Membros do júri durante as últimas provas desta 1.ª edição
Últimos mestres/teses da 1.ª edição do mestrado em Gestão e Governança Ambiental
Ana Henriques Oliveira
Vantagens da aplicação das melhores tecnologias disponíveis em indústria localizadas em Luanda
Ivone Sousa Pascoal
Tecnologias ambientais e mitigação das alterações climáticas – Caracterização das tecnologias usadas no sector dos petróleos e potencial de energias renováveis
José Mateus Silva
Caracterização da linha de costa em Angola: Perspetivas futuras
Renato Sirdes
Avaliação, mitigação e monitoramento de impacto ambiental associado à construção de infraestruturas urbanas
Sando de Sá
Base para um plano de gestão dabiodiversidade do Parque Nacional da Cangandala
Teresa Silva
Caracterização da situação de referência e proposta de intervenção no domínio da gestão de resíduos urbanos na Província do Kuanza Sul
A 1.ª edição do mestrado em Gestão e Governança Ambiental da Faculdade de Ciências da Universidade Agostinho Neto (FCUAN), em Luanda, realizado em colaboração com a Faculdade de Ciências da ULisboa, terminou em dezembro do ano passado. A cooperação entre as instituições é para manter. A 2.ª edição deverá arrancar no último trimestre do ano letivo 2018/2019.
Dos 22 alunos que concluíram a parte curricular do referido mestrado, 16 terminaram com sucesso as suas dissertações. José Guerreiro, professor do Departamento de Biologia Animal (DBA), coordenador e membro da Comissão Mista Paritária do referido curso, destaca "a taxa de sucesso de 75%, aproximadamente o dobro da média usual”.
Os primeiros 16 mestres em Gestão e Governança Ambiental, em Angola, concluíram os estudos em áreas consideradas prioritárias, nomeadamente, conservação da natureza, cartografia de habitats, gestão de resíduos e saneamento, alterações climáticas.Os primeiros dez estudantes apresentaram as teses em maio, numa cerimónia que contou com a presença de Maria de Fátima Jardim, ministra de Ambiente de Angola. As últimas defesas ocorreram no final de 2017.
Além de José Guerreio, outros docentes da Faculdade participaram neste programa de estudos, como é o caso de Jorge Palmeirim, José Lino Costa, ambos do DBA; Gil Penha Lopes, Cristina Branquinho, ambos do Departamento de Biologia Vegetal; Rui Taborda, do Departamento de Geologia e Cristina Catita, do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia.
O protocolo de cooperação entre a FCUL e a FCUAN foi celebrado a 19 de abril de 2011, durante as comemorações do centenário de Ciências. Estas ações têm contado cm o apoio financeiro do Instituto Camões de Portugal, dos Ministérios do Ambiente de Portugal e Angola e da BP- Angola.