Crónicas em Ciências

Dia Europeu da Estatística

20 de outubro comemorou-se o Dia Europeu da Estatística

Estatística, pilar transversal da ciência

unsplash - Stephen Dawson
Tiago Marques
Tiago Marques
Imagem cedida por TM

Dia 20 de outubro comemorou-se o Dia Europeu da Estatística pelo 4.º ano consecutivo. O Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa juntou-se à celebração, numa sessão com três convidados de peso - Hygor Piaget, postdoc do Centro de Física Teórica e Computacional, Carlos da Camara, professor do Departamento de Engenharia Geográfica Geofísica e Energia e investigador do Instituto Dom Luiz, e Vitor Sousa, professor do Departamento de Biologia Animal e investigador do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais -, que apresentaram de forma clara a Estatística como pilar transversal da ciência.

Recordámos Peter Diggle, ex-presidente da Royal Statistical Society: qualquer universidade que seja orientada para a investigação, como é o caso da Ciências ULisboa, deveria incluir um sólido instituto de estatística, com membros ligados a um departamento de estatística e às diferentes áreas fundamentais, permitindo assim a fertilização cruzada de ideias, promovendo o desenvolvimento da teoria estatística e suportando a investigação aplicada.

Vivemos numa sociedade em que a informação é poder.

Para obtermos conhecimento a partir de dados, hoje em dia recolhidos de forma automática e massiva, precisamos de duas disciplinas: a Informática, que processa os dados, e a Estatística, que os transforma em informação útil. A Literacia Estatística está na ordem do dia. Somos constantemente bombardeados com estatísticas que na realidade são difíceis de interpretar e muitas vezes nos induzem em erro.

Vitor Sousa
Vitor Sousa durante a palestra
Imagem cedida por TM

Basta “surfar” na net para encontrar estudos com paragonas arrojadas: comer 76g de carne processada por dia, comparado com 21g, aumenta em 20% o risco de contrair cancro. Assustador, não é? A vida hoje em dia é assustadora. Mas e se a informação for tratada de forma menos sensacionalista e mais honesta? Os dados mostram que em cada 10000 pessoas do primeiro grupo, 40 foram diagnosticadas com um cancro, enquanto que mais oito, ou seja 48 pessoas, foram diagnosticadas com um cancro no segundo. Quer dizer que se comer três fatias de bacon todos os dias tenho uma probabilidade de contrair a doença de 0.0048, comparada com 0.004 se não o fizer? Muda a perspetiva… não é?

 

Tiago Marques, membro do CEAUL
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

Páginas