Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Boas Práticas - A shared learning experience at CIÊNCIAS ULisboa.

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

DCI

No arranque desta Primavera, CIÊNCIAS acolheu a visita exploratória por parte de um grupo de 12 estudantes universitários, pertencentes aos órgãos de Direção das Faculdades e da Universidade de Groningen, sita nos Países Baixos.

Neste breve, mas extenso périplo do “Conhecimento e do Intercâmbio de Boas Práticas”, manifestado pelos visitantes, que integrou igualmente a visita à Universidade de Coimbra, CIÊNCIAS abordou os tópicos de interesse externo, referentes ao “Ensino”, (por Maria Margarida Cruz, Presidente do Conselho Pedagógico), à “Rede Alumni, Desafios e Estratégias”, (por Marco Matos, Área de Relações Externas), aos projetos de “Saúde e Bem-Estar na Comunidade Académica”, (por Ana Prata, Coordenação do Ciências em Harmonia) e ao modelo de funcionamento do “Associativismo Académico em CIÊNCIAS”, (por José Maria Diogo e Carlos Gonçalves, Direção da Associação dos Estudantes). 


José Maria Diogo e Marco Matos
Fonte: DCI


Ana Prata, Carlos Gonçalves e Maria Margarida Cruz
Fonte: DCI

Para além ainda das apresentações sobre a Faculdade, e sobre as atividades acompanhadas e decorrentes do Programa Erasmus+, as quais contemplam um Acordo de Parceria com a Universidade de Groningen, esta iniciativa traduziu-se sobretudo por um dia cheio de ações tão necessárias e relevantes do foro académico, no qual a missão externa pode contar com o vincado empenho organizativo por parte dos estudantes de CIÊNCIAS, no nome da sua Associação, quer ainda dos Núcleos de Acompanhamento Curricular, mas não só, na visita guiada ao campus e na apresentação das respetivas atividades de apoio à comunidade estudantil.

Às palavras expressas por parte do grupo da Universidade de Groningen, referentes ao dia do evento (…) what an inspiring day at CIÊNCIAS (…), Paula Estrócio e Sousa, (Organização do evento e funcionária de Relações Internacionais desde 1999 em CIÊNCIAS),  acrescenta (…) que no quadro desta iniciativa, fica e ficou certamente um novo desafio e ponto a debate a ser inscrito nas atuais e futuras Agendas das Instituições de Ensino Superior europeias, e não só:  uma nova era apresenta-se na “Abordagem” destas temáticas, a qual deve incluir toda a comunidade académica nos processos decisórios, para a melhoria, desenvolvimento e incremento das boas páticas nas IES, nas quais as Direções das Universidades devem sempre comparecer (…).  


Para além das apresentações institucionais esta iniciativa traduziu-se também numa visita guiada ao campus e na apresentação das respetivas atividades de apoio à comunidade estudantil.
Fonte: DCI

Sublinham-se ainda alguns pareceres dos principais intervenientes desta iniciativa:

Presidente da Direção da Associação dos Estudantes de CIÊNCIAS, José Maria Diogo

 (…) A Universidade é um local de aprendizagem e troca de conhecimento. Porém, não devemos limitar-nos à sabedoria que nos é transmitida pelos professores da nossa Instituição, mas sim procurar o intercâmbio de cultura e informação, onde quer que esta se encontre. A visita dos nossos colegas da Universidade de Groningen à Ciências ULisboa demonstra o real compromisso que a Faculdade assume perante a abertura do conhecimento a toda a comunidade académica, científica e estudantil (…)”.

(…) Agradecemos o convite por parte de Ciências (…)  para acolher estes jovens com sede de conhecimento, bem como a todas as estruturas estudantis da Faculdade que nos ajudaram a receber os nossos colegas (…) .”

 

Ana Prata, Coordenação do Projeto Ciências em Harmonia em CIÊNCIAS

 (…) realço a importância dos alunos poderem contactar com realidades diferentes daquela em que convivem — e de como isso funciona em dois sentidos(…).

(…) Na verdade, é ótimo abrirmos a porta e recebermos alunos de outro País, de um contexto completamente diferente, e partilharmos o que fazemos cá (…) Ciências tem muito a ganhar quando isso acontece, porque acabamos por crescer todos ao ouvir tanto o que nos une, como o que nos separa (…)

(…) Agradeço a oportunidade (…) como membro e coordenadora do Ciências Harmonia, e explorar o que é que um projeto deste género acrescenta à comunidade (…) que tenhamos mais iniciativas destas no futuro! (…).

 

Marco Matos, Área de Relações Externas de CIÊNCIAS    

“Os Alumni são, cada vez mais, uma área estratégica das IES a nível nacional e internacional. Por isso, considero que a partilha, neste tópico, com os Student Ambassadors da Universidade de Groningen foi muito positiva. Existem desafios comuns e é sempre interessante conhecer novas soluções para os ultrapassar. Quem sabe a Universidade de Groningen não passe a ter a partir de agora um pouco de CIÊNCIAS. E CIÊNCIAS um pouco da Universidade de Groningen.”

Paula Estrócio e Sousa
pcsousa@ciencias.ulisboa.pt
Fotografia de grupo dos estudantes

CIÊNCIAS recebeu este mês 115 alunos em mobilidade, que irão estudar na nossa faculdade no primeiro semestre do ano letivo 2025/2026.

Foto da Reitoria da ULisboa vista a partir da Alameda da Cidade Universitária.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) consolidou a sua posição como a instituição portuguesa mais bem classificada no Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2025 da National Taiwan University (NTU), figurando entre as 200 melhores do mundo.

Miguel Pinto, doutorando de CIÊNCIAS

Doutorando de CIÊNCIAS vai pôr à prova teoria alternativa durante passagem pelos EUA 

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS, revela as expectativas para o novo ano letivo 

Bolsas de apoio a estudos e investigação variam entre €1000 e €1500

Grande auditório no arranque do ano letivo

Cerimónia juntou alunos no Grande Auditório para o início do novo ano

Manuel Martinho, vice-campeão europeu universitário de Taekwondo

Atleta de Taekwondo já aponta ao campeonato do mundo... e ao mestrado de Tecnologias da Informação!

Fachada de CIÊNCIAS

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai arrancar o novo ano letivo de 2025/2026 com uma reformulação nos departamentos.

Divulgação de temas científicos

Museu de História Natural e Jardim Botânico agregam maioria das atividades

Céu

CIÊNCIAS ULisboa lamenta o triste acontecimento e apresenta as condolências aos seus familiares, amigos, colegas e antigos estudantes.

Vista do cabo de São Vicente

Estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) traz nova explicação para os grandes sismos que afetaram Lisboa em 1755 e 1969.  

Reitoria da ULisboa

A Universidade de Lisboa está entre as 300 melhores universidades do mundo, segundo o mais antigo, influente e conceituado ranking mundial

Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas decorre entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Páginas