3.º Ciclo

Submeta o seu trabalho final através do Fénix.

Esta funcionalidade não se aplica a trabalhos de natureza confidencial. Estes deverão ser entregues presencialmente na Área de Estudos Pós-Graduados.

Documentação a submeter

Requerimento de admissão a provas de doutoramento;
Declaração de disponibilização no repositório da Universidade de Lisboa;
- Parecer(es) do(s) orientador(es), sobre a conformidade da tese, para ser submetida a provas (em papel timbrado da Instituição onde exerce(m) funções);
- Versão da Tese (versão provisória), gravada em formato pdf;
- Curriculum Vitae, gravado em formato pdf.

Paralelamente, o aluno poderá ter que entregar no Departamento exemplares da tese e do Curriculum Vitae para os membros do Júri, conforme indicação do Coordenador do Doutoramento.

Nas situações em que se torne necessário garantir a confidencialidade da tese, deve ser cumprido o procedimento definido nos respetivos regulamentos.

Aconselha-se a leitura do Regulamento da Política de Valorização de Conhecimento da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Emolumentos

Taxa de admissão a provas de 500,00Euros.

A taxa deverá ser paga no dia da submissão/entrega do trabalho final, preferencialmente através de referência multibanco, disponibilizada no Fénix (forma de pagamento para submissões via Fénix).

Apresentação

A apresentação da tese deve respeitar as normas definidas no Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Doutor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Modelos:

Prazos

Entrega da versão provisória

Durante a vigência do registo, ou seja, 5 anos, improrrogáveis.

Entrega da versão definitiva

O aluno dispõe de 30 dias úteis após a realização das provas ou após confirmação da conformidade da reformulação (caso exista).

Deverá entregar nesta altura:

– 1 exemplar da tese, em papel (documento definitivo). A capa e a folha de rosto deverão seguir o modelo de tese (documento definitivo).
– 1 Curriculum Vitae (em papel);
– 1 exemplar, em suporte digital, contendo um ficheiro da tese (documento definitivo) e outro do Curriculum Vitae, ambos gravados em formato pdf.

Reformulação

Caso seja proposta a reformulação da tese, o aluno dispõe de 120 dias úteis, improrrogáveis, para proceder em conformidade, salvo se declarar que não o pretende fazer.
Findo o prazo, se não entregar as teses reformuladas ou não declarar que pretende manter os trabalhos apresentados, considera-se que decidiu não prosseguir os trabalhos de doutoramento, sendo anulada a respetiva matrícula.

Mais informações / Contactos

Regulamento de Estudos de Pós‑Graduação da Universidade de Lisboa (Despacho n.º 8631/2020, de 08 de setembro, alterado pela Declaração de Retificação n.º 648/2020, de 25 de setembro)

Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Doutor da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Área de Estudos Pós-Graduados > doutoramentos@ciencias.ulisboa.pt