A participação dos alunos de Ciências ULisboa neste processo de garantia da qualidade tem tido uma evolução positiva nos últimos cinco anos
Em Ciências ULisboa é prática corrente, desde há vários anos, os alunos responderem aos inquéritos pedagógicos no final de cada semestre letivo. Esta inquirição, realizada inicialmente em suporte de papel, passou a ser online desde o ano de 2010.
Os inquéritos têm como principal objetivo a obtenção de informações de natureza pedagógica sobre as unidades curriculares dos ciclos de estudos de Ciências ULisboa e sobre o desempenho dos seus docentes.
As três dimensões do inquérito são: avaliação das unidades curriculares, avaliação do docente e autoavaliação do aluno.
Anualmente são analisadas pelo Núcleo de Planeamento, Avaliação e Gestão da Qualidade cerca de 800 disciplinas, dos vários cursos da nossa Faculdade.
A participação dos alunos de Ciências ULisboa neste processo de garantia da qualidade tem tido uma evolução positiva nos últimos cinco anos: o número de inquéritos válidos1 praticamente duplicou entre 2010 e 2015 e a taxa de resposta (inquéritos válidos/ total de inquéritos) subiu de 53% para 87%.
Os resultados encontram-se disponíveis para toda a comunidade de Ciências ULisboa. Em 2014/2015, 98% das disciplinas analisadas (com pelo menos 30 respostas válidas), obtiveram maioritariamente uma avaliação positiva (3 e 4, numa escala de 1 a 4). Isto significa que apenas 2% das disciplinas foram identificadas com necessidade de intervenção. A competência que os alunos consideram que mais desenvolvem é a “capacidade de aprender e aprofundar conhecimentos” e a menos desenvolvida é a “capacidade de exposição oral”.
Contudo, a apreciação dos resultados pelos diferentes intervenientes no processo deve servir para fomentar uma cultura de qualidade e de exigência na nossa instituição. Torna-se também fundamental a participação consciente e responsável dos alunos nas suas respostas. Só assim os inquéritos pedagógicos poderão constituir um instrumento de gestão da qualidade.
1Um inquérito é considerado válido se tiver pelo menos uma resposta diferente de “Não sabe/ Não responde”