Ismael Tereno

Investigador Português participa no planeamento de telescópio da NASA

Telescópio Nancy Grace Roman, da NASA.

Telescópio Nancy Grace Roman, da NASA.

NASA's Goddard Space Flight Center

O telescópio espacial Roman tem uma contribuição da Agência Espacial Europeia, que selecionou para uma das comissões do consórcio norte-americano um investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço pela sua experiência no Consórcio Euclid.

Nancy Grace Roman é uma missão da NASA que irá, a partir de 2027, rastrear o Universo na luz infravermelha de modo a explorar a sua estrutura e processo de expansão, mas também procurar planetas tão pequenos quanto Marte na região do bojo da nossa galáxia. A Agência Espacial Europeia (ESA) contribui para o telescópio espacial Roman e selecionou Ismael Tereno, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e de CIÊNCIAS, para integrar uma das comissões técnicas.

Foto de Ismael Tereno.
Ismael Tereno, investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço em CIÊNCIAS.

Esta comissão irá definir a estratégia de observação de um dos três rastreios do céu previstos no programa de observações desta missão espacial, o High Latitude Wide Area Survey, ou “rastreio de campo amplo e elevada latitude” (latitude galáctica). Este campo irá privilegiar zonas perto dos polos do disco galáctico, menos “contaminadas” pela estrelas da Via Láctea e mais propícias para observar o espaço profundo. Ismael Tereno é o único europeu na comissão e o único português de uma instituição portuguesa envolvido neste futuro telescópio norte-americano.

Ismael Tereno é também o líder da equipa de apoio às operações do rastreio do telescópio Euclid, missão espacial da ESA em que participa há mais de dez anos como co-coordenador nacional e com a qual a missão Nancy Roman partilha alguns dos objetivos científicos. Fruto dessa experiência, Tereno tem uma visão abrangente da ciência e da técnica de rastreios a partir do espaço.

“O tempo total da missão Nancy Roman são cinco anos divididos em quatro partes de pouco mais de um ano – os três rastreios e mais um período em que fica aberto como observatório, executando observações pedidas”, explica Ismael Tereno. “Os detalhes de cada um dos três rastreios do Roman estão ainda em aberto. Houve um pedido à comunidade científica para enviar propostas de casos de ciência a que o telescópio poderia responder, tendo em conta as suas características e as do rastreio. O primeiro trabalho desta comissão foi ler as cerca de 100 propostas recebidas.”

Tal como o Euclid, o telescópio Roman vai produzir catálogos com muitos objetos, úteis para muitas áreas da astrofísica, o que se reflete nas propostas enviadas, que consideram o High Latitude Wide Area Survey como uma oportunidade para estudar a estrutura do Universo através de lentes gravitacionais3, aumentar o conhecimento sobre a energia escura, a estrutura da matéria escura, a evolução das galáxias, a população estelar, ou, na nossa própria galáxia, corpos mais pequenos do que as estrelas, como anãs castanhas, e ainda corpos menores no sistema solar, como cometas e objetos transneptunianos. 

Considerando estas contribuições, a comissão entrega neste mês um relatório com as recomendações para a estratégia de observação do rastreio High Latitude Wide Area Survey, definindo características como a sua área, profundidade e filtros a utilizar. Este relatório será um dos elementos que fundamentará a distribuição de tempos para os diferentes tipos de observações a serem realizadas pelo Roman.

Ismael Tereno faz parte do grupo de trabalho que está a definir a região do céu e a área deste rastreio. “Há muitos aspetos da experiência que tive com o rastreio do Euclid que são úteis para o Roman. Há informação que é pública, mas é sempre mais fácil estar em contacto com uma pessoa que conhece os detalhes do que procurar essa informação num website.”

Mosaico de observações já realizadas pelo telescópio espacial Euclid no âmbito do seu rastreio do céu durante seis anos. O telescópio Roman fará rastreios semelhantes mas em áreas mais localizadas e na luz infravermelha.
Mosaico de observações já realizadas pelo telescópio espacial Euclid no âmbito do seu rastreio do céu durante seis anos. O telescópio Roman fará rastreios semelhantes mas em áreas mais localizadas e na luz infravermelha. Fonte  ESA/Euclid Consortium

Em alguns objetivos científicos, o telescópio Roman complementa o Euclid. Terá um espelho maior, o que lhe dará maior poder coletor do que o Euclid, mas tem um campo de visão mais pequeno. Irá observar com grande resolução no infravermelho, enquanto que a grande resolução das imagens do Euclid é na luz visível. Outra diferença é que irá observar várias vezes algumas regiões do céu, o que permitirá detetar fenómenos temporários, como as supernovas (explosões no final de vida de certas estrelas). As supernovas são essenciais para sondar o ritmo a que o Universo se expandiu ao longo da sua história.

O lançamento está previsto para maio de 2027, e o telescópio será posicionado na mesma região do espaço onde estão o Euclid e o telescópio espacial James Webb, um dos pontos de estabilidade gravítica em órbita do Sol, atrás da Terra, o ponto de Lagrange L2.

Grupo de Comunicação de Ciência do IA, com DCI CIÊNCIAS
dci@ciencias.ulisboa.pt
Cerimónia de entrega de prémios da Semana Verde da UE de 2025

O projeto Life Desert-Adapt ganhou um dos três prémios atribuídos durante a Semana Verde da UE de 2025, numa cerimónia que decorreu a 3 de junho em Bruxelas.

Guardiões do Mar: Tubarões de Cabo Verde

No âmbito das celebrações do Dia Mundial dos Oceanos, o Museu de Arqueologia de Sal Rei, na ilha da Boa Vista, inaugurou no passado dia 6 de junho a exposição “Guardiões do Mar: Tubarões de Cabo Verde”, uma mostra científica e educativa que destaca o papel dos tubarões nos ecossistemas marinhos e alerta para as ameaças que enfrentam. A exposição oferece uma viagem pelo universo destes predadores marinhos, destacando a sua diversidade, biologia e papel crucial nos ecossistemas marinhos

Audiência do evento comemorativo do Dia Mundial da Segurança Alimentar

CIÊNCIAS e a consultora BDO Portugal firmaram um protocolo de colaboração que prevê o desenvolvimento de novos cursos de formação avançada, além de ações de consultoria a empresas, e outras atividades relacionadas. O protocolo foi firmado no passado dia 6 de junho, no âmbito do evento que assinalou o Dia Mundial da Segurança Alimentar, com o mote “Food Safety: Science in Action”.

Os portadores de Trissomia 21 têm lugar no ensino superior

20 de junho: A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai lançar um evento de debate sobre empregabilidade e formação de pessoas com trissomia 21, em parceria com a Reitoria da Universidade de Lisboa, e a Associação Pais 21. A iniciativa vai decorrer no dia 20 de junho no Instituto Interdisciplinar da Universidade de Lisboa, com o título “Ensino Superior para Estudantes com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais”.

Foto de grupo dos participantes da sessão de encerramento do curso.

CIÊNCIAS acolheu no passado dia 3 de junho a sessão de encerramento da 4.ª edição do Cybersecurity Executive Program, um curso para executivos que reforça o papel estratégico da instituição na formação e investigação em cibersegurança. O evento, que reuniu cerca de 60 participantes, entre formadores, formandos e convidados, foi marcado por momentos de partilha, reflexão e aplicação prática dos conhecimentos adquiridos.

Regata Solar Sailors Challenge

Sunwave é um catamarã com menos de 50 centímetros de comprimento, mas revelou grande capacidade para transportar os sonhos dos alunos do agrupamento de escolas Vergílio Ferreira, de Lisboa, que venceram, na passada sexta-feira, a competição Solar Sailors Challenge, em pleno campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS).

Foto de dois saramugos.

Um estudo publicado na revista Freshwater Biology demonstrou que cinco populações de saramugo (Anaecypris hispanica), até agora consideradas extintas em Portugal, continuam a deixar vestígios genéticos em vários afluentes do Guadiana.

Foto de António Vaz Pato e Tiago Silva, guardiões da HortaFCUL

Depois de 16 anos a produzir peras, amoras, maçãs, pêssegos ou até bananas, a HortaFCUL garantiu um prémio de 5000 libras (€5.937) atribuído pela empresa LUSH Cosmetics numa cerimónia que decorreu no dia 29 de maio, em Dorset, no Reino Unido.

Foto aérea da Alameda da Cidade Universitária

O ranking CWUR (Center for World University Rankings) posiciona novamente a Universidade de Lisboa (ULisboa) como líder nacional entre as Instituições de Ensino Superior, classificando-a no 218.º lugar a nível mundial, na 79.ª posição na Europa e entre as 1,1% melhores universidades do mundo.

Postal da Praia da Conceição-Duquesa, em Cascais, 1930

Num contexto em que as alterações climáticas e a erosão costeira colocam desafios crescentes à gestão do litoral, uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em colaboração com o U.S. Geological Survey, desenvolveu uma metodologia inovadora que transforma postais turísticos e fotografias históricas em dados científicos sobre a evolução costeira.

Luís Leitão posa para a foto em cima da sua BTT e em frente a um rio

Luís Leitão, estudante do Mestrado em Engenharia Física de Ciências, realizou o seu Erasmus na Sorbonne, em Paris, França, no ano letivo de 2024/2025. Contada assim, a sua história poderia ser uma entre tantas outras de alunos que, a bordo do programa europeu, partem em viagem além-fronteiras para enriquecer os seus estudos mergulhando em diferentes culturas.

Grande Auditório de CIÊNCIAS

No sábado, 24 de maio, CIÊNCIAS acolheu o evento Technovation Girls Portugal que, pelo 4.º ano consecutivo em Portugal foi coordenado pela Happy Code, tendo como missão direcionar as raparigas para as áreas STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics).

A atividade foi realizada no formato online e promovida pelo Gabinete de Segurança, Saúde e Sustentabilidade da Faculdade.

Em celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, assinalado a 28 de abril, CIÊNCIAS promoveu uma sessão especial de ginástica laboral direcionada aos seus docentes e técnico-administrativos.

Foto de Ana Rita Lopes.

Ana Rita Lopes, investigadora do MARE-ULisboa - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente em CIÊNCIAS, foi uma das quatro cientistas galardoadas com a Medalha de Honra L’Oréal Portugal para as Mulheres na Ciência 2024.

Foto da assinatura do protocolo.

A Faculdade de Ciências consolida a sua posição de liderança na investigação científica ambiental com a criação da primeira Cátedra em Sustentabilidade de Ecossistemas Subterrâneos – Loulé. Este compromisso conjunto entre ciência, políticas públicas e responsabilidade ambiental corporativa, representa um investimento de 370 mil euros e foi celebrado no passado dia 23 de maio através de um protocolo entre a Faculdade, a Câmara Municipal de Loulé, a FCiências.ID e a empresa Bondstone.

imagem científica

Ganna Rozhnova, líder do Infectious Disease Dynamics Lab do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), polo da Faculdade, coordena um estudo, publicado na revista Nature Communications, que relata o impacto de uma potencial cura do VIH na dinâmica de transmissão do vírus, utilizando um modelo matemático.

Cientistas a bordo do RV Sarmiento de Gamboa

Catarina Guerreiro, investigadora da Faculdade de Ciências e do projeto CHASE, integrou uma expedição, no âmbito do projeto Ocean ICU, com a missão de avaliar o papel da variabilidade regional no Atlântico Oriental na formação das complexas bombas de carbono do oceano.

Luis Carriço e José Manuel Rebordão

No Dia de Ciências 2025 a Direção da Faculdade de Ciências homenageou o investigador José Manuel Rebordão reconhecendo o seu impacto na Comunidade de Ciências 2024, e anunciando a nova designação da sala 01.03.23 da FCiências.ID como Auditório José Manuel Rebordão.

Participantes do BRIDges: Boosting research in interdisciplinary domains

BRIDges: Boosting research in interdisciplinary domains ocorreu no passado dia 14 de maio, no campus da Faculdade.

CIÊNCIAS lança Rotas para a Sustentabilidade para promover sistemas alimentares sustentáveis em 17 municípios

A Faculdade de Ciências dá início a uma nova fase do projeto GrowLIFE com o lançamento das Rotas para a Sustentabilidade, uma iniciativa que visa fortalecer práticas alimentares sustentáveis e promover cadeias curtas de abastecimento em Portugal.

Rita Eusébio

Rita Eusébio é uma das finalistas de Ciências da competição “Três Minutos de Tese – Universidade de Lisboa” - 3MT ULisboa 2025, que se realiza a 22 de maio, pelas 18h00, no Pavilhão de Portugal.

Campus da Faculdade

O Dia Mundial da Reciclagem celebra-se a 17 de maio, uma data instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) para relembrar a importância de reduzir, reutilizar e reciclar os resíduos. Na Faculdade de Ciências acreditamos que cada ação conta. A reciclagem é mais que um hábito, é um compromisso com o futuro. É a prova de que pequenas escolhas, ajudam a transformar o presente num futuro mais sustentável.

Pessoas posam para fotografia

O 1.º Workshop de Investigação na RAEGE Açores ocorreu entre 8 e 11 de maio de 2025 nas instalações da RAEGE na ilha de Santa Maria.

Foto de Manuel Abreu a receber a Menção Honrosa.

O projeto ESPRESSO recebeu uma menção honrosa do Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais 2025. A participação do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) no projeto ESPRESSO, através de equipas da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, recebeu a única menção honrosa do Prémio de Inovação em Ciências e Tecnologias Espaciais da Agência Espacial Portuguesa (PT Space).

João Duarte assume presidência de divisão da União Europeia de Geociências.

João C. Duarte, coordenador do Doutoramento em Geologia da Faculdade de Ciências e investigador no Instituto Dom Luiz, foi nomeado Presidente da Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural da União Europeia de Geociências (EGU).

Páginas