O Conselho Pedagógico da Ciências ULisboa preparou um conjunto de orientações relacionadas com as ferramentas de apoio ao ensino à distância, disponíveis no site da Faculdade e que visam ajudar os professores, investigadores e alunos durante este período de tempo sem aulas presenciais, uma medida implementada no âmbito do Plano de Contingência em Ciências COVID-19.
A Faculdade através dos seus membros e serviços tem estado a utilizar um conjunto de ferramentas, escolhendo as mais adequadas a cada estratégia de ensino. O conjunto de ferramentas de apoio ao ensino à distância passam pela utilização de videoconferência, gravação de pequenos módulos em vídeo para visualização diferida pelos alunos, o Kahoot! e o Moodle, estimulando o estudo autónomo dos alunos. Um outro exemplo é a utilização de salas de chat, usando ferramentas como o Slack. No âmbito desta abordagem, os professores poderão colocar slides com áudio e disponibilizar esse conteúdo nas páginas das disciplinas. Dessa forma, os professores conseguirão transmitir o conhecimento que seria dado nas aulas presenciais. Paralelamente, os alunos poderão esclarecer as suas dúvidas com os professores no período em que estariam fisicamente na aula.