BinBot

Projeto de aluno de CIÊNCIAS na final do concurso Red Bull Basement em Tóquio

Foto Frederico Correia Cerqueira.
Red Bull Basement / DCI

Frederico Correia Cerqueira, aluno do Mestrado em Engenharia Informática de CIÊNCIAS, e Manuel Santos, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, desenvolveram o projeto BinBot: um robot alimentado por energia solar que pode ser a solução para revolucionar a limpeza urbana, de espaços comerciais, festivais de música e outros eventos.

O BinBot é o finalista da 6.ª edição nacional do concurso de inovação Red Bull Basement. A dupla de empreendedores vai agora levar o seu projeto além-fronteiras e representar Portugal na Final Mundial, que decorre de 2 a 5 de dezembro em Tóquio, no Japão e que este ano conta com mais de 40 países, oriundos de 5 continentes.

Conversámos com o Frederico antes da sua ida para a Final, para sabermos mais sobre BinBot.


Como surgiu a ideia para o BinBot e quem são os membros do projeto?

Frederico Correia Cerqueira (FCC)  O conceito surgiu no âmbito de uma aula de empreendedorismo em que tínhamos que escolher uma ideia. Estávamos num jardim e olhámos à volta, vimos que havia lixo no chão e percebemos que podíamos criar um projeto à volta desse problema. O Manuel Santos e também outro colega, o Ricardo, faziam parte deste grupo de empreendedorismo que concebeu a ideia. Depois o projeto foi escalando e sendo melhorado.

Qual é vantagem de implementar Inteligência Artificial (IA) num robot de limpeza?

FCC — A IA vai ajudar o robot a detetar e diferenciar lixo no chão, de forma a identificar corretamente o que é lixo e o que são obstáculos ou pessoas, para poder desviar-se. Existe também uma componente de comunicação. Não queremos que seja apenas um robot aspirador, queremos que seja capaz de conversar com os utilizadores, para perceber onde estão os locais a precisar de limpeza.

Para além disto, é sustentável, já que é alimentado a energia solar.

FCC — Para nós, não fazia sentido um projeto nesta área que não fosse totalmente sustentável. Inicialmente não fazia parte do conceito, mas percebemos que poderíamos alterar o robot para usar esta fonte de energia.

Em que fase está o projeto?

FCC — Já temos o modelo de negócio planeado. Neste momento estamos na fase de criar o primeiro protótipo e arranjar parcerias. Depois queremos patentear a ideia, criar uma start-up e avançar com o negócio.

 

 

Tens alguma curiosidade sobre o BinBot que gostasses de partilhar?

FCC — Sim, o BinBot também pode ser usado como uma papeleira “normal”. Há dois problemas principais ligados ao lixo urbano: a falta de uma limpeza eficiente do lixo, mas também o facto de que há poucos caixotes do lixo e papeleiras, o que pode levar as pessoas a deitarem o lixo para o chão. Pensámos neste robot como um 2 em 1: aspira o lixo que já está no chão e possibilita às pessoas colocarem o seu lixo diretamente.

Como surgiu a ideia de concorrerem ao Red Bull Basement e como foi a experiência de ganharem a edição nacional?

FCC — A ideia surgiu na FCUL, vi um anúncio afixado num dos pilares, tirei foto, enviei para o grupo e decidimos logo concorrer. Tínhamos poucas expectativas, mas quando soubemos que tinhamos ganho a edição nacional, ficámos muito entusiasmados, porque percebemos o potencial para o projeto.

Quais são as tuas expectativas para a Final Mundial?

FCC — A primeira expectativa é ganhar. Mas também queremos adquirir conhecimentos, estabelecer parcerias e talvez encontrar um investidor que consiga levar o projeto para o próximo nível.

 


O Red Bull Basement é um concurso de ideias que capacita a próxima geração de inovadores para desenvolver e lançar ideias geniais, aceleradas pela tecnologia de IA.

A equipa vencedora vai participar num programa de aceleração de três semanas em Silicon Valley e Los Angeles em 2025, onde terá acesso a oportunidades inovadoras e contacto com líderes do setor.

João Silva, Gabinete de Comunicação de Ciência da DCI CIÊNCIAS
jcmsilva@ciencias.ulisboa.pt
Participantes do Nighttime Lettter Writing falam em círculo

No dia 21 de novembro, CIÊNCIAS acolheu a primeira edição portuguesa do Nighttime Letter Writing, um evento de escrita de cartas à mão a apelar a doações para alunos com carências económicas.

Foto Frederico Correia Cerqueira.

Frederico Correia Cerqueira, aluno do Mestrado em Engenharia Informática de CIÊNCIAS, e Manuel Santos, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, desenvolveram o projeto BinBot: um robot alimentado por energia solar que pode ser a solução para revolucionar a limpeza urbana, de espaços comerciais, festivais de música e outros eventos.

Equipas do Health Crossing Borders e do Lotus.

Os pitches dos projetos Health Crossing Borders e Lotus foram distinguidos com o 1.º e o 2.º lugar, respetivamente, na categoria de estudantes da competição promovida pela H-INNOVA Health INNOVAtion HUB na Digital Health Summit 2024, que decorreu no Funchal na ilha da Madeira, nos dias 26 e 27 de novembro.

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano

Cristina Branquinho, Sofia Augusto e Helena Cristina Serrano, investigadoras de CIÊNCIAS no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (CE3C), são 3 das autoras do capítulo “Drivers of change and their impacts on the WEFE nexus in the Mediterranean region”. 

Alan Phillips, investigador de Ciências, pelo sétimo ano consecutivo na lista de autores mais citados

Alan Phillips, investigador do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), desenvolve o seu trabalho na área da Microbiologia e foi, este ano, reconhecido pela 7.ª vez consecutiva como um dos investigadores mais citados a nível mundial na categoria de Ciência Vegetal e Animal, na lista Highly Cited Researchers 2024 da Clarivate Analytics.

GEOxyz

No dia 6 de novembro, a GEOxyz, empresa de referência na área de hidrografia e serviços geofísicos e geotécnicos, abriu oficialmente um novo escritório em CIÊNCIAS.

Alunos do Colégio Moderno visitam CIÊNCIAS

Cerca de 200 alunos dos 3.º e 4.º anos participaram, nos dias 18 e 21 de novembro, em atividades de sensibilização no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Logo ao início da manhã, em ambos os dias, os mais pequeninos receberam as boas-vindas do Diretor de CIÊNCIAS, Luís Carriço.

Filipe Duarte Santos.

O Prémio Ciência Viva Media 2024 foi atribuído ao podcast 'A Escala do Clima' de Filipe Duarte Santos, geofísico e professor catedrático de CIÊNCIAS, em colaboração com o jornalista Francisco Sena Santos.

Professor Rui Agostinho

O percurso do professor Rui Agostinho foi celebrado numa sessão de homenagem com sala lotada, onde as cadeiras foram ocupadas por colegas de décadas e alunos de hoje, onde o carinho e a emoção pelo docente foram palpáveis.

Jorge Buescu

“Comunicar e divulgar Ciência de forma rigorosa é uma tarefa cada vez mais importante”. Quem o diz é o professor Jorge Buescu, matemático de CIÊNCIAS, hoje galardoado com o Grande Prémio Ciência Viva 2024.

Foto da equipa do projeto TaMuK a receber o prémio.

O projeto TaMuKTargeting Mutated KRAS, recebe o prémio Basinnov Innovation Award 2024, pelo desenvolvimento de um novo metalofármaco destinado ao tratamento de cancros com mutação na proteína KRAS, entre os quais se destacam os cancros colorretal e do pâncreas.

Semana Europeia da Prevenção de Resíduos em ciências

O programa inclui uma mini palestra com as Professoras Teresa Dias e Cristina Cruz do Departamento de Biologia Vegetal.

Logótipo da ULisboa, sobre um fundo em tons de vermelho e preto

A ULisboa destaca-se a nível mundial nas áreas de Engenharia Naval e Oceânica (4.º lugar), Engenharia Civil e Ciências Veterinárias (ambas em 44.º lugar), Engenharia Mecânica (50.º lugar), conforme divulgado pelo Global Ranking of Academic Subjects 2024 do Ranking de Shanghai.

Imagem de moléculas de CO2 e fotos dos investigadores.

A inovadora descoberta dos cientistas do Departamento de Química e Bioquímica (DQB) poderá contribuir para a diminuição das emissões de carbono da indústria e para a transição para um modelo de produção mais verde.

Foto de Maria Adelaide Ferreira a discursar na Ocean Summit

Lisboa foi palco da primeira edição da Ocean Summit, um evento que junta especialistas oriundos de quatro continentes, para falarem de inovação para a sustentabilidade do oceano.

Foto da sessão aberta ao público que decorreu em CIÊNCIAS

Entre os dias 28 e 30 de outubro o consórcio internacional responsável pela missão Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) reuniu-se em CIÊNCIAS e no Pavilhão do Conhecimento – Centro Ciência Viva.

Professores e Investigadores de CIÊNCIAS

Na passada quarta-feira, a região de Valência, em Espanha, foi assolada por cheias devastadoras: em 8 horas choveu o equivalente a um ano, num fenómeno provocado por uma gota fria, ou DANA - depresión aislada en niveles altos, na sigla em espanhol.

Foto de grupo dos bolseiros Gulbenkian Novos Talentos 2024 de CIÊNCIAS.

Este ano foram 13 os estudantes de CIÊNCIAS premiados com Bolsas Gulbenkian Novos Talentos, marcando uma subida em relação aos 11 do ano passado.

Imagem da Reitoria da Universidade de Lisboa com o logo do NTU Ranking.

A ULisboa continua a ser a melhor universidade portuguesa e uma das 200 melhores do mundo em várias áreas científicas investigadas em CIÊNCIAS, da Geociência à Física.

Nuno Garcia, Professor Auxiliar de CIÊNCIAS e investigador no LASIGE, foi o formador do curso.

Realizou-se hoje em CIÊNCIAS a primeira sessão de formação deste Programa, que contou com a presença da Ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes.

Primeira reunião do projeto Twinning 3BATwin

Nos dias 2 e 3 de outubro realizou-se, em CIÊNCIAS, a reunião de abertura do projeto ‘3BAtwin - Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging’, um projeto Twinning europeu coordenado pela FCiências.ID, com a coordenação científica da investigadora Raquel Conceição.

Foto de grupo da organização do evento

Terminou, no passado dia 19 de outubro, no Grande Auditório de Ciências ULisboa, a 16.ª edição do Workshop on BioMedical Engineering, um evento onde professores, investigadores e estudantes se juntam para construir um espaço “onde a Tecnologia encontra a Medicina”.

Sessão de Posters CIÊNCIAS Research & Innovation Day 2024

Centenas de participantes, entre investigadores e comunidade académica, juntaram-se no Grande Auditório para debater o tempo da Ciência e a Ciência do tempo. Salvatore Capozziello, keynote speaker, confirmou que as teorias sustentam a possibilidade de viagens no tempo.

Polvos e peixes caçam em equipa

Os investigadores Eduardo Sampaio e Rui Rosa, do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, provaram que os polvos e os peixes caçam em equipa de forma organizada.

Distribuição geográfica e afiliações institucionais dos membros do ERGA-Portugal

O Atlas Europeu de Genomas de Referência (ERGA) é um projeto-piloto que visa desvendar o património genómico de 98 espécies, contribuindo para o seu conhecimento e conservação.

Páginas