Programa CMU Portugal investe cerca de 390 mil euros em seis projetos na área das TIC

Tiago Guerreiro e Jodi Forlizzi lideram “Agência de Adultos Idosos em Interação Humano-Robot

Digital Cyber Circuit Head 3d

“Foi com agrado que recebemos esta notícia, que permitirá continuarmos a investigação na intersecção entre a acessibilidade e interação humano-robô", diz Tiago Guerreiro

Storyblocks

Concurso para Projetos Exploratórios no âmbito do Programa CMU Portugal – 2021 - projetos aprovados

Ciência de dados confiável para melhorar a eficiência nas instituições de cuidados de saúde: o caso da referência médica
Instituição principal em Portugal: NOVA.ID.FCT

PROMETHEUS - Plataforma de PocketQube concebida para acesso da Investigação e do Ensino ao Espaço
Instituição principal em Portugal: Universidade do Minho

Agência de Adultos Idosos em Interação Humano-Robot
Instituição principal em Portugal: FCiências.ID

Desanonimização Supervisionada de Tráfego na Dark Web para Investigação de Cibercrime
Instituição principal em Portugal: INESC-ID/INESC/IST/ULisboa

IA-Humano co-design de exoskins robóticas personalizáveis e conformáveis, para exercício físico, próteses e reabilitação
Instituição principal em Portugal: ISR Lisboa

DIVINA: Deteção de Vulnerabilidades de Injeção em Aplicações Node.js
Instituição principal em Portugal: INESC-ID/INESC/IST/ULisboa

Um dos seis novos projetos financiados pelo Programa Carnegie Mellon University (CMU) Portugal no âmbito do concurso da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para projetos exploratórios 2021, na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) intitula-se “Agência de Adultos Idosos em Interação Humano-Robot” e tem como investigadores principais Tiago Guerreiro, professor do Departamento de Informática da Ciências ULisboa e coordenador do grupo Accessibility and Ageing no Lasige e Jodi Forlizzi, professora na CMU.

O novo conjunto de projetos anunciado em dezembro passado vai envolver investigadores de dez instituições portuguesas em colaboração com cinco departamentos daquela universidade norte-americana e devem principiar nos próximos meses. Segundo comunicado de imprensa emitido pelo Programa CMU Portugal, as equipas de investigação das Universidades de Coimbra, de Lisboa, do Minho e do Porto recebem para o efeito cerca de 390 mil euros para explorar áreas tão diversas como ciência de dados aplicada aos cuidados de saúde, a criação de satélites, a interação homem-máquina, a supervisão de tráfego para investigação de cibercrime, etc..

“Foi com agrado que recebemos esta notícia, que permitirá continuarmos a investigação na intersecção entre a acessibilidade e interação humano-robô, co desenhando e avaliando cenários responsáveis em que os robôs servem as necessidades da sociedade”, diz Tiago Guerreiro. Este projeto, em particular, foca-se no estudo da transferência de agência para pessoas idosas na interação humano-robô. Como podemos mudar a agência dos robôs para as pessoas e ajudá-las a fazer coisas que valorizam é a pergunta feita por Tiago Guerreiro. O cientista responde que para cumprir os objetivos propostos pelo projeto, foi reunida uma equipa multidisciplinar - ciência da computação, interação pessoa-máquina, psicologia cognitiva, robótica, design industrial - do Lasige Ciências ULisboa e que junta além da sua pessoa, ainda Hugo Simão, Ana Pires, João GuerreiroAndré Rodrigues; e ainda a equipa de Alexandre Bernardino, professor do Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no Institute for Systems and Robotics (ISR) de Lisboa, assim como Jodi Forlizzi.

A missão do Programa CMU Portugal é colocar o país na vanguarda da inovação em áreas focadas de TIC, através da investigação de ponta, da excelência na formação pós-graduada e de uma ligação muito próxima com a indústria portuguesa. O Programa é financiado pela FCT e resulta de uma colaboração entre o governo português e a universidade norte-americana, iniciada em outubro de 2006 e já renovada até 2030. Esta parceria internacional envolve, para além da CMU, 15 universidades portuguesas, e mais de 150 empresas parceiras. O Programa apoiou até hoje 77 projetos colaborativos de investigação, sendo que 12 foram lançados em 2020. Estes projetos já impulsionaram a criação de 12 startups, que atraíram mais de 200 milhões de dólares de investimento de capital de risco, na sua maioria internacional e criaram mais de mil postos de trabalho.

Para Nuno Nunes, codiretor do Programa CMU Portugal, “é importante fomentar ideias que estão apenas a começar porque a maior parte delas irá certamente dar origem a promissores projetos de investigação”. Ainda que se trate de projetos de curta duração, a codiretora nacional do Programa CMU Portugal, Inês Lynce, refere a este propósito que “o seu impacto vai muito para além destes 12 meses de projeto. Essas iniciativas são um grande passo para estabelecer as bases para futuras colaborações e uma grande oportunidade de investir em novas oportunidades de investigação com foco na resolução de problemas do mundo real”.  

Desde 2017, o Programa lançou três concursos para projetos exploratórios, com um total de 21 projetos financiados. Segundo a FCT o concurso de 2021 elegeu 33 candidaturas.

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Licenciaturas CNA 2024

Vem definir o teu futuro e descobre o que temos preparado para ti. Candidata-te a CIÊNCIAS ULisboa!

Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

o passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Páginas