Opinião

Inquéritos pedagógicos: um instrumento de gestão da qualidade

A participação dos alunos de Ciências ULisboa neste processo de garantia da qualidade tem tido uma evolução positiva nos últimos cinco anos

GCIC Ciências ULisboa

Rebeca Atouguia com os restantes membros da equipa do NUPAGEQ, Catarina Viola e Miguel Cardoso
Fonte GCIC Ciências ULisboa

Em Ciências ULisboa é prática corrente, desde há vários anos, os alunos responderem aos inquéritos pedagógicos no final de cada semestre letivo. Esta inquirição, realizada inicialmente em suporte de papel, passou a ser online desde o ano de 2010.

Os inquéritos têm como principal objetivo a obtenção de informações de natureza pedagógica sobre as unidades curriculares dos ciclos de estudos de Ciências ULisboa e sobre o desempenho dos seus docentes.

As três dimensões do inquérito são: avaliação das unidades curriculares, avaliação do docente e autoavaliação do aluno.

Anualmente são analisadas pelo Núcleo de Planeamento, Avaliação e Gestão da Qualidade cerca de 800 disciplinas, dos vários cursos da nossa Faculdade.

A participação dos alunos de Ciências ULisboa neste processo de garantia da qualidade tem tido uma evolução positiva nos últimos cinco anos: o número de inquéritos válidos1 praticamente duplicou entre 2010 e 2015 e a taxa de resposta (inquéritos válidos/ total de inquéritos) subiu de 53% para 87%.

Os resultados encontram-se disponíveis para toda a comunidade de Ciências ULisboa. Em 2014/2015, 98% das disciplinas analisadas (com pelo menos 30 respostas válidas), obtiveram maioritariamente uma avaliação positiva (3 e 4, numa escala de 1 a 4). Isto significa que apenas 2% das disciplinas foram identificadas com necessidade de intervenção. A competência que os alunos consideram que mais desenvolvem é a “capacidade de aprender e aprofundar conhecimentos” e a menos desenvolvida é a “capacidade de exposição oral”.


NPAGQ Ciências ULisboa

Contudo, a apreciação dos resultados pelos diferentes intervenientes no processo deve servir para fomentar uma cultura de qualidade e de exigência na nossa instituição. Torna-se também fundamental a participação consciente e responsável dos alunos nas suas respostas. Só assim os inquéritos pedagógicos poderão constituir um instrumento de gestão da qualidade.

1Um inquérito é considerado válido se tiver pelo menos uma resposta diferente de “Não sabe/ Não responde”

Rebeca Atouguia, coordenadora do Núcleo de Planeamento, Avaliação e Gestão da Qualidade Ciências ULisboa