Seminário

A New Algorithm for Inference in Hidden Markov Models with Lower Span Complexity

Sala P3.10, Instituto Superior Técnico (com transmissão via Zoom)

Por Diogo Pereira (CEMAT, Instituto Superior Técnico).

The maximum likelihood problem for Hidden Markov Models is usually numerically solved by the Baum-Welch algorithm, which uses the Expectation-Maximization algorithm to find the estimates of the parameters. This algorithm has a recursion depth equal to the data sample size and cannot be computed in parallel, which limits the use of modern GPUs to speed up computation time. A new algorithm is proposed that provides the same estimates as the Baum-Welch algorithm, requiring about the same number of iterations, but is designed in such a way that it can be parallelized. As a consequence, it leads to a significant reduction in the computation time. We illustrate this by means of numerical examples, where we consider simulated data as well as real datasets.

Transmissão por Zoom.

14h30
CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa / CEMAT - Centro de Matemática Computacional e Estocástica
Data e logótipo do evento

Atenção! Este evento vai aumentar a tua pressão arterial. O WBME é um evento de entrada livre que certamente não vais querer perder!

Título da iniciativa e fotografia de pessoas a correr

A Universidade de Lisboa associa-se à Corrida Sempre Mulher, oferecendo as primeiras 70 inscrições na Caminhada, para integrar o grupo da ULisboa. A iniciativa é aberta a toda a comunidade da ULisboa, mediante inscrição até 07 de outubro.

Curso dirigido a estudantes de todos os ciclos e a profissionais (académicos ou não) que lidem com informação que necessite ser analisada e suportada com metodologia estatística, com foco na resolução de problemas e no apoio à tomada de decisão.

INTERSELF Interdisciplinary Conference.

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Sara Faria.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Célio Fernandes (Departamento de Engenharia Mecânica, Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário de Pós-graduação (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Seminário de Formação Avançada em Jardins, Paisagens e Ambiente, por Samira Peruchi Moretto (Universidade Federal da Fronteira Sul, Brasil).

Latest results from the deepest astronomical surveys

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Salvatore Capozziello (University of Naples "Federico II", Italy).

Seminário de Lógica Matemática, por Oriola Gjetaj (University of Ghent).

Starting from a discussion of what is meant by "perception and conception of Time", we discuss the concept of absolute and relative time in Science.

Título/data/local do evento, gravura alusiva à sustentabilidade e fotografia de Filipe Duarte Santos

A quinta conferência da Green Savers, intitulada “Sustentabilidade: uma visão 360º”, visa explorar a importância da sustentabilidade como fator primordial para o sucesso e longevidade das empresas modernas.

Ciências Research & Innovation Day 2024

Join us on October 22 (Tuesday) for the 6th edition of Ciências Research & Innovation Day: an opportunity for faculty, researchers and innovators to share their work with both the internal and external community, fostering collaboration and networking.

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Ângela Inácio (Instituto de Saúde Ambiental).

Título/data/local do evento e logótipo da Unite!

A Universidade de Lisboa acolhe a segunda edição do Unite! Widening Open Science Policy Forum, centrado na promoção do desenvolvimento de universidades europeias de ciência e inovação aberta.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Ana Duarte Rodrigues (CIUHCT, DHFC CIÊNCIAS ULisboa).

Título/data/local do evento e logótipos das entidades participantes

Ignite IAstro - evento especial em Sintra, no âmbito da conferência internacional sobre o Universo profundo, Deep 24.

Título/data/local do evento e três fotografias relacionadas com a permacultura

Permacultura? Não é uma pseudociência esotérica? Uma utopia sem fundamento científico? Para desmistificar estas e outras ideias, o permacultor certificado Tiago Silva (SmartLeap) guiar-te-á pelos caminhos desta prática multidisciplinar, fundada em sólidas bases empíricas.

Our goal is to promote interdisciplinary dialogue and the cross-fertilization of ideas, which will enrich our theoretical reflection and mobilise change within the academic community and provide tools for social engagement.

Título "Prémio Universidade de Lisboa '23"

Instituído com o apoio da Caixa Geral de Depósitos, o Prémio ULisboa tem como objetivo distinguir e premiar uma individualidade de nacionalidade portuguesa ou estrangeira, que tenha contribuído de forma notável para o progresso e o engrandecimento da Ciência e/ou Cultura e projeção internacional de Portugal.

Ariel Space Mission - Consortium Meeting Lisbon

A reunião de fim de ano do Consórcio responsável pela missão espacial Ariel da Agência Espacial Europeia (ESA) vai realizar-se em CIÊNCIAS e no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva.

Título dos prémios e representação de tronco humano

Submissão de trabalhos de Mestrado e de Doutoramento realizados na ULisboa, ligados à temática da saúde, até 30 de outubro.

Logótipo e data do evento

O primeiro Tropical Summit visa reunir líderes de todo o mundo para abordar os desafios tropicais mais prementes.

Título/data/local do evento, logótipos da entidade organizadora e fotografia de mãos na água

Encontro Alumni ULisboa 2024 - a inscrição é obrigatória, tendo um preço simbólico para apoiar o projeto Bolsas Alumni Solidário.