Seminário do DF: “Prémio Nobel em Física 2014”

Resumo:

Atribuído a Isamu Akasaki, Hiroshi Amano and Shuji Nakamura pela “Invenção dos díodos emissores de luz azul eficientes que permitiram a construção de fontes luminosas brancas com consumos de energia muito baixos”.

Os díodos emissores de luz são conhecidos desde meados do século passado (1950-1960). São dispositivos construídos com base na tecnologia de semicondutores e permitem obter luz de vários comprimentos de onda. No entanto só no final dos anos da década de 1980 é que foi possível obter díodos emissores de luz azul que permitiram construir fontes de luz branca de rendimento muito elevado. A capacidade de utilização na sociedade deste tipo de fonte luminosa não poluente, com eficiências muito maiores que as fontes luminosas anteriores, corresponde a uma enorme poupança de energia a nível mundial já que na iluminação são utilizados cerca de 25% dos gastos totais de energia eléctrica.  

Neste seminário apresentar-se-ão os díodos emissores de luz e os avanços importantes que levaram à descoberta premiada.

 

Orador: Prof.ª Margarida Cruz (DF FCUL/CFMC)

Dia 05/11/2014, às 14h, no anfiteatro 1.4.14

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Palestra por Andrea Peruffo (RedHat).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Earth Systems Seminar, por Nuno Pimentel (Geology Department and Instituto Dom Luiz, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa; Geoparque OESTE - Scientific Coordinator).

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Richard Brito (CENTRA, Instituto Superior Técnico).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Diogo Pereira (CEMAT, Instituto Superior Técnico).

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

Seminário "Ásia-Europa, 1500-1800", por Rui Loureiro (ISMAT & CHAM/NOVA).

Seminário Doutoral (Doutoramento em Informática), por Robin Vassantlal.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Ignacio Suay-Matallana (Universidade de Valência).

Mathematical Logic Seminar, por Paulo Guilherme Santos (ISCAL and CMAFcIO).

Título do evento, acompanhado de representações de espécies animais/vegetais e dos logótipos dos organizadores

A comunidade de Ciências, em conjunto com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, inventaria e regista toda a biodiversidade que consiga observar.

Palestra por Bruno Baptista (RedHat).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Exposição "Formas & Fórmulas"

Dia 20 de maio, pelas 18h30, na sala 6.2.33 de Ciências (com transmissão online).

Páginas