Escola Secundária Matias Aires em Ciências ULisboa

C2

A visita começou com uma aula sobre o funcionamento dos microscópios eletrónicos e a preparação das amostras

ACI Ciências ULisboa

Cerca de 45 alunos da Escola Secundária Matias Aires, em Agualva Cacém, visitaram Ciências ULisboa, no dia 14 de fevereiro. Durante a manhã conheceram o Microscópio Eletrónico de Varrimento e à tarde participaram na palestra "Imagem Médica: Como a Física permite ver o interior do corpo humano".

Patrícia Vicente, Rómulo Kaidussos e Leinira Cabral, estudantes do 11.º ano do curso de Ciências e Tecnologia daquela escola acharam as atividades muito interessantes. Só Rómulo Kaidussos conhecia a Faculdade havendo participado no Verão na ULisboa. Também ele já sabe o que quer seguir: Astrofísica. Qualquer um deles considera a experiência importante e muito útil. “Ajuda as pessoas que estão indecisas a terem uma ideia do que podem vir a fazer no futuro”, conclui o jovem.

C1
“Já tive alunos que me disseram que escolheram a Faculdade porque assistiram a uma palestra”, conta Nuno Matela
Fonte ACI Ciências ULisboa

“Gosto muito desta interação. Acho que é mais interessante do que outras iniciativas para um público mais alargado. Permite um contacto mais próximo com aqueles que estão mesmo interessados”, comenta Nuno Matela, professor do Departamento de Física e investigador do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica de Ciências ULisboa. O orador da palestra “Imagem Médica: Como a Física permite ver o interior do corpo humano” tem tido vários pedidos e esta semana vai a apresentar o tema a uma escola. O objetivo da bolsa de palestras é cativar os alunos e despertar o interesse, dessa forma ficam informados quanto ao que podem aprender na Faculdade. “Já tive alunos que me disseram que escolheram a Faculdade porque assistiram a uma palestra”, conta Nuno Matela.

Arminda Costa, Ana Paula Valentim e Margarida Pessoa são professoras na Escola Secundária Matias Aires e concluíram as suas licenciaturas em Ciências ULisboa. Dão aulas há mais de 20 anos. O balanço do dia é muito positivo.

Laboratório
As visitas duram cerca de duas horas. No laboratório os alunos experimentam o microscópio eletrónico de varrimento
Fonte ACI Ciências ULisboa

Arminda Costa sempre quis ser professora. Adorou estudar nesta Faculdade. Todos os anos visita com os seus alunos o Microscópio Eletrónico de Varrimento. “Na escola estamos muito limitadas”, diz. Neste dia ficou fascinada com a palestra de Nuno Matela. “Aprendi imenso”, revela.

Ana Paula Valentim inaugurou o C1. Dá aulas há 29 anos. A professora também costuma participar com os seus alunos no Dia Aberto. “É útil… Abre horizontes e perspetivas em termos de escolhas futuras. Além disso ficam a conhecer melhor o espaço e o que se faz na Faculdade em termos de trabalho de investigação”, refere.

Margarida Pessoa recorda os tempos passados em Ciências ULisboa com entusiasmo: “Foi ótimo, muito enriquecedor. Tínhamos uma turma excelente e até chegamos a publicar”. A docência sempre foi uma vontade. Gostou imenso da visita e acha que os estudantes ficaram muito interessados. “Os alunos precisam de definir objetivos e perceberem que as matérias poem ser difíceis e complexas, mas que se se empenharem não são assim tão difíceis”, diz.

Telmo Nunes trabalha desde 2001 no Departamento de Biologia Vegetal de Ciências ULisboa. Têm sempre muitas visitas ao Laboratório, que duram cerca de duas horas. “Este mês temos três visitas por semana”, conta. A atividade começa com uma aula sobre o funcionamento dos microscópios eletrónicos e a preparação das amostras.  O laboratório funciona num regime de prestação de serviços. Fazemos principalmente trabalho de investigação. Trabalhamos com as Faculdades de Medicina Veterinária, Farmácia. Também trabalhamos com os nossos Departamentos de Geologia e Biologia. Damos apoio a aulas de mestrado e também prestamos serviços para fora”, conclui Telmo Nunes.

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem de Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Visitas a Ciências
Banner_Investigadores_Incendios

Nos últimos dias o país tem estado a braços com o flagelo dos incêndios, potenciados por níveis de perigo meteorológico que já não se verificavam desde 2001.

Grande Auditório de CIÊNCIAS

A excitação no ar era palpável logo pela manhã de ontem, na Alameda Pedro Nunes, junto ao edifício C6, no início de um dia de atividades e eventos dedicado a acolher os cerca de mil novos alunos de CIÊNCIAS.

Imagem de um sapal

Bernardo Duarte, investigador do MARE, assegurou um financiamento do MAR2030 no valor de mais de 500 mil euros.

Flores

Bruno Nevado, investigador do CE3C em CIÊNCIAS, lidera estudo que retrata os vários momentos da existência da espécie Senecio squalidus, desde a sua origem até à colonização de todo o Reino Unido durante a Revolução Industrial, pela lente da genética.

NEOBIOTA 2024

A Faculdade foi palco da 13.ª edição da International Conference On Biological Invasions, o maior congresso sobre espécies invasoras do mundo.

Foto de grupo da Sessão de Boas-Vindas aos Novos Docentes

No arranque de mais um ano letivo, CIÊNCIAS deu as boas-vindas aos seus cerca de 40 novos docentes e investigadores, numa sessão realizada no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) no passado dia 4 de setembro.

Dois membros do BioLinkLx seguram no prémio do 3º lugar junto a um letreiro num jardim

O BioLinkLx, uma equipa de 11 estudantes de Química e de Engenharia Biomédica de CIÊNCIAS, conquistou o 3.º lugar do Innovation Award na SensUs Student Competition, uma competição internacional de biossensores que reuniu 18 equipas de 13 países diferentes nos Países Baixos.

Reconstrução do aspecto em vida de Qunkasaura pintiquiniestra.

O paleontólogo português Pedro Mocho, do Instituto Dom Luiz de CIÊNCIAS, anuncia uma nova espécie de dinossauro saurópode que viveu em Cuenca, em Espanha, há 75 milhões de anos: Qunkasaura pintiquiniestra.

Foto de uma iceberg, registada na Península Antárctica

Doutorando de Ciências prova que alterações climáticas induzem mudanças significativas na biomassa de fitoplâncton na Península Antárctica Ocidental.

Conceção artística de planeta

Uma equipa internacional, de que faz parte Koraljka Mužić, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e de CIÊNCIAS, utilizou o telescópio James Webb (JWST) para descobrir seis potenciais novos objetos com massa planetária no enxame de estrelas da nuvem molecular NGC 1333, na constelação do Perseu, a mais de 960 anos-luz.

Museu Nacional de História Natural e da Ciência

No arranque de mais um ano letivo, CIÊNCIAS dá as boas-vindas aos seus cerca de 40 novos docentes e investigadores, numa sessão de boas-vindas que tem lugar entre 4 e 6 de setembro.

CIÊNCIAS irá receber, de 3 a 6 de setembro, a 13º edição da International Conference On Biological Invasions, o maior congresso sobre espécies invasoras do mundo

CIÊNCIAS irá receber, de 3 a 6 de setembro, a 13º edição da International Conference On Biological Invasions, o maior congresso sobre espécies invasoras do mundo.

Sismo de magnitude 5.3 abala Portugal continental

Na segunda-feira, 26 de agosto, muitos de nós acordámos com um susto: às 5h11, um sismo de magnitude 5.3 na escala de Richter foi sentido não só em Lisboa como um pouco por todo o Portugal continental.

MCAA organiza evento de desenvolvimento de carreiras em CIÊNCIAS

O Spain-Portugal Chapter e o Career Development Working Group da Marie Curie Alumni Association (MCAA) organizam um evento de desenvolvimento de carreira em CIÊNCIAS, de 6 a 7 de setembro.

Manuel Martinho, o Tricampeão Nacional Universitário que se quer tornar “um dos melhores” no Taekwondo

Manuel Martinho, estudante da licenciatura em Tecnologias da Informação, é um dos grandes rostos da ULisboa e de CIÊNCIAS nos maiores campeonatos de Taekwondo a nível nacional e internacional.

Filipe Ribeiro e Rui Rivaes, investigadores do MARE, asseguraram um financiamento de cerca de 74 000 euros para a contenção da perca-europeia na Reserva Natural da Malcata

Filipe Ribeiro e Rui Rivaes, investigadores do MARE, asseguraram um financiamento de cerca de 74 000 euros para a contenção da perca-europeia na Reserva Natural da Malcata.

Universidade de Lisboa é a líder entre as Universidades Portuguesas no Ranking de Shangai

A Universidade de Lisboa é a melhor universidade de Portugal, segundo a edição de 2024 do mais influente e conceituado ranking mundial, o Ranking de Shangai, que todos os anos avalia mais de 2500 universidades a nível mundial. 

Um conjunto de participantes dos EVM posam em frente a um quadro repleto de equações matemáticas e com um tabuleiro de xadrez desenhado

Terminou no dia 26 de julho a 1.ª edição dos Estágios de Verão em Matemática (EVM), organizada pelo Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS.

Imagem que mostra um homem a tirar uma foto de dois estudantes com o telemóvel. À sua esquerda, num espaço branco, pode ler-se "Partilhe as suas fotografias"

Será realizada uma recolha de fotografias pelos ex-alunos, com vista à criação de um itinerário expositivo das histórias e vivências retratadas por todo o campus de CIÊNCIAS.

Banner_Nature_Alice Nunes_Cristina Branquinho

O artigo ‘Unforeseen plant phenotypic diversity in a dry and grazed world’ (em português, ‘Inesperada diversidade fenotípica de plantas num mundo seco e pastoreado’), aborda os resultados de um estudo internacional em larga escala, que envolveu 120 cientistas de 27 países, para compreender como as plantas de zonas áridas se adaptaram a estes habitats extremos.

Banner MIC-STAND 2024

Entre 24 e 26 de julho, CIÊNCIAS foi palco da conferência MIC- STAND 2024: Mitigation of Microbiologically Influenced Corrosion: Towards Scientific & Industrial Standardization.

16.º Encontro Nacional de Química-Física

O duplo evento decorreu entre 17 e 19 de julho e reuniu investigadores, docentes e outras personalidades ligadas à Química-Física.

Foto de grupo Ser Cientista 2024

Campus de CIÊNCIAS enche-se de curiosidade e boa disposição para receber alunos deste programa de Verão.

Formações C-Academy

É já em setembro que o campus de CIÊNCIAS vai ser palco de duas formações do programa ‘C-Academy - Formação Avançada em Cibersegurança’ do Centro Nacional de Cibersegurança.

Membros do Ciências em Harmonia (C-H), o projeto pioneiro de CIÊNCIAS para promoção do bem-estar entre alunos

O Ciências em Harmonia (C-H), projeto pioneiro de CIÊNCIAS, teve direito a destaque na edição de 23 de julho do jornal Público.

Páginas