Rodrigo Freitas, o bicampeão nacional universitário que tem o atletismo a correr-lhe no sangue

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre: 1ª - Rodrigo Freitas; 2ª - Francisco Graça; 3º - Diogo Ávila,

Rodrigo Freitas

Rodrigo Freitas, estudante do segundo ano da licenciatura em Engenharia Biomédica e Biofísica de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre, realizado nos dias 25 e 26 de maio em Beja. O atleta, que representou CIÊNCIAS pela terceira vez numa competição da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), obteve o primeiro lugar nas modalidades de 3 000 metros obstáculos e de 5 000 metros em pista ao ar livre. CIÊNCIAS agradece a representação e felicita-o pela enorme conquista, com votos de muito sucesso futuro na vida académica e desportiva.

Este é o mais recente feito do estudante de CIÊNCIAS, atleta federado da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e da Associação de Atletismo de Lisboa, que já há muitos anos tem vindo a dar mostras de grande potencial no atletismo. Em novembro de 2022, apenas alguns meses após ingressar na licenciatura em CIÊNCIAS, foi escolhido pela FPA para representar Portugal no Campeonato da Europa de Corta-Mato, após se ter qualificado em 4ª lugar no Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo. Apenas um mês depois, representou Portugal em Piemonte, na Itália, competindo na modalidade masculina de sub-20 com os melhores atletas da europa.

Rodrigo Freitas transpõe a meta do Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, classificando-se para o  Campeonato da Europa de Corta-Mato
“Esta foto para mim significa imenso”, diz Rodrigo Freitas, 19 anos. “Qualifiquei-me pela primeira vez para um campeonato europeu de corta-mato e ilustra a minha felicidade por algo para que trabalhei tanto”

“O atletismo acompanha-me desde os 10 anos, é algo que me corre continuamente no sangue”, diz. A trajetória demonstra-o: com apenas 19 anos, coleciona já uma extensa lista de prémios e pódios. A paixão começou em 2014, ano em que venceu o primeiro de muitos Corta-Matos na Escola Básica do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo, e se estreou numa edição da corrida EDP Mini Campeões. Competiria em Corta-Matos escolares até 2020, ano em que se estrou num campeonato nacional pelo Benfica, equipa que desde então o acompanharia em todas as suas conquistas. Frequentava na época a Escola Secundária de Gago Coutinho.

Nos anos seguintes, ganhou medalhas nas mais variadas modalidades, mostrando o talento que lhe corria nas veias. Em 2021, conquistou dois pódios nos campeonatos nacionais de verão de juvenis. Em 2022, ficou em 3º lugar nos nacionais de corta mato curto. O ano de 2023 fecharia com a chave de ouro: no final do verão, sagrou-se vice-campeão nacional sub-20 na modalidade de 3 000 obstáculos. Estava assim lançado para inúmeras possibilidades futuras.

Apesar dos intensos treinos e de toda a dedicação necessária à corrida, sempre manteve uma boa prestação académica, tendo terminado o secundário com média acima de 17 e com direito a diploma com Menção de Mérito. Confessa que pretende seguir uma “carreira dual de atleta e estudante” até ao final da licenciatura e que tem uma vontade enorme de um dia se mudar para estudar noutro país e “expandir horizontes”. Continua a correr, rumo a um futuro brilhante.

Marco Matos, Gabinete de Imagem e Conteúdos Digitais da DCI CIÊNCIAS com Rodrigo Freitas
mmomatos@ciencias.ulisboa.pt
Equipas do Health Crossing Borders e do Lotus.

Os pitches dos projetos Health Crossing Borders e Lotus foram distinguidos com o 1.º e o 2.º lugar, respetivamente, na categoria de estudantes da competição promovida pela H-INNOVA Health INNOVAtion HUB na Digital Health Summit 2024, que decorreu no Funchal na ilha da Madeira, nos dias 26 e 27 de novembro.

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano, investigadoras de CIÊNCIAS no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), são 3 das autoras do capítulo “Drivers of change and their impacts on the WEFE nexus in the Mediterranean region”. 

Alan Phillips, investigador de Ciências, pelo sétimo ano consecutivo na lista de autores mais citados

Alan Phillips, investigador do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), desenvolve o seu trabalho na área da Microbiologia e foi, este ano, reconhecido pela 7.ª vez consecutiva como um dos investigadores mais citados a nível mundial na categoria de Ciência Vegetal e Animal, na lista Highly Cited Researchers 2024 da Clarivate Analytics.

GEOxyz

No dia 6 de novembro, a GEOxyz, empresa de referência na área de hidrografia e serviços geofísicos e geotécnicos, abriu oficialmente um novo escritório em CIÊNCIAS.

Alunos do Colégio Moderno visitam CIÊNCIAS

Cerca de 200 alunos dos 3.º e 4.º anos participaram, nos dias 18 e 21 de novembro, em atividades de sensibilização no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Logo ao início da manhã, em ambos os dias, os mais pequeninos receberam as boas-vindas do Diretor de CIÊNCIAS, Luís Carriço.

Filipe Duarte Santos.

O Prémio Ciência Viva Media 2024 foi atribuído ao podcast 'A Escala do Clima' de Filipe Duarte Santos, geofísico e professor catedrático de CIÊNCIAS, em colaboração com o jornalista Francisco Sena Santos.

Professor Rui Agostinho

O percurso do professor Rui Agostinho foi celebrado numa sessão de homenagem com sala lotada, onde as cadeiras foram ocupadas por colegas de décadas e alunos de hoje, onde o carinho e a emoção pelo docente foram palpáveis.

Jorge Buescu

“Comunicar e divulgar Ciência de forma rigorosa é uma tarefa cada vez mais importante”. Quem o diz é o professor Jorge Buescu, matemático de CIÊNCIAS, hoje galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2024.

Foto da equipa do projeto TaMuK a receber o prémio.

O projeto TaMuKTargeting Mutated KRAS, recebe o prémio Basinnov Innovation Award 2024, pelo desenvolvimento de um novo metalofármaco destinado ao tratamento de cancros com mutação na proteína KRAS, entre os quais se destacam os cancros colorretal e do pâncreas.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em ciências

O programa inclui uma mini palestra com as Professoras Teresa Dias e Cristina Cruz do Departamento de Biologia Vegetal.

Logótipo da ULisboa, sobre um fundo em tons de vermelho e preto

A ULisboa destaca-se a nível mundial nas áreas de Engenharia Naval e Oceânica (4.º lugar), Engenharia Civil e Ciências Veterinárias (ambas em 44.º lugar), Engenharia Mecânica (50.º lugar), conforme divulgado pelo Global Ranking of Academic Subjects 2024 do Ranking de Shanghai.

Imagem de moléculas de CO2 e fotos dos investigadores.

A inovadora descoberta dos cientistas do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) poderá contribuir para a diminuição das emissões de carbono da indústria e para a transição para um modelo de produção mais verde.

Foto de Maria Adelaide Ferreira a discursar na Ocean Summit

Lisboa foi palco da primeira edição da Ocean Summit, um evento que junta especialistas oriundos de quatro continentes, para falarem de inovação para a sustentabilidade do oceano.

Foto da sessão aberta ao público que decorreu em CIÊNCIAS

Entre os dias 28 e 30 de outubro o consórcio internacional responsável pela missão Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) reuniu-se em CIÊNCIAS e no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Professores e Investigadores de CIÊNCIAS

Na passada quarta-feira, a região de Valência, em Espanha, foi assolada por cheias devastadoras: em 8 horas choveu o equivalente a um ano, num fenómeno provocado por uma gota fria, ou DANA - depresión aislada en niveles altos, na sigla em espanhol.

Foto de grupo dos bolseiros Gulbenkian Novos Talentos 2024 de CIÊNCIAS.

Este ano foram 13 os estudantes de CIÊNCIAS premiados com Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, marcando uma subida em relação aos 11 do ano passado.

Imagem da Reitoria da Universidade de Lisboa com o logo do NTU Ranking.

A ULisboa continua a ser a melhor universidade portuguesa e uma das 200 melhores do mundo em várias áreas científicas investigadas em CIÊNCIAS, da Geociência à Física.

Nuno Garcia, Professor Auxiliar de CIÊNCIAS e investigador no LASIGE, foi o formador do curso.

Realizou-se hoje em CIÊNCIAS a primeira sessão de formação deste Programa, que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

Primeira reunião do projeto Twinning 3BATwin

Nos dias 2 e 3 de outubro realizou-se, em CIÊNCIAS, a reunião de abertura do projeto ‘3BAtwin - Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging’, um projeto Twinning europeu coordenado pela FCiências.ID, com a coordenação científica da investigadora Raquel Conceição.

Foto de grupo da organização do evento

Terminou, no passado dia 19 de outubro, no Grande Auditório de Ciências ULisboa, a 16.ª edição do Workshop on BioMedical Engineering, um evento onde professores, investigadores e estudantes se juntam para construir um espaço “onde a Tecnologia encontra a Medicina”.

Sessão de Posters CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2024

Centenas de participantes, entre investigadores e comunidade académica, juntaram-se no Grande Auditório para debater o tempo da Ciência e a Ciência do tempo. Salvatore Capozziello, keynote speaker, confirmou que as teorias sustentam a possibilidade de viagens no tempo.

Polvos e peixes caçam em equipa

Os investigadores Eduardo Sampaio e Rui Rosa, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, provaram que os polvos e os peixes caçam em equipa de forma organizada.

Distribuição geográfica e afiliações institucionais dos membros do ERGA-Portugal

O Atlas Europeu de Genomas de Referência (ERGA) é um projeto-piloto que visa desvendar o património genómico de 98 espécies, contribuindo para o seu conhecimento e conservação.

Estação RAEGE Santa Maria, Açores. A estação alberga um conjunto de equipamentos que nos permite estudar o nosso planeta através de tecnologia espacial.

Pedro Martins, estudante de doutoramento de CIÊNCIAS e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), contribuiu para a inauguração do novo programa de observação em astrofísica RAEGE-Az, em colaboração com a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), na ilha de Santa Maria, nos Açores.

Prémio Nobel da Física 2024 - John J. Hopfield e a Geoffrey E. Hinton | Prémio Nobel da Química 2024 - Demis Hassabis, John M. Jumper e David Baker

A Inteligência Artificial (IA) tem sido o grande destaque deste ano nos prémios Nobel dedicados à Ciência.

Páginas