Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia

Bem-vindos ao Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia

Missão

O Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE) tem como missão o desenvolvimento e o progresso do conhecimento de um planeta Terra em mudança.

Preparamos os futuros profissionais e especialistas nas áreas da energia, desenvolvimento sustentável, informação geoespacial e ciências da terra

Áreas de Atuação

Para cumprir essa missão o DEGGE reúne as competências científicas e pedagógicas nas áreas de Energias Renováveis, Geofísica e Informação GeoEspacial, visando a formação de especialistas com formação na área da Engenharia da Energia habilitados para resolver problemas complexos envolvendo problemas ambientais, sistemas de energia e eficiência energética, que são de importância fundamental para o século XXI.

A escassez de recursos energéticos de origem fóssil e os impactos das alterações climáticas estão na agenda mundial, mobilizando cada vez mais recursos materiais e humanos na busca de soluções para a sua resolução, como se pode constatar pelas perspectivas de empregabilidade ligadas às áreas das energias renováveis. No DEGGE (Licenciatura e Mestrado em Engenharia da Energia e Ambiente) poderás adquirir as capacidades para desenvolver projetos na área da produção de energia com recurso a fontes renováveis com especial relevo na energia fotovoltaica, eólica, utilização eficiente da energia, nomeadamente em edifícios, numa perspetiva de sustentabilidade energética. Os laboratórios do DEGGE dar-te-ão uma formação experimental em equipamentos e processos que virás a encontrar na tua vida profissional.

As alterações climáticas, em diferentes escalas espaciais e temporais são objeto de estudo no DEGGE (Ciências Geofísicas) através do desenvolvimento de modelos numéricos de previsão de tempo, modelos de circulação oceânica e interacção atmosfera-oceano. A Física da Terra e o conhecimento da estrutura interna da Terra são objetos de estudo e investigação na área de Geofísica Interna, onde se abordam igualmente os riscos naturais (sísmico, vulcânico e tsunamis).

A componente espaço, satélites de observação da terra, surge no DEGGE como o meio de aquisição massiva de dados sobre a Terra, seja para monitorização de catástrofes naturais, alterações climáticas, previsão meteorológica ou localização de bens e serviços. No DEGGE poderás aprender a lidar com dados de informação espacial nas suas diferentes dimensões de representação e visualização no âmbito da Eng.ª Geoespacial.

Ligação Ensino-Investigação

O ensino é assegurado por docentes que são também investigadores num centro de pesquisa - Instituto D. Luiz - IDL (Laboratório Associado da FCT). Daqui resulta uma atualização constante das matérias lecionadas e que contribui para a ligação dos estudantes ao mundo da investigação e desenvolvimento e ao que há de mais avançado do ponto de vista científico nas areas do conhecimento do DEGGE.

João Serra
Presidente