Quintas do MARE

Larvas de peixe num mundo acidificado

Sala de Atos do ISPA, Lisboa

Ana Margarida Faria
MARE-ISPA

Uma das consequências do crescente aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera é a acidificação dos oceanos, com consequências para os ecossistemas marinhos e, nomeadamente, para a vida dos peixes. As fases de desenvolvimento iniciais são particularmente susceptíveis às alterações que ocorrem no meio envolvente. Estudos recentes, com espécies tropicais, revelam que a exposição a elevados níveis de CO2, durante a fase larvar dos peixes, provoca perturbações de comportamento e desenvolvimento, tornando-os, por exemplo, mais vulneráveis a ataques de predadores, aumentando o risco de sobrevivência. Irei apresentar alguns dos principais resultados de um projeto que visou avaliar os impactos da exposição a condições de acidificação no desenvolvimento e comportamento de larvas de peixe de espécies do litoral português.

MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Planeia o teu futuro com o Mestrado em Química da FCUL!

Programa do evento disponível aqui.

João Filipe Delgado dos Santos defende a tese "Regulation of CFTR trafficking and membrane anchoring: new insights into cAMP signalling".

Jornadas do Programa Doutoral em Filosofia da Ciência, Tecnologia, Arte e Sociedade, a decorrerem nos dias 09, 16, 23 e 30 de maio de 2019.

Ciclo de colóquios no âmbito da Exposição "E3 - Einstein, Eddington e o Eclipse"

Colóquio por Paulo Crawford (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa).

Por Marco Ferrante (Postdoctoral scholar, Mitrani Department of Desert Ecology, Jacob Blaustein Institutes for Desert Research, Ben-Gurion University of the Negev, Midreshet Ben-Gurion, Israel).

Videoconferência.

Por Nuno Leite (Esri Portugal).

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "Os mecanismos e modelos árabes em Copérnico"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Mark Kirkpatrick (Professor of the Department of Integrative Biology, College of Natural Sciences, The University of Texas at Austin).

Pormenor da Exposição "Formas & Fórmulas", patente ao público em Ciências entre outubro de 2016 e março de 2017

Sessão com a presença de coordenadores de curso e mestrandos.

Curso organizado no âmbito do mestrado em Bioestatística, com o apoio do Departamento de Estatística e Investigação Operacional e do CEAUL - Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa.

Conferência no âmbito do projeto MEDEA-CHART | CIUHCT "Johann Schöner’s Globe of 1523: The Final Resolution of the Crisis in Renaissance Cosmography"

Com Gregory McIntosh (Aluno de Doutoramento da FCUL, MEDEA-CHART/CIUHCT).

Esta palestra é de entrada livre e será proferida em inglês.

Apresentação dos cursos de Mestrado e Pós-Graduação do Departamento de Informática

Esta sessão tem como objetivo discutir as motivações e perspetivas associadas com a realização de um mestrado ou uma pós-graduação, apresentar a estrutura dos cursos e as disciplinas que estes envolvem e esclarecer as dúvidas que os potenciais interessados coloquem.

O evento pretende incentivar os alunos de Ciências a conhecer, de uma forma informal, ​a investigação que se realiza no DQB.

Noites no Observatório "Buracos Negros: Novos Horizontes"

Os buracos negros são regiões extremamente distorcidas no espaço (e no tempo), nas quais nem sequer a luz consegue escapar à atração gravitacional.

Por Antonio Córdoba (Universidad Autónoma de Madrid).

Filipa Isabel Martins Borlinhas defende a tese "Diffusion-Weighted Imaging in Breast Magnetic Resonance".

Por Nuno Sepúlveda (London School of Hygiene & Tropical Medicine & CEAUL).

Por Klaus Harms e João A. Gama (“The Arctic University of Norway", Tromsø, Norway).

In preparation for the new decade, society urgently needs to implement actions that can make us more resilient to the challenges of the 21st century.

Inclui três palestras e uma mostra do espólio da Sociedade de Geografia de Lisboa relacionada com a efeméride.

Por Saskia Hogenhout (John Innes Centre - Norwich, UK).

Plastics Heritage Congress 2019

O plástico transformou as nossas vidas como poucas outras invenções, desde a sua criação, há pouco mais de 100 anos. Se déssemos um nome à nossa época, com base no tipo de materiais que configuram o mundo em que vivemos, seria a Era do Plástico.

CQE Days - Spring Meeting 2019

The main purpose of the event is to highlight original research trends shared within and between CQE’s new four Thematic Lines: Synthesis, Catalysis and Reactivity - SYNCat; Materials, Soft Matter and NanoChemistry - MATSoft; Sustaina