Rodrigo Freitas, o bicampeão nacional universitário que tem o atletismo a correr-lhe no sangue

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre: 1ª - Rodrigo Freitas; 2ª - Francisco Graça; 3º - Diogo Ávila,

Rodrigo Freitas

Rodrigo Freitas, estudante do segundo ano da licenciatura em Engenharia Biomédica e Biofísica de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre, realizado nos dias 25 e 26 de maio em Beja. O atleta, que representou CIÊNCIAS pela terceira vez numa competição da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), obteve o primeiro lugar nas modalidades de 3 000 metros obstáculos e de 5 000 metros em pista ao ar livre. CIÊNCIAS agradece a representação e felicita-o pela enorme conquista, com votos de muito sucesso futuro na vida académica e desportiva.

Este é o mais recente feito do estudante de CIÊNCIAS, atleta federado da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) e da Associação de Atletismo de Lisboa, que já há muitos anos tem vindo a dar mostras de grande potencial no atletismo. Em novembro de 2022, apenas alguns meses após ingressar na licenciatura em CIÊNCIAS, foi escolhido pela FPA para representar Portugal no Campeonato da Europa de Corta-Mato, após se ter qualificado em 4ª lugar no Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo. Apenas um mês depois, representou Portugal em Piemonte, na Itália, competindo na modalidade masculina de sub-20 com os melhores atletas da europa.

Rodrigo Freitas transpõe a meta do Campeonato Nacional de Corta-Mato Longo, classificando-se para o  Campeonato da Europa de Corta-Mato
“Esta foto para mim significa imenso”, diz Rodrigo Freitas, 19 anos. “Qualifiquei-me pela primeira vez para um campeonato europeu de corta-mato e ilustra a minha felicidade por algo para que trabalhei tanto”

“O atletismo acompanha-me desde os 10 anos, é algo que me corre continuamente no sangue”, diz. A trajetória demonstra-o: com apenas 19 anos, coleciona já uma extensa lista de prémios e pódios. A paixão começou em 2014, ano em que venceu o primeiro de muitos Corta-Matos na Escola Básica do Bom Sucesso, em Alverca do Ribatejo, e se estreou numa edição da corrida EDP Mini Campeões. Competiria em Corta-Matos escolares até 2020, ano em que se estrou num campeonato nacional pelo Benfica, equipa que desde então o acompanharia em todas as suas conquistas. Frequentava na época a Escola Secundária de Gago Coutinho.

Nos anos seguintes, ganhou medalhas nas mais variadas modalidades, mostrando o talento que lhe corria nas veias. Em 2021, conquistou dois pódios nos campeonatos nacionais de verão de juvenis. Em 2022, ficou em 3º lugar nos nacionais de corta mato curto. O ano de 2023 fecharia com a chave de ouro: no final do verão, sagrou-se vice-campeão nacional sub-20 na modalidade de 3 000 obstáculos. Estava assim lançado para inúmeras possibilidades futuras.

Apesar dos intensos treinos e de toda a dedicação necessária à corrida, sempre manteve uma boa prestação académica, tendo terminado o secundário com média acima de 17 e com direito a diploma com Menção de Mérito. Confessa que pretende seguir uma “carreira dual de atleta e estudante” até ao final da licenciatura e que tem uma vontade enorme de um dia se mudar para estudar noutro país e “expandir horizontes”. Continua a correr, rumo a um futuro brilhante.

Marco Matos, Gabinete de Imagem e Conteúdos Digitais da DCI CIÊNCIAS com Rodrigo Freitas
mmomatos@ciencias.ulisboa.pt
Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Páginas