Primeira grande colaboração científica entre o LASIGE e o IDL

Ciências ULisboa lidera plataforma SATO

Mais de sete milhões de euros para melhorar desempenho energético global de um edifício em tempo real

Cidade

O projeto integra 16 parceiros europeus da academia e dos sectores público e empresarial e representa também a primeira grande colaboração científica entre o LASIGE e o IDL

Siemens
Pedro Ferreira e Guilherme Carrilho da Graça
Pedro Ferreira e Guilherme Carrilho da Graça
Imagem cedida pelos investigadores

Melhorar o funcionamento e a otimização energética de edifícios e equipamentos, resolvendo algumas das suas limitações, é um dos objetivos do projeto “Self Assessment Towards Optimization of Building Energy (SATO)”, liderado pela Ciências ULisboa e que tem início marcado para o próximo mês de outubro, segundo comunicado de imprensa, emitido esta sexta-feira pela Faculdade.

“Atualmente a avaliação energética de equipamentos não reflete as condições de utilização em cenários reais; a variação do consumo energético ao longo do tempo, causada por exemplo pelo desgaste de componentes, ou o consumo em diferentes regimes ou configurações de funcionamento. Com a plataforma SATO será possível monitorizar e visualizar o consumo dos equipamentos ao longo da sua vida”, explica Pedro Ferreira, professor do Departamento de Informática, investigador do LASIGE da Ciências ULisboa e coordenador deste projeto, aprovado em maio passado, no âmbito do programa Horizon 2020, com um financiamento total no valor de €7.024.568,75, sendo o orçamento português de cerca de cinco milhões de euros, dos quais mais de um milhão têm como beneficiário a FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências.

O contributo das duas unidades de investigação – LASIGE e IDL - é transversal à maioria dos desenvolvimentos técnico-científicos deste projeto. Ao LASIGE caberá a responsabilidade pela implementação da plataforma SATO, seus sistemas de inteligência artificial e interfaces com o utilizador. Por sua vez, o IDL será responsável pelo desenvolvimento de modelos de comportamento térmico de edifícios e de consumo de energia de equipamentos. Ambas as unidades irão colaborar na implementação dos testes pilotos.

Guilherme Carrilho da Graça, professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia da Ciências ULisboa e investigador do Instituto Dom Luiz, é o cocoordenador desta investigação, que integra ainda 16 parceiros de vários países - Portugal, Itália, Dinamarca, Áustria, Espanha, Alemanha, Grécia e Suíça- e da academia, sector empresarial e administração pública - Politécnico de Milão e Universidade de Aalborg; EDP, Sonae (Worten), Siemens (delegações portuguesa e austríaca), Vieira & Lopes, CYPE SOFT, Knauf, XTEL Wireless Apps, Core Innovation and Technology e EK Energiekonzepte AG; Agência Municipal de Energia do Seixal, município de Milão e a cooperativa de habitação Frederikshavn Boligforening.

Graças a Pedro Ferreira e Guilherme Carrilho da Graça, na procura de financiamento para fazer trabalho na intersecção das suas áreas científicas, foi possível juntar esta equipa multifacetada.

No contexto da Faculdade este projeto representa o maior financiamento atribuído à FCiências.ID no âmbito do Horizon 2020 e do 7.º Programa-Quadro e simboliza também a primeira grande colaboração científica entre o LASIGE e o IDL.

A futura plataforma SATO permitirá detetar equipamentos com desvios de consumo que se podem dever, por exemplo, a mau funcionamento ou a avaria de componentes. Esta possibilidade de visualizar o desempenho energético em tempo real e em condições reais de utilização será uma mais-valia para as famílias, organizações e para a sustentabilidade do próprio planeta. Futuramente, os certificados de desempenho energético dos edifícios também poderão apresentar informação sobre o consumo de computadores, eletrodomésticos e veículos elétricos em carga e que são responsáveis por uma parte substancial do consumo energético.

Este projeto está dividido em três fases, que decorrerão nos próximos três anos. Numa primeira etapa será implementada uma solução económica para avaliação do desempenho energético real de um edifício, incluindo todos os seus equipamentos que consomem energia. Numa segunda fase serão desenvolvidos serviços de gestão de energia, auto otimizados e centrados nas necessidades dos utilizadores. Por fim, o sistema será testado em oito edifícios piloto situados em três regiões da Europa.

Durante os próximos três anos esta equipa multidisciplinar irá desenvolver e testar sistemas e modelos de avaliação, otimização e interface com o utilizador, para monitorização dinâmica do consumo global de energia de um edifício. O trabalho será dividido em três fases. Numa primeira fase será implementada uma solução económica para avaliação do desempenho energético real de um edifício, incluindo todos os seus equipamentos que consomem energia. Numa segunda fase serão desenvolvidos serviços de gestão de energia, auto otimizados e centrados nas necessidades dos utilizadores. Por fim, o sistema será testado em oito edifícios piloto situados em três regiões da Europa.

“Utilizando princípios e tecnologias da Internet das coisas, da inteligência artificial e da computação na nuvem, esta plataforma terá a capacidade de avaliar a eficiência energética dos edifícios e dos equipamentos que consomem energia”, concluem os investigadores, acrescentando que o sistema permitirá controlar e otimizar equipamentos, a partir de uma cloud com uma interface em três dimensões, que permitirá agregar no tempo e no espaço, de forma interativa, os consumos e performances energéticas em tempo real.

 

Esquema
Visão geral da abordagem do projeto SATO
Imagem cedida pelos investigadores

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Formações C-Academy

É já em setembro que o campus de CIÊNCIAS vai ser palco de duas formações do programa ‘C-Academy - Formação Avançada em Cibersegurança’ do Centro Nacional de Cibersegurança.

Membros do Ciências em Harmonia (C-H), o projeto pioneiro de CIÊNCIAS para promoção do bem-estar entre alunos

O Ciências em Harmonia (C-H), projeto pioneiro de CIÊNCIAS, teve direito a destaque na edição de 23 de julho do jornal Público.

Ser Cientista 2024

Entre 22 e 26 de julho, 67 alunos do ensino secundário têm a oportunidade experienciar, durante uma semana, o que é ser cientista e como é o ambiente de investigação.

Licenciaturas CNA 2024

Vem definir o teu futuro e descobre o que temos preparado para ti. Candidata-te a CIÊNCIAS ULisboa!

Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

o passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Páginas