzir a password do utilizador se for pedido para alterar a Keychain.

15. Uma vez instalado o certificado a ligação deverá ser estabelecida sem dificuldades.