Estudantes da CIÊNCIAS vencem Concurso sobre Novas Técnicas Genómicas

Manuel Bettencourt, Daniela Fernandes e Pedro Fernandes

Manuel Bettencourt, Daniela Fernandes e Pedro Fernandes na ACL, na cerimónia de divulgação dos vencedores do concurso sobre NTG

Fonte CiB
Alunos nas instalações da Syngenta
A visita ao Centro de Investigação de Sementes Hortícolas da Syngenta, em El Ejido, ocorreu nos passados dias 9 e 10 de janeiro
Fonte CiB

Daniela Fernandes, Pedro Fernandes e Manuel Bettencourt, recém-licenciados em Biologia, no ramo de Biologia Molecular e Genética, venceram o Concurso sobre Novas Técnicas Genómicas (NTG), lançado pelo Centro de Informação de Biotecnologia (CiB).

A cerimónia de divulgação dos vencedores ocorreu na Academia das Ciências de Lisboa (ACL), em junho de 2024. O prémio consistiu numa visita ao Centro de Investigação de Sementes Hortícolas da Syngenta, em El Ejido, Almeria, Espanha, e que aconteceu nos passados dias 9 e 10 de janeiro.

“A experiência foi sem dúvida incrível, fornecendo-nos um grande enriquecimento ao nível tanto do uso de técnicas de melhoramento vegetal, como também a sua importância inestimável, e claro um pequeno olhar no mundo da própria indústria alimentar”, declaram os estudantes.

Daniela Fernandes, Pedro Fernandes e Manuel Bettencourt foram encorajados a participar neste concurso, no final do ano letivo de 2023/2024, pela professora da CIÊNCIAS Ana Margarida Fortes, que se orgulha dos jovens considerando-os estudantes excelentes.

“As aulas sobre Biotecnologia Vegetal inspiraram-nos bastante, em especial devido às palavras da professora Ana Margarida Fortes, que nos fez interessar pelo tema e demonstrou a importância da área, não só para o futuro da agricultura, mas como para o futuro da civilização humana”, comentam os jovens.

O trabalho submetido a concurso consistiu na criação de um documento sobre as NTG na produção de novas variedades vegetais: a sua importância, as suas vantagens e desvantagens, assim como uma breve história do seu desenvolvimento; incluindo ainda um grande tópico dedicado ao contexto europeu, em termos de legislação atual e mudanças futuras.

O concurso sobre NTG destina-se a alunos de licenciatura com formação na área da Biologia, Bioquímica ou afins e visa promover o debate informado sobre as NTG. “Pretende-se com esta iniciativa que a informação também chegue aos pais e avós, no sentido de desmistificar crenças que não têm base científica, pois estes produtos, na sua fase final, não se distinguem dos obtidos por melhoramento convencional”, refere Ana Margarida Fontes, acrescentando que “as NTG são tecnologias com um potencial imenso para auxiliar no combate às alterações climáticas, nomeadamente na produção sustentável de alimentos e na mitigação da destruição de solos e biodiversidade”.

Alunos visitam estufa
Na estufa de tomate e pimento os estudantes tiveram a oportunidade de saborear variedades doces de tomate cherry e de pimento sem sementes
Fonte CiB

Segundo notícia divulgada pela Syngenta Portugal, em dois dias os jovens visitaram todos os departamentos deste centro de inovação dedicado à obtenção de sementes híbridas de tomate, pimento, pepino, curgete e melão. Para além dos laboratórios de patologia e de qualidade, visitaram a estufa de demonstração de variedades e o departamento de limpeza e processamento de sementes. Na estufa de tomate e pimento tiveram a oportunidade de saborear variedades doces de tomate cherry e de pimento sem sementes. O programa incluiu ainda uma visita à estufa de um agricultor local, onde a Syngenta desenvolve ensaios de melhoramento de variedade de curgete.

Atualmente, Daniela Fernandes frequenta o mestrado de Bioquímica e Biomedicina e Manuel Bettencourt o mestrado de Biologia do Organismo e Evolução, ambos na CIÊNCIAS. Pedro Fernandes optou pelo mestrado de Biotecnologia, no Instituto Superior Técnico. Para qualquer um deles o futuro permanece em aberto, ainda não têm a certeza da área de especialização que vão seguir no mestrado, mas um dado é certo. “Nunca mais olharemos para este ramo com os mesmos olhos”, concluem os estudantes.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo da DCI CIÊNCIAS
noticias@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Páginas