Uma fissura no fundo do Atlântico pode explicar os grandes sismos de Lisboa

Vista do cabo de São Vicente

Vista do cabo de São Vicente: a fissura agora identificada situa-se a 200 quilómetros ao largo daquele cabo

Vasco Celio

Estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) traz nova explicação para os grandes sismos que afetaram Lisboa em 1755 e 1969.  

O artigo, agora publicado na Nature Geosciences, resolve um “enigma” que intrigava a comunidade científica: na zona conhecida como a origem geográfica do sismo de 1969, não era conhecida nenhuma falha óbvia que explicasse a sua magnitude. Para além disso, nesta região nunca tinha sido encontrada uma falha com dimensões suficientes para gerar um sismo como o de 1755.

O que o estudo revela é que há uma porção da placa tectónica que se está a separar, num processo chamado “delaminação”. Este processo implica que a placa esteja a sofrer uma fratura horizontal, como se a rocha fosse separada por uma lâmina. Ao abrir uma fissura, a parte inferior afunda-se enquanto que a parte superior se mantém numa posição horizontal inalterada, tornando imperceptível qualquer alteração geológica apenas pela observação do fundo do mar.

“Fizemos um estudo que colocou sismómetros no fundo do mar durante oito meses a registar pequenos sismos. Percebemos que naquela zona havia um cluster, um conjunto de pequenos sismos a grande profundidade, a cerca de 30 a 40 quilómetros de profundidade, o que é um bocadinho anormal. E, portanto, há aqui uma combinação de várias observações que apontam para que está ali a acontecer um processo que está a gerar sismicidade”, explicou o investigador.

A investigação, liderada por João C. Duarte, professor e investigador no Instituto Dom Luiz - IDL, contou também com a participação de Sónia Silva, Filipe M. Rosas, Pedro Terrinha e António Ribeiro, do IDL, bem como investigadores de outras instituições. 


Saiba mais sobre este assunto nos média:

Tânia Marques - Gabinete de Comunicação de Ciência - DCI CIÊNCIAS
trmarques@ciencias.ulisboa.pt
Navio de investigação no mar antártico

Descubra como a investigação do MARE está a fazer a diferença no continente branco.

Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

O programa “90 Segundos de Ciência” conquistou o Prémio Ciência Viva Media 2025.

ábacos e matemática

Evento tem lugar no Museu de História Nacional de História Natural e das Ciências

Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Páginas