Opinião

HortaFCUL em 2017/2018

Ação sem visão é uma desilusão. Visão sem ação é uma ilusão

HortaFCUL

O relatório de atividades está disponível no site da HortaFCUL

ACI Ciências ULisboa
Guardiões HortaFCUL
Guardiões da HortaFCUL
Fonte HortaFCUL

A HortaFCUL decidiu celebrar as conquistas alcançadas com o projeto através da produção de um relatório de atividades, tendo como base indicadores e métricas objetivas sempre que possível. Gostaríamos de partilhar com a comunidade alguns números.

A HortaFCUL é um projeto que investe sobretudo na sua dimensão social, pois considera que é a matriz vital da sua cultura, que suporta a componente económica e ambiental do projeto. Assim, importa começar por falar em pessoas.

No último ano a HortaFCUL foi suportada por 21 guardiões ativos, que reuniram 42 vezes para sonhar, planear e celebrar o projeto. Realizaram-se 45 quartas-feiras de trabalho “Mãos na Terra”, tendo tido uma média de nove voluntários por dia, o que equivale a 1.620 horas de trabalho voluntário na e para a Faculdade.

Ciclo Orgânico

Composto – processados 40 m3 de resíduos de jardim, tendo resultado em cerca de 11,2 toneladas de composto fino.
Vermicomposto – projeto piloto processou 1.3m3 de material orgânico alimentar dando origem a cerca de 900kg de composto de elevada qualidade.
Terra de laboratório – foram reutilizados cerca de 12.960 litros de terras de laboratório.

Ciclo da Água

Chuva – foram capturados e armazenados cerca de 42 metros cúbicos de água da chuva.
Paisagem de Retenção - toda a água da chuva que caiu na área de intervenção foi retida, infiltrada ou evaporada, não tendo havido escorrências para o sistema de drenagem.
Sistemas de Rega - 90% dos canteiros da HortaFCUL têm agora sistemas de rega gota a gota com regulação de caudal automatizados e otimizados, perfazendo um total de 490m de tubo.

Ciclo Biológico

Plantas - a horta de 150m2, com agora nove anos conta com 89 espécies e o PermaLab de 1500m2, com pouco mais de um ano, com 94 espécies.
Carbono Sequestrado - 12,7 t de carbono foram sequestrados só no PermaLab.
Sopa – Foram produzidos 213 litros de sopa e chá, exclusivamente com produtos semeados ou plantados nos espaços HortaFCUL.

A aprendizagem permanente afirma-se através de aprender fazendo e da investigação ação. Por outras palavras, as pessoas envolvidas gostam de planear e refletir sobre o que fazem, sem nunca perderem o sentido prático do projeto e o impacto que ambicionamos ter na Terra.

Para os outros indicadores não menos importantes como experiências científicas realizadas, projetos desenvolvidos, tecnologia aplicada, atividades de outreach, palestras e colaboração com escolas, basta ler o relatório!

Que venha mais um ciclo e que a comunidade continue cada vez mais envolvida na sustentabilidade do campus!

Nota da redação: Os Guardiões da HortaFCUL responsáveis por este artigo são Ana Catarina Narciso, Anna Grassi, António Lages, David Avelar, Diogo Mendes, Florian ulm, Gil Penha-Lopes, Guilherme Weishar, Jan Frederic, Julio Teixeira, Manuel Botelho, Maria Cardoso, Maria Nunez, Matias MG, Miguel Resende, Miguel Ribeiro, Pedro Farrancha,Pedro Rosa, Renata Reynaud, Rosa Val do Rio e Tiago Dias.

Guardiões HortaFCUL
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Vanessa Fonseca, Catarina Frazão Santos, Rita Cardoso, Cláudio Gomes, Ana Duarte Rodrigues e Paulo J. Costa posam com os prémios para uma foto numas escadas

A faculdade conseguiu obter o segundo lugar entre as Escolas da Universidade de Lisboa mais galardoadas.

Margarida Fortes, docente do Departamento de Biologia Vegetal de CIÊNCIAS dá uma aula em frente a um quadro com uma projeção imagética

Margarida Fortes, professora de CIÊNCIAS, visitou a Escola Secundária de Carcavelos para dar uma aula acerca da edição genética.

Um grupo de membros de Instituições do Ensino Superior, onde se inclui CIÊNCIAS, está reunido em frente a um jardim, em visita à Siemens

 A iniciativa teve como objetivo aproximar a academia do tecido empresarial.

Nuno Gonçalves alcança o segundo lugar na competição 3MT ULisboa.

Nuno Gonçalves foi distinguido com o segundo lugar, na final da competição ‘Três Minutos de Tese – 3MT ULisboa’, que se realizou esta quint

Inês Ventura

Inês Ventura, a desenvolver o seu doutoramento no Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) e no Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (

Universidade de Lisboa

A Universidade de Lisboa alcança a 260ª posição no QS World University Rankings (SUR) 2025, tornando-se na universidade portuguesa mais bem classificada neste ranking.

Signatários do acordo

Dia 5 de junho foi assinado o acordo para a construção do espectrógrafo ANDES (ArmazoNes high Dispersion Echelle Spectrograph – Espectrógrafo Echelle de alta dispersão do Armazones), entre o Observatório Europeu do Sul (

 Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS, e David Gonçalves, Dean do Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ) assinam acordo sentados a uma mesa

CIÊNCIAS assinou no dia 5 de junho um acordo de cooperação com o Instituto da Ciência e do Ambiente da Universidade de São José (USJ)

Páginas