2.º Ciclo

O pedido de admissão a provas de 2º ciclo (mestrados e mestrados integrados) deve ser submetido através do fénix, no estado “Pedido de admissão a provas de 2º ciclo”.

Após anexar todos os documentos requeridos e preencher todos os campos obrigatórios deve “submeter pedido de admissão a provas”.

Esta funcionalidade não se aplica a trabalhos de natureza confidencial. Estes deverão ser entregues presencialmente na Área de Estudos Pós-Graduados, em horário de atendimento.

Documentação a submeter

Paralelamente, o aluno poderá ter de entregar no Departamento, exemplares do trabalho final e do Curriculum Vitae para os membros do Júri, conforme indicação do Coordenador do Mestrado.

Para entrega de trabalhos de natureza confidencial:

Em caso de utilização de CD, os mesmos deverão estar devidamente identificados, com a capa impressa de acordo com o “Modelo de Capa do Trabalho Final” e colocada no protetor do CD. Na capa, colocar “Versão provisória e confidencial”.

Nas situações em que se torne necessário garantir a confidencialidade do trabalho final, deve ser cumprido o procedimento definido nos respetivos regulamentos.

Aconselha-se a leitura do Regulamento da Política de Valorização de Conhecimento da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Emolumentos

Taxa de admissão a provas de 100,00Euros.

A taxa deverá ser paga no dia da entrega do trabalho final, preferencialmente através de referência multibanco, disponibilizada na área pessoal de aluno no Fénix (forma de pagamento para submissões via Fénix).

Apresentação

A apresentação do trabalho final deve respeitar as normas definidas no Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Consultar as normas de escrita do trabalho final

Modelos:

Prazos

Entrega da versão provisória:

Para cursos de 90 ECTS - até ao último dia útil do mês de fevereiro.
Para cursos de 120 ECTS - até ao último dia útil do mês de setembro.

Entrega da versão definitiva:

No caso de aprovação, o aluno dispõe de 10 dias úteis após a realização das provas para entregar a versão definitiva. Esta versão deverá incorporar as alterações acordadas pelos membros do júri e transmitidas ao aluno (caso existam).

A entrega da versão definitiva da Dissertação/Trabalho de Projeto/Relatório de Estágio, deve ser submetida através do fénix, no estado “Entrega da versão definitiva – Dissertação/Projeto/Relatório de Estágio”.

Deve submeter:

• 1 exemplar do trabalho final (versão definitiva), gravado em formato pdf.

Após anexar o documento, deve “Submeter (versão definitiva)” da Dissertação/Projeto/Relatório de Estágio.

Reformulação

Caso seja proposta a reformulação do trabalho final, o aluno dispõe de 60 dias úteis, improrrogáveis, para proceder em conformidade, salvo se declarar que não o pretende fazer.

Mais informações / Contactos

Regulamento de Estudos de Pós‑Graduação da Universidade de Lisboa (Despacho n.º 8631/2020, de 08 de setembro, alterado pela Declaração de Retificação n.º 648/2020, de 25 de setembro)

Regulamento do Ciclo de Estudos conducente ao Grau de Mestre da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Área de Estudos Pós-Graduados > gepg@ciencias.ulisboa.pt