Opinião

Eleição do diretor da FCUL

Kamil Feridun Turkman
Cedida por KFT

A FCUL entrou a 13 de janeiro de 2014 no processo de eleição do seu diretor, cujo mandato durará quatro anos. De acordo com o RJIES e estatutos da FCUL, esta eleição é da responsabilidade do Conselho de Escola o qual foi previamente eleito por toda a comunidade da FCUL, tendo tomado posse a 19 de dezembro de 2013.

As candidaturas ao cargo terão que chegar ao Conselho de Escola até ao dia 3 de fevereiro, às 23:59:59. O Conselho de Escola reunir-se-á a 6 de fevereiro para apreciar as candidaturas, após o qual será feita a divulgação do edital referente aos candidatos admitidos, os respetivos programas de ação e CV.

Esta divulgação constitui a primeira fase do processo de audição pública, a qual inclui a solicitação de contributos aos demais membros da Faculdade, no que se refere a questões a colocar aos candidatos. Após este período de auscultação irá realizar-se, a discussão pública dos programas dos candidatos admitidos seguido de um debate aberto a todos os membros da Faculdade em data a anunciar, sendo a eleição do diretor feita em reunião do Conselho de Escola até ao fim de fevereiro.

A FCUL enfrenta muitos desafios importantes dentro da nova estrutura da Universidade de Lisboa e o novo diretor terá um papel preponderante na projeção da FCUL como uma faculdade de excelência dentro dos seus domínios do saber. O Conselho de Escola está ciente da responsabilidade que lhe cabe nesta escolha e solicita fortemente, a todos os membros da FCUL, uma participação ativa, ajudando o Conselho a fazer a escolha que melhor represente os interesses da Faculdade.

Calendário provisório do processo eleitoral
6 fevereiro 2014
Reunião Conselho de Escola sobre admissibilidade dos candidatos.
7 fevereiro 2014
Divulgação do edital referente aos candidatos admitidos, respetivos programas de ação e CV.
17 fevereiro 2014
Reunião do Conselho de Escola para elaboração do guião do debate.
20 a 24 fevereiro 2014
Terceira e última fase do processo de audição pública, no decorrer da qual os membros do Conselho terão oportunidade para auscultar os colegas.
19 fevereiro 2014
Discussão pública dos programas com debate.
24 fevereiro 2014
Fim do processo de audição pública.
26 fevereiro 2014
Reunião de Conselho de Escola para eleger o diretor da FCUL.
O calendário definitivo só poderá ser divulgado no dia 6 de fevereiro, após a  próxima reunião do Conselho de Escola. 

O Conselho de Escola recomendou a todos os seus membros a organização de sessões de esclarecimento e auscultação pública dos seus pares, dentro dos departamentos, associações de estudantes e não docentes. Esse processo irá decorrer desde a publicação do edital até ao fim da audição pública prévia à eleição do diretor. Os membros do Conselho de Escola estarão disponíveis para ouvir as opiniões de todos. Assim, aconselho a todos os membros da Faculdade a leitura cuidada dos planos de ação dos candidatos e respectivo CV comunicando a sua opinião aos representantes no Conselho de Escola, como presidente do Conselho de Escola, estarei sempre disponível para ouvir opiniões e sugestões de todos.

Conselho de Escola (CE) da FCUL
Kamil Feridun Turkman
Presidente do CE-FCUL e professor catedrático do DEIO-FCUL
Vanda Costa Brotas Gonçalves
Vice-presidente do CE-FCUL e professora catedrática do DBV-FCUL
Gracinda Maria dos Santos Gomes Moreira da Cunha
Professora catedrática do DM-FCUL
Henrique Manuel Roque Nogueira Cabral
Professor catedrático do DBA-FCUL
Luís Manuel Pinto da Rocha Afonso Carriço
Professor associado do DI-FCUL
Maria José Diogo da Silva Calhorda
Professora catedrática do DQB-FCUL
Miguel Centeno da Costa Ferreira Brito
Professor auxiliar do DEGGE-FCUL
João Manuel Lima da Silva Mata
Professor auxiliar c/ Agregação do DG-FCUL
Pedro Miguel Dinis de Almeida
Professor auxiliar do DF-FCUL
Maria Eugénia Vasconcelos Captivo
Professora associada c/ agregação do DEIO-FCUL
Jorge Manuel Duque Lobato
Dirigente da URFP-FCUL
Ana Catarina Alcobia Viola Martins Gonçalves
Secretária do CE-FCUL e técnica superior da UA-FCUL
Dário Rodrigues Hipólito
Estudante da FCUL
André Filipe da Silva Gonçalves
Estudante da FCUL
João Manuel Pereira Faria
Estudante da FCUL

Kamil Feridun Turkman, presidente do Conselho de Escola da FCUL
árvores caídas na Alameda da Universidade

Reflexão sobre o desenho urbano e o planeamento do espaço público: áreas verdes saudáveis requerem complexidade ecológica, e não apenas árvores espalhadas como ornamentos urbanos. Artigo da autoria de António Vaz Pato e David Avelar, guardiões da HortaFCUL

Rita Eusébio e Joel Laia

Esta é já a 3.ª edição que a ULisboa promove e Ciências esteve envolvida desde o início, com estudantes finalistas e premiados em todas as edições.

Atividades do Dia Aberto

A 24.ª edição do Dia Aberto juntou mais de 2500 alunos dos ensinos básico e secundário de cerca de 350 escolas de norte a sul do País e dos Açores. O programa incluiu cerca de 150 atividades. Leia os testemunhos de quem participou no evento e consulte a fotogaleria.

Cecília Rodrigues, Luís Carriço, Conceição Freitas e Luis Ferreira

Conceição Freitas, professora da Faculdade, tomou posse como presidente do Conselho Científico (CC) da CIÊNCIAS, no passado dia 7 de maio, na Reitoria da ULisboa. Este é o segundo mandato de Conceição Freitas como presidente do CC.

Jorge Relvas e Rui Agostinho

No Dia de Ciências 2025 a Direção da Faculdade de Ciências homenageou o professor aposentado Rui Agostinho reconhecendo o seu impacto na sociedade 2024. A apresentação da distinção coube a Jorge Relvas, subdiretor da Faculdade. Leia o discurso de agradecimento de Rui Agostinho na notícia.

Pessoas na biblioteca

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (ULisboa) integra o top 10 do estudo “RepScore™ 2025 - Reputação das marcas em Portugal”, na categoria ensino superior, da consultora OnStrategy.

Ana Cachudo

Ana Cachudo, de 34 anos, natural de Lisboa, é licenciada em Química, pela Faculdade. Este ano letivo, começou a dar aulas de Físico-Química, Física e Química no Colégio Vasco da Gama. Ana Cachudo assistiu à palestra da Faculdade com entusiamo durante o Futura-te, uma atividade do Colégio. Enquanto aluna foi monitora do Dia Aberto. Agora pensa trazer os alunos à Faculdade porque se trata de uma atividade interessante.

Foto do átrio do edifício C3

A Faculdade de Ciências comemorou no dia 29 de abril o seu 114.º aniversário com a celebração do Dia de Ciências. A cerimónia decorreu ao longo da tarde e foi marcada pelo reconhecimento da excelência, reflexão sobre os desafios futuros e pela valorização da comunidade de Ciências.

Cassilda Paz junto ao quadro

Cassilda Paz, de 59 anos, natural de Almancil, em Faro, licenciada em Matemática, nesta faculdade, é professora de Matemática na Escola Secundária de Camões, em Lisboa, desde 2013. Antes, esteve 20 anos na Escola Artística António Arroio e um ano na Escola Filipa de Lencastre. A sua profissão ajuda a definir gerações.

Fotografias das Professoras Teresa Chambel, Ana Respício, Ana Paula Afonso e Cátia Pesquita

Quatro professoras do Departamento de Informática de CIÊNCIAS assinaram um artigo de opinião para assinalar o Girls in ICT Day.

Sessão da DGES no Dia Aberto de Ciências vai esclarecer tudo sobre o acesso ao ensino superior

No próximo dia 7 de maio, a Faculdade de Ciências abre portas a milhares de estudantes do ensino secundário no Dia Aberto 2025.

José Carvalho Soares

José Carvalho SoaresÉ com profundo pesar que a Faculdade de Ciências comunica o falecimento de José Carvalho Soares, professor aposentado do Departamento de Física, o

O investigador do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), José Ricardo Paula, foi distinguido com u

Tânia Graça veio à Faculdade de Ciências!

A saúde começa no bem-estar — e o bem-estar também passa pela saúde sexual. Foi neste espírito que o projeto Ciências em Harmonia recebeu, na passada terça-feira, 15 de abril de 2025, a sexóloga e comunicadora Tânia Graça, num evento que encheu o Grande Auditório da Faculdade de Ciências.

Desejamos a todos os membros da comunidade da Faculdade de Ciências uma Boa Páscoa junto dos seus familiares e amigos.

Avaliação de Unidades de I&D 2023/2024

Já estão disponíveis os resultados do processo de avaliação das Unidades de I&D 2023/2024 da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), realizado por painéis de especialistas internacionais independentes. As avaliações, divulgadas no passado dia 15 de abril, revelam que, de um total de 13 Centros de I&D de CIÊNCIAS, 12 foram classificados como Excelente ou Muito Bom.

O primeiro prémio da 6.ª edição do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade foi atribuído ao projeto ‘Keyhole Garden - A chave para a fertilidade’. A proposta, redigida pelos guardiões da HortaFCUL em colaboração com Cristina Cruz, professora de CIÊNCIAS e investigadora no CE3C - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais, sugere a criação de hortas-compostores à porta dos bares e cafetarias do campus, como uma forma de aproveitar os resíduos orgânicos trazidos pelos membros da nossa comunidade académica.

Mergulho científico em campanha de monitorização da biodiversidade subaquática ao largo da costa da Ilha da Madeira

O Laboratório Associado ARNET – Aquatic Research NETwork | Rede de Investigação Aquática é uma rede multi-institucional, de dimensão nacional, estabelecida em 11 instituições nacionais e composta por 742 investigadores.

CIÊNCIAS integra o consórcio que, no âmbito de um memorando de entendimento, assinado no passado dia 9 de abril, no Palácio dos Marqueses de Pombal, em Oeiras, dará origem ao futuro Instituto para o Desenvolvimento Sustentável, uma iniciativa inovadora que reúne a Câmara Municipal de Oeiras, várias Escolas e a própria Reitoria da Universidade de Lisboa (FCUL, ISEG, IST, ISA), e a empresa intermunicipal TRATOLIXO.

Foto de Maria Helena Garcia no laboratório.

Maria Helena Garcia dedicou a sua carreira ao estudo de compostos metálicos, como o ruténio para memórias óticas de computadores. A partir de 2004, entrou na área dos metalofármacos destinados a tratar o cancro.

Pessoas na jobshop Ciências 2025

O maior evento de empregabilidade da Faculdade reuniu mais de 1500 estudantes, recém-graduados dos vários cursos de CIÊNCIAS, que puderam participar em workshops, debates, sessões com alumni, entrevistas, networking sunset e contactar diretamente com as empresas e recrutadores. Nesta edição estiveram presentes cerca de 80 empresas e entidades convidadas. Cerca de 695 estudantes submeteram currículos e participaram em entrevistas de recrutamento. Leia a reportagem e conheça a opinião de quem participou no evento.

Universidade de Groningen visita CIÊNCIAS

Boas Práticas - A shared learning experience at CIÊNCIAS ULisboa.

No arranque desta Primavera, CIÊNCIAS acolheu a visita exploratória por parte de um grupo de 12 estudantes universitários, pertencentes aos órgãos de Direção das Faculdades e da Universidade de Groningen, nos Países Baixos.

Tomada de posse do conselho científico

Decorreu na passada segunda-feira, 7 de abril, na reitoria da Universidade de Lisboa, a tomada de posse dos novos membros do Conselho Científico (CC).

Novo DataLab powered by Fidelidade reforça inovação e conhecimento nas áreas de Matemática Aplicada, Estatística e Analítica Avançada.

Olimpíadas Regionais de Física

No passado sábado, 29 de março, CIÊNCIAS acolheu as Olimpíadas Regionais de Física, um evento organizado pela Sociedade Portuguesa de Física que reuniu mais de 200 alunos do ensino básico e secundário de diversas escolas, acompanhados por mais de 80 professores. Durante a manhã, os participantes enfrentaram desafios teóricos e experimentais, pondo à prova os seus conhecimentos e criatividade na resolução de problemas científicos. O principal objetivo da competição foi estimular o interesse dos jovens pela Física e promover o pensamento crítico. Enquanto os alunos realizavam as provas, os professores acompanhantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras ministradas pelos docentes do Departamento de Física Francisco Lobo e Nuno Matela, que abordaram temas como Ondas Gravitacionais e Imagem Médica.

Pages