Access for All? Reflections on Interactive Technology and Disability
Distinguished Talk @DI/LASIGE, por Kathrin Gerling.
Distinguished Talk @DI/LASIGE, por Kathrin Gerling.
Workshop de participação gratuita, mediante inscrição até 16 de abril.
Um dos seis novos projetos financiados pelo Programa CMU Portugal no âmbito do concurso da FCT para projetos exploratórios 2021, na área das TIC intitula-se “Agência de Adultos Idosos em Interação Humano-Robot”.
Neurosciences and Neuromodeling Seminar, por Tiago Guerreiro (Ciências ULisboa, LASIGE).
Regenerar um vazio urbano entre Ajuda e Alcântara: reflexões e propostas.
Uma mudança cultural e a criação de uma nova mentalidade na conceção de ferramentas para atividades profissionais e privadas para todos os cidadãos europeus, na posse das suas totais capacidades ou com alguma limitação, é o objetivo da ação LEAD-ME COST, que tem Carlos Duarte, professor do Departamento de Informática, investigador do LASIGE Ciências ULisboa, como membro do comité de gestão desta ação.
Professores, investigadores e alunos da Ciências ULisboa estão a estudar e desenvolver novos ambientes de programação inclusiva para crianças no LASIGE.
“A tecnologia deve poder ser usada por todas as pessoas!”, diz Carlos Duarte, professor do Departamento de Informática, investigador do LASIGE Ciências ULisboa, e recentemente membro do World Wide Web Consortium (W3C) e da Ação COST LEAD-ME -Leading Platform for European Citizens, Industries, Academia and Policymakers in Media Accessibility.
A Universidade de Lisboa, através da sua Rede Temática Interdisciplinar da Mobilidade Urbana Inteligente - RedeMOV, acolhe e promove a iniciativa da Plataforma Alentejo, uma iniciativa da estratégia integrada da acessibilidade sustentável do Alentejo nas ligações Nacional e Internacional. Nesse sentido, vai ser realizado um evento subordinado ao tema do Transporte Ferroviário Regional no Alentejo - Acessibilidades, Sustentabilidade e Território.
No âmbito dos projetos “MoTHER – Mobilidade e Transição em Habitações Especiais e Reativas” e “HIPE – Habitações Interativas para Pessoas Excecionais”, Manuel J. Fonseca, Luís Carriço e Tiago Guerreiro, professores do Departamento de Informática e investigadores do Laboratório de Sistemas Informáticos de Grande Escala, irão desenvolver soluções tecnológicas para melhorar a qualidade de vida, nomeadamente a autonomização de pessoas com lesões vertebro medulares, alojadas em residências da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.