18 a 20 de julho de 2012

FCUL recebe especialistas da área da Química Orgânica

Alunos da FCUL no pátio do C6
Eliseu Furtado

Pela primeira vez realiza-se em Portugal, mais precisamente na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, o “Spanish Portuguese Japanese Organic Chemistry Symposium (SPJ-OCS)”. O simpósio abre portas de 18 a 20 de julho e tem como língua oficial o Inglês.

Partilhar descobertas, estimular discussões sobre as tendências atuais no campo da Química Orgânica e promover novas colaborações são os principais objetivos deste evento, que reúne industriais e cientistas das áreas de Química Orgânica e outras relacionadas como, Catálise Homogénea e Heterogénea, Síntese, Design Molecular, Química dos Materiais e Química Medicinal.

A organização da sexta edição do congresso é dirigida por Amélia P. Rauter, professora do Departamento de Química e Bioquímica (DQB-FCUL), e conta com o apoio de 51 elementos no comité organizacional, entre eles 25 alunos da FCUL. Os jovens assumem um papel de destaque neste acontecimento. “Este congresso contribui para dar uma imagem do potencial científico de Portugal na área da Química Orgânica, bem como de outras relacionadas, e é um excelente momento para os jovens conhecerem pessoalmente especialistas vindos de vários países e discutirem, com eles, os seus trabalhos. Para além de contribuir para a internacionalização de Portugal nesta área, este encontro reúne investigadores da academia e de empresas, proporcionando novas oportunidades para os nossos jovens cientistas”, menciona Amélia P. Rauter.

O programa científico é constituído por 26 oradores convidados, aos quais se juntam cerca de uma centena de contribuições de especialistas que submeteram os seus trabalhos para exposições em poster, todos eles vindos de Portugal, Espanha e Japão. No fim, os quatro melhores trabalhos receberão um prémio atribuído pelas entidades Kinky Society of Chemistry, Spanish Royal Society of Chemistry, Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) e a empresa CIPAN. Da comissão de honra fazem parte 49 personalidades, entre os quais o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva e os ministros da Ciência e da Educação, e da Saúde, Nuno Crato e Paulo Macedo, respetivamente.

Principiado em 1997, este colóquio realiza-se de três em três anos. Inicialmente começou por ser uma iniciativa sob a organização de Espanha e do Japão, em 2006 passou a contar com a participação de Portugal. Este ano, o País recebe o intercâmbio que promete ser frutífero em ideias e experiências. Para a vice-presidente da SPQ e docente do DQB-FCUL, Maria José Calhorda, a escolha de Lisboa para a sua realização “é um ponto importante nas celebrações do centenário [da SPQ, fundada em 1911] e reflete a importância crescente da Química Orgânica nacional, aumentando a sua visibilidade”.

Para assinalar esta ocasião o European Journal of Organic Chemistry vai lançar um volume especial com alguns posters apresentados durante o acontecimento.

Raquel Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Gerhard Dorn, investigador da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, veio à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) explicar como é que o ensino da matemática pode mudar para produzir melhores resultados numa

Edifício C5

Número de investigadores citados voltou a aumentar em 2024

Empresa sediada no Tec Labs vai fazer testes em modelos animais

Unite!Widening pretende promover as melhores práticas na gestão da ciência

Candidaturas para profissionais administrativos terminam a 21 de setembro 

Ilustração de buraco negro

Os dados do Quasar RACS J0320-35 abriram novas pistas teóricas

Feira dos Núcleos de Estudantes

Feira registou estreia de três novos núcleos de estudantes 

Fotografia de grupo dos estudantes

CIÊNCIAS recebeu este mês 115 alunos em mobilidade, que irão estudar na nossa faculdade no primeiro semestre do ano letivo 2025/2026.

Foto da Reitoria da ULisboa vista a partir da Alameda da Cidade Universitária.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) consolidou a sua posição como a instituição portuguesa mais bem classificada no Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2025 da National Taiwan University (NTU), figurando entre as 200 melhores do mundo.

Miguel Pinto, doutorando de CIÊNCIAS

Doutorando de CIÊNCIAS vai pôr à prova teoria alternativa durante passagem pelos EUA 

Bolsas de apoio a estudos e investigação variam entre €1000 e €1500

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS, revela as expectativas para o novo ano letivo 

Grande auditório no arranque do ano letivo

Cerimónia juntou alunos no Grande Auditório para o início do novo ano

Manuel Martinho, vice-campeão europeu universitário de Taekwondo

Atleta de Taekwondo já aponta ao campeonato do mundo... e ao mestrado de Tecnologias da Informação!

Fachada de CIÊNCIAS

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai arrancar o novo ano letivo de 2025/2026 com uma reformulação nos departamentos.

Divulgação de temas científicos

Museu de História Natural e Jardim Botânico agregam maioria das atividades

Páginas