18 a 20 de julho de 2012

FCUL recebe especialistas da área da Química Orgânica

Alunos da FCUL no pátio do C6
Eliseu Furtado

Pela primeira vez realiza-se em Portugal, mais precisamente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o “Spanish Portuguese Japanese Organic Chemistry Symposium (SPJ-OCS)”. O simpósio abre portas de 18 a 20 de julho e tem como língua oficial o Inglês.

Partilhar descobertas, estimular discussões sobre as tendências atuais no campo da Química Orgânica e promover novas colaborações são os principais objetivos deste evento, que reúne industriais e cientistas das áreas de Química Orgânica e outras relacionadas como, Catálise Homogénea e Heterogénea, Síntese, Design Molecular, Química dos Materiais e Química Medicinal.

A organização da sexta edição do congresso é dirigida por Amélia P. Rauter, professora do Departamento de Química e Bioquímica (DQB-FCUL), e conta com o apoio de 51 elementos no comité organizacional, entre eles 25 alunos da FCUL. Os jovens assumem um papel de destaque neste acontecimento. “Este congresso contribui para dar uma imagem do potencial científico de Portugal na área da Química Orgânica, bem como de outras relacionadas, e é um excelente momento para os jovens conhecerem pessoalmente especialistas vindos de vários países e discutirem, com eles, os seus trabalhos. Para além de contribuir para a internacionalização de Portugal nesta área, este encontro reúne investigadores da academia e de empresas, proporcionando novas oportunidades para os nossos jovens cientistas”, menciona Amélia P. Rauter.

O programa científico é constituído por 26 oradores convidados, aos quais se juntam cerca de uma centena de contribuições de especialistas que submeteram os seus trabalhos para exposições em poster, todos eles vindos de Portugal, Espanha e Japão. No fim, os quatro melhores trabalhos receberão um prémio atribuído pelas entidades Kinky Society of Chemistry, Spanish Royal Society of Chemistry, Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) e a empresa CIPAN. Da comissão de honra fazem parte 49 personalidades, entre os quais o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva e os ministros da Ciência e da Educação, e da Saúde, Nuno Crato e Paulo Macedo, respetivamente.

Principiado em 1997, este colóquio realiza-se de três em três anos. Inicialmente começou por ser uma iniciativa sob a organização de Espanha e do Japão, em 2006 passou a contar com a participação de Portugal. Este ano, o País recebe o intercâmbio que promete ser frutífero em ideias e experiências. Para a vice-presidente da SPQ e docente do DQB-FCUL, Maria José Calhorda, a escolha de Lisboa para a sua realização “é um ponto importante nas celebrações do centenário [da SPQ, fundada em 1911] e reflete a importância crescente da Química Orgânica nacional, aumentando a sua visibilidade”.

Para assinalar esta ocasião o European Journal of Organic Chemistry vai lançar um volume especial com alguns posters apresentados durante o acontecimento.

Raquel Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Conceição Freitas é a nova diretora de CIÊNCIAS

Conceição Freitas revela medidas e metas do novo mandato 

Projeto ganhou prémio de sustentabilidade em 2023 

Autora tirou o curso de biologia em Ciências ULisboa 

Imagem composta com o Francisco e a Raquel na frente e a Faculdade de Ciências da ULisboa atrás

Abriram oficialmente no dia 1 de dezembro as candidaturas para mobilidades Erasmus + no Ano Letivo de 2026/2027.

Carlos Corela

Investigador do Instituto Dom Luiz é o novo Vice-Presidente do Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água em Portugal.

Aluno de mestrado disputou final de badminton pela ULisboa   

Investigação aponta caminhos para novas terapias de doenças neurodegenerativas  

Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

O programa “90 Segundos de Ciência” conquistou o Prémio Ciência Viva Media 2025.

ábacos e matemática

Evento tem lugar no Museu de História Nacional de História Natural e das Ciências

Ana Prata em formação

Visita de alunos do Liceu Camões na passada terça-feira

Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Páginas