Quintas do MARE

Larvas de peixe num mundo acidificado

Sala de Atos do ISPA, Lisboa

Ana Margarida Faria
MARE-ISPA

Uma das consequências do crescente aumento das emissões de dióxido de carbono (CO2) para a atmosfera é a acidificação dos oceanos, com consequências para os ecossistemas marinhos e, nomeadamente, para a vida dos peixes. As fases de desenvolvimento iniciais são particularmente susceptíveis às alterações que ocorrem no meio envolvente. Estudos recentes, com espécies tropicais, revelam que a exposição a elevados níveis de CO2, durante a fase larvar dos peixes, provoca perturbações de comportamento e desenvolvimento, tornando-os, por exemplo, mais vulneráveis a ataques de predadores, aumentando o risco de sobrevivência. Irei apresentar alguns dos principais resultados de um projeto que visou avaliar os impactos da exposição a condições de acidificação no desenvolvimento e comportamento de larvas de peixe de espécies do litoral português.

13h30
MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

Por Lucas Lamelas López (cE3c /GBA, Universidade dos Açores, Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente).

60 Minutos de Ciência "Biologia e Cancro: mais próximos da cura?"

A biologia tumoral condiciona vários desafios aos clínicos que se dedicam ao tratamento do cancro.

Por Catarina Quintans (LIP).

AMBER is a newly proposed fixed-target experiment at CERN devoted to various fundamental QCD measurements, with a Letter of Intent recently made public.

Por Carlos da Camara (Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia / Instituto Dom Luiz ULisboa).

Por Luisa Fiorot (Università degli Studi di Padova).

VIII Jornadas APG - O novo paradigma energético

Nesta edição das Jornadas APG, pretende-se abordar o mix energético sob diferentes perspetivas, por especialistas com formação diferenciada, e discutir o papel de cada interveniente na procura de soluções de qualidade para as gerações futuras.

Noites no Observatório "Estranhas Formas de Vida"

Que vida poderá existir noutros planetas? Será que a “nossa” Terra, tão acolhedora, poderá albergar organismos capazes de sobreviver nas condições de outros lugares do Sistema Solar?

Alexandra Symeonides defende a tese "Statistical solutions and invariant measures in Hydrodynamics".

Acorda! Da Conversão Ecológica à Transformação Social

A urgência das alterações climáticas tem chamado cada vez mais a atenção dos media na sequência de várias catástrofes naturais, enquanto se vem a notar uma crescente preocupação política e ativismo pelo desenvolvimento sustentável.

The course starts with a revision of multiple linear regression, followed by a basic introduction to generalised additive models (GAM) to analyse continuous data, count data and binary/proportional data.

Cada dia um workshop diferente, dedicado a uma das soft skills atualmente mais valorizadas nos novos talentos.

4 Ways 4 The Future

Por Roberto Giuntini (Università di Cagliari).

Ação de plantação, ajudada, troca de aprendizagens, confraternização e envolvimento de investigadores, alunos, vizinhos e amigos da Herdade da Ribeira Abaixo na plantação da zona de agrofloresta, pomar, aromáticas e linhas de água, no âmbito do projeto ibérico "LIFE Montado &am

Concurso FCT de projetos para a Investigação em Fogos Florestais

Estão abertas, até 26 de fevereiro de 2019, as candidaturas para a segunda edição do concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais.

Ciência e Império

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais.

Seminário Permanente de Astronomia Antiga | CIUHCT/UL - DHFC/FCUL "Machina mundi: engrenagens do séc. XVI que reproduzem os modelos Ptolemaicos"

Este seminário é um curso livre, aberto à comunidade académica e a todos os interessados, com entrada gratuita.

Por Hugo Beirão da Veiga (CMAFcIO e Università di Pisa).

Doutoramento em História e Filosofia das Ciências

Provas do Curso de Formação Avançada - 1.º ano de Doutoramento.

Doutoranda: Sofia Isabel Almeida Boanova Amâncio Viegas.

O maior evento nacional dedicado à ornitologia pretende reunir investigadores, ornitólogos e estudantes e promover a troca de ideias e conhecimentos.

Páginas