Food & Nutrition Awards

Food & Nutrition Awards
cedida por MLS

“Infusões para redução do colesterol na corrente sanguínea e facilitação do processo digestivo” foi o trabalho que arrecadou a 2.ª menção honrosa no concurso “Food & Nutrition Awards”.

A iniciativa, uma plataforma multi-stakeholder e um agente mobilizador para a inovação no sector agroalimentar, agregado às áreas da Educação e da Saúde, destaca-se por ser “um motor para o empreendedorismo, valorização da produção nacional e promoção de estilos de vida e hábitos alimentares saudáveis”.

O trabalho distinguido em outubro de 2014 consiste “no estudo de várias infusões recomendadas na etnobotânica como podendo ter efeito na diminuição do colesterol total na corrente sanguínea e em processo de aceleração do trato digestivo”, sendo que “os resultados obtidos contribuem para o conhecimento da ação molecular de infusões que as pessoas tomam muitas vezes, numa tentativa de melhorar o seu estado de saúde sem recorrer a fármacos. A realidade é que este consumo existe pelo que será bom haver conhecimento sobre mecanismos de atuação e eventuais interações com fármacos que venham a ser prescritos pelos clínicos e que estarão eventualmente sujeitos a interações quando infusões e fármacos são tomados em simultâneo”.

Entre as conclusões, verifica-se que “os utentes que consumiram estas infusões e que tinham o colesterol acima dos valores indicados como normais, viram os seus valores reduzidos em cerca de 14-22%, consoante a infusão”.

A equipa de investigação é constituída por cientistas da Faculdade de Ciências da ULisboa, do Instituto Superior Técnico e da Universidade Lusófona. Maria Luísa Serralheiro, investigadora da FCUL, coordenou a equipa com o apoio de Pedro Luís Falé, bolseiro da FCT para o projeto em questão.

Para Maria Luísa Serralheiro, o Centro do Química e de Bioquímica e a Fundação da Faculdade de Ciências foram bastante importantes na realização deste projeto, quer “pelo apoio prestado a nível de infraestruturas laboratoriais e orçamental”, quer pela “excelente classificação do CQB, [que julgo ter permitido], no final, a obtenção desta 2.ª menção honrosa”.

“Esta menção honrosa tem um significado muito importante, pois as áreas em discussão são muito aplicadas e algumas numa área social como «Iniciativa de Mobilização», «Produto Inovação», «Serviço Inovação», para além de «Investigação e Desenvolvimento». Significou também que mesmo sem um produto acabado para lançar no mercado, este tipo de investigação pode chamar a atenção e colocar a Faculdade, que é conhecida principalmente por estudar ciências mais fundamentais, a concorrer a nível de eventuais aplicações baseadas no conhecimento científico em que os mecanismos de atuação das infusões se pode inserir”, reforçou a cientista.

A distinção é um incentivo para a continuação do estudo que teve início em 2011. Os alunos envolvidos no projeto mantêm o trabalho no laboratório, agora sob orientação da investigadora Rita Pacheco.

Na 5.ª edição do Food & Nutrition Awards foram recebidas 60 candidaturas e foram atribuídos 16 prémios. Na Categoria de Investigação e Desenvolvimento, houve 8 nomeados, sendo que dois dos projetos distinguidos pertencem à ULisboa.

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

Gerhard Dorn, investigador da Universidade Técnica de Graz, veio à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) explicar como é que o ensino da matemática pode mudar para produzir melhores resultados numa altura em que qualquer ferramenta de inteligência artificial ou plataforma de

Empresa sediada no Tec Labs vai fazer testes em modelos animais

Unite!Widening pretende promover as melhores práticas na gestão da ciência

Candidaturas para profissionais administrativos terminam a 21 de setembro 

Ilustração de buraco negro

Os dados do Quasar RACS J0320-35 abriram novas pistas teóricas

Feira dos Núcleos de Estudantes

Feira registou estreia de três novos núcleos de estudantes 

Fotografia de grupo dos estudantes

CIÊNCIAS recebeu este mês 115 alunos em mobilidade, que irão estudar na nossa faculdade no primeiro semestre do ano letivo 2025/2026.

Foto da Reitoria da ULisboa vista a partir da Alameda da Cidade Universitária.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) consolidou a sua posição como a instituição portuguesa mais bem classificada no Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2025 da National Taiwan University (NTU), figurando entre as 200 melhores do mundo.

Miguel Pinto, doutorando de CIÊNCIAS

Doutorando de CIÊNCIAS vai pôr à prova teoria alternativa durante passagem pelos EUA 

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS, revela as expectativas para o novo ano letivo 

Bolsas de apoio a estudos e investigação variam entre €1000 e €1500

Grande auditório no arranque do ano letivo

Cerimónia juntou alunos no Grande Auditório para o início do novo ano

Manuel Martinho, vice-campeão europeu universitário de Taekwondo

Atleta de Taekwondo já aponta ao campeonato do mundo... e ao mestrado de Tecnologias da Informação!

Fachada de CIÊNCIAS

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai arrancar o novo ano letivo de 2025/2026 com uma reformulação nos departamentos.

Divulgação de temas científicos

Museu de História Natural e Jardim Botânico agregam maioria das atividades

Céu

CIÊNCIAS ULisboa lamenta o triste acontecimento e apresenta as condolências aos seus familiares, amigos, colegas e antigos estudantes.

Vista do cabo de São Vicente

Estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) traz nova explicação para os grandes sismos que afetaram Lisboa em 1755 e 1969.  

Reitoria da ULisboa

A Universidade de Lisboa está entre as 300 melhores universidades do mundo, segundo o mais antigo, influente e conceituado ranking mundial

Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Páginas