Entrevista com Diogo Ramalho, campeão nacional universitário de Taekwondo e aluno de Matemática

“Nunca desisto até sentir que dei o meu melhor”

No que à prática desportiva diz respeito, o próximo objetivo do aluno é participar nas “Universíadas”, a decorrer em Taipei, em Taiwan, em agosto de 2017

cedida por Diogo Ramalho

Diogo Ramalho, 19 anos, é aluno do 2.º ano de Matemática Aplicada de Ciências. Em fevereiro, sagrou-se, pela segunda vez, campeão nacional de Taekwondo, na categoria Poomsae Dan Individual, representando a Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências de Lisboa no Campeonato Nacional Universitário.

Cortesia, integridade, perseverança, autodomínio e espírito indomável são os cinco princípios que diz transpor do Taekwondo para a vida académica e que por sinal está a adorar.

Conheça mais pormenores do percurso do estudante e atleta, na entrevista a seguir apresentada.

O que significa pertencer a esta casa, a Ciências?

Diogo Ramalho (DR) - É o concretizar de um sonho. Desde tenra idade ambiciono que as Ciências façam parte da minha vida, sendo que alcancei este objetivo a partir do momento em que me inscrevi no curso de Matemática Aplicada. Apesar de no início a Matemática não ser o meu forte, a partir do 9.º ano consegui ganhar algum interesse, aí comecei a compreender algumas das suas complexidades. É o 2.º ano que estou nesta “família de Ciências” e o curso está a corresponder totalmente às minhas expectativas. Apesar de não ser fácil conciliar o desporto com a faculdade, porque o curso possui cadeiras com grau de dificuldade elevado, penso que não poderia ter escolhido melhor.


Ao lado dos colegas de pódio, representantes de outras faculdades e associações de estudantes

Quais são os ensinamentos que considera fundamentais para a sua vida e que foram aqui adquiridos?

DR- Estou a adorar a minha experiência académica. Ao estar no ramo da Matemática, consegui desenvolver algumas softskills, tais como a organização, a atenção ao detalhe, a capacidade para questionar, o rigor, entre outras. O meu raciocínio lógico é algo que também está a melhorar bastante.

E que aprendizagem traz do Taekwondo para a vida académica?

DR - No Taekwondo existem cinco princípios: cortesia, integridade, perseverança, autodomínio e espírito indomável. Estes ensinamentos refletem o culminar de uma harmonia interior e possibilitam ultrapassar as adversidades assim como alguns obstáculos, de uma forma mais descontraída e calma. Um exemplo prático de um destes princípios na minha vida, pode ser a perseverança que possuo aquando o finalizar de um certo "cadeirão", em que nunca desisto até sentir que dei o meu melhor.

Disciplina, esforço, dedicação. São três elementos comuns à vida de estudante e à de desportista. Como é conciliar estas duas vertentes?

DR - Todas requerem os mesmos sacrifícios. Como é óbvio, a minha prioridade serão sempre os estudos. Porém, para atingir certas metas que tenho vindo a traçar ao longo da minha vida, preciso de dedicar mais tempo aos treinos, privando-me de saídas com os meus amigos. Apesar disso, tenho muita sorte em ter pessoas que me dão imenso apoio e que me compreendem.


Cortesia, integridade, perseverança, autodomínio e espírito indomável são os cinco princípios que diz transpor do Taekwondo para a vida académica

Ciências - Há tempo para tudo, ou seja, uma ajuda a outra a acontecer?

DR - Sim, desde que se queira há tempo para tudo, eu sou um exemplo disso. Basta ter os planos bem traçados.

O que se imagina a fazer daqui a cinco anos, a nível profissional e desportivo?

DR - Espero estar a trabalhar numa empresa que me dê condições, que me permita conciliar a minha vida tanto desportiva como profissional. Almejo ser uma pessoa de muito sucesso na área da Matemática.

Projetos futuros, já há algum definido que possamos conhecer?

DR - De momento o meu objetivo é participar nas “Universíadas”, a decorrer em Taipei, em Taiwan, em agosto de 2017. Para mim, esta seria uma experiência extraordinária, visto que iria representar não só a Faculdade, como também a Seleção Portuguesa.Ainda no ano passado fui competir pela AEFCL no Campeonato Europeu Universitário (EUG) na Croácia, mais propriamente em Rijeka, no qual arrecadei uma medalha de 2.º lugar. Não foi fácil treinar para este torneio por ter estado em exames uns dias antes, porém tentei dar sempre o meu melhor. Apesar do meu objetivo ser sempre o primeiro lugar, fiquei muito feliz em ser vice-campeão europeu. O maior obstáculo na modalidade que pratico é a nível de apoios, principalmente financeiros, visto que a maioria das competições em que participo têm de ser financiadas pelos meus pais.

Por fim, peço que deixe uma mensagem para os estudantes de Ciências.

DR - É possível conciliar tudo o que ambicionamos fazer! No mercado de trabalho, as softskills são muito valorizadas atualmente. A meu ver, qualquer prática de desporto de equipa, não só realizado por parte de alunos mas também pelo público em geral, possibilita a aprendizagem, a experiência, a cooperação entre os colegas e acima de tudo a capacidade de liderança, que são as principais qualidades para entrar no "mundo" do trabalho.

Raquel Salgueira Póvoas, Área de Comunicação e Imagem
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Foto Frederico Correia Cerqueira.

Frederico Correia Cerqueira, aluno do Mestrado em Engenharia Informática de CIÊNCIAS, e Manuel Santos, do Instituto Superior de Engenharia de Lis

Equipas do Health Crossing Borders e do Lotus.

Os pitches dos projetos Health Crossing Borders e Lotus foram distinguidos com o 1.º e o 2.º lugar, respetivamente, na categoria de estudantes da competição promovida pela H-INNOVA Health INNOVAtion HUB na Digital Health Summit 2024, que decorreu no Funchal na ilha da Madeira, nos dias 26 e 27 de novembro.

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano, investigadoras de CIÊNCIAS no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), são 3 das autoras do capítulo “Drivers of change and their impacts on the WEFE nexus in the Mediterranean region”. 

Alan Phillips, investigador de Ciências, pelo sétimo ano consecutivo na lista de autores mais citados

Alan Phillips, investigador do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), desenvolve o seu trabalho na área da Microbiologia e foi, este ano, reconhecido pela 7.ª vez consecutiva como um dos investigadores mais citados a nível mundial na categoria de Ciência Vegetal e Animal, na lista Highly Cited Researchers 2024 da Clarivate Analytics.

GEOxyz

No dia 6 de novembro, a GEOxyz, empresa de referência na área de hidrografia e serviços geofísicos e geotécnicos, abriu oficialmente um novo escritório em CIÊNCIAS.

Alunos do Colégio Moderno visitam CIÊNCIAS

Cerca de 200 alunos dos 3.º e 4.º anos participaram, nos dias 18 e 21 de novembro, em atividades de sensibilização no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Logo ao início da manhã, em ambos os dias, os mais pequeninos receberam as boas-vindas do Diretor de CIÊNCIAS, Luís Carriço.

Filipe Duarte Santos.

O Prémio Ciência Viva Media 2024 foi atribuído ao podcast 'A Escala do Clima' de Filipe Duarte Santos, geofísico e professor catedrático de CIÊNCIAS, em colaboração com o jornalista Francisco Sena Santos.

Professor Rui Agostinho

O percurso do professor Rui Agostinho foi celebrado numa sessão de homenagem com sala lotada, onde as cadeiras foram ocupadas por colegas de décadas e alunos de hoje, onde o carinho e a emoção pelo docente foram palpáveis.

Jorge Buescu

“Comunicar e divulgar Ciência de forma rigorosa é uma tarefa cada vez mais importante”. Quem o diz é o professor Jorge Buescu, matemático de CIÊNCIAS, hoje galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2024.

Foto da equipa do projeto TaMuK a receber o prémio.

O projeto TaMuKTargeting Mutated KRAS, recebe o prémio Basinnov Innovation Award 2024, pelo desenvolvimento de um novo metalofármaco destinado ao tratamento de cancros com mutação na proteína KRAS, entre os quais se destacam os cancros colorretal e do pâncreas.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em ciências

O programa inclui uma mini palestra com as Professoras Teresa Dias e Cristina Cruz do Departamento de Biologia Vegetal.

Logótipo da ULisboa, sobre um fundo em tons de vermelho e preto

A ULisboa destaca-se a nível mundial nas áreas de Engenharia Naval e Oceânica (4.º lugar), Engenharia Civil e Ciências Veterinárias (ambas em 44.º lugar), Engenharia Mecânica (50.º lugar), conforme divulgado pelo Global Ranking of Academic Subjects 2024 do Ranking de Shanghai.

Imagem de moléculas de CO2 e fotos dos investigadores.

A inovadora descoberta dos cientistas do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) poderá contribuir para a diminuição das emissões de carbono da indústria e para a transição para um modelo de produção mais verde.

Foto de Maria Adelaide Ferreira a discursar na Ocean Summit

Lisboa foi palco da primeira edição da Ocean Summit, um evento que junta especialistas oriundos de quatro continentes, para falarem de inovação para a sustentabilidade do oceano.

Foto da sessão aberta ao público que decorreu em CIÊNCIAS

Entre os dias 28 e 30 de outubro o consórcio internacional responsável pela missão Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) reuniu-se em CIÊNCIAS e no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Professores e Investigadores de CIÊNCIAS

Na passada quarta-feira, a região de Valência, em Espanha, foi assolada por cheias devastadoras: em 8 horas choveu o equivalente a um ano, num fenómeno provocado por uma gota fria, ou DANA - depresión aislada en niveles altos, na sigla em espanhol.

Foto de grupo dos bolseiros Gulbenkian Novos Talentos 2024 de CIÊNCIAS.

Este ano foram 13 os estudantes de CIÊNCIAS premiados com Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, marcando uma subida em relação aos 11 do ano passado.

Imagem da Reitoria da Universidade de Lisboa com o logo do NTU Ranking.

A ULisboa continua a ser a melhor universidade portuguesa e uma das 200 melhores do mundo em várias áreas científicas investigadas em CIÊNCIAS, da Geociência à Física.

Nuno Garcia, Professor Auxiliar de CIÊNCIAS e investigador no LASIGE, foi o formador do curso.

Realizou-se hoje em CIÊNCIAS a primeira sessão de formação deste Programa, que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

Primeira reunião do projeto Twinning 3BATwin

Nos dias 2 e 3 de outubro realizou-se, em CIÊNCIAS, a reunião de abertura do projeto ‘3BAtwin - Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging’, um projeto Twinning europeu coordenado pela FCiências.ID, com a coordenação científica da investigadora Raquel Conceição.

Foto de grupo da organização do evento

Terminou, no passado dia 19 de outubro, no Grande Auditório de Ciências ULisboa, a 16.ª edição do Workshop on BioMedical Engineering, um evento onde professores, investigadores e estudantes se juntam para construir um espaço “onde a Tecnologia encontra a Medicina”.

Sessão de Posters CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2024

Centenas de participantes, entre investigadores e comunidade académica, juntaram-se no Grande Auditório para debater o tempo da Ciência e a Ciência do tempo. Salvatore Capozziello, keynote speaker, confirmou que as teorias sustentam a possibilidade de viagens no tempo.

Polvos e peixes caçam em equipa

Os investigadores Eduardo Sampaio e Rui Rosa, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, provaram que os polvos e os peixes caçam em equipa de forma organizada.

Distribuição geográfica e afiliações institucionais dos membros do ERGA-Portugal

O Atlas Europeu de Genomas de Referência (ERGA) é um projeto-piloto que visa desvendar o património genómico de 98 espécies, contribuindo para o seu conhecimento e conservação.

Estação RAEGE Santa Maria, Açores. A estação alberga um conjunto de equipamentos que nos permite estudar o nosso planeta através de tecnologia espacial.

Pedro Martins, estudante de doutoramento de CIÊNCIAS e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), contribuiu para a inauguração do novo programa de observação em astrofísica RAEGE-Az, em colaboração com a Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE), na ilha de Santa Maria, nos Açores.

Páginas