FCUL e CCMN-UFRJ

Oportunidades além-fronteiras

Oportunidades além-fronteiras
Fotografia de Eliseu Furtado

Com o objetivo de promover a cooperação académica e científica entre as universidades portuguesas e aquela instituição brasileira (UFRJ), João Graciano Mendonça Filho, coordenador do CCMN-URRJ, realizou em setembro passado um conjunto de visitas institucionais em Portugal, entre elas à FCUL.

Sob coordenação do Departamento de Geologia e do Centro de Geologia e com o apoio do Gabinete de Cooperação e Relações Externas da FCUL, o encontro nesta Faculdade centrou-se na apresentação do CCMN - UFRJ e nas mais-valias da troca de conhecimentos, experiências e recursos entre as duas instituições.

À disposição dos alunos e docentes da FCUL para continuação de estudos, intercâmbio e/ou apoio à investigação, foram colocados os centros de Física, Geociências, Matemática, Química, Astronomia, Computação e Eletrónica.

“O centro que represento é muito compatível com a FCUL. O nosso objetivo é intensificar as relações internacionais, queremos uma maior interação dos nossos cursos com os de outras universidades portuguesas. Esta ligação permitirá que alunos portugueses possam frequentar e/ou terminar a sua graduação no nosso país, sem qualquer problema de equivalências, cedendo-lhes dupla titulação. O mesmo aconteceria com alunos do nosso centro que viessem para Portugal. Em concreto, um aluno que faça Geologia aqui terá os mesmos direitos no Brasil”, esclarece João Graciano Mendonça Filho.

Durante o encontro, houve oportunidade para assistir a um seminário apresentado pelo professor João G. M. Filho e trocar conhecimentos sobre “Técnicas geoquímicas aplicadas a exploração de petróleo e a problemas ambientais”,. No decorrer deste seminário, em jeito de “convite” o professor alertou: “O Brasil precisa de geólogos. Há falta de especialistas desta área no nosso país!”.

Ana Cristina Azerêdo, docente do Departamento de Geologia da FCUL e Coordenadora do Centro de Geologia, é uma das professoras/investigadoras a cooperar com o CCMN-UFRJ desde 2011. Neste centro tem participado em projetos de investigação, lecionou um curso intensivo (sobre sedimentação e diagénese em sistemas carbonatados, incluindo microbialitos) e recebeu apoio laboratorial. Paralelamente, na FCUL, no Departamento do qual faz parte, em fevereiro de 2013, supervisionou o estágio de uma mestranda daquela instituição brasileira.

Quando questionada sobre as mais-valias desta ligação para os alunos, Ana Cristina Azerêdo é perentória: “Considero [esta oportunidade] de extrema importância, pela reconhecida qualidade da UFRJ (uma das mais reputadas universidades brasileiras), pelas amplas possibilidades de intercâmbio de alunos e docentes e meios financeiros (…) incluindo diversos tipos de bolsas, capacidades laboratoriais e analíticas de que dispõe a UFRJ”.

Existente há 93 anos, a UFRJ, tem, nesta altura, um total de 63 mil alunos a estudar nas suas escolas e centros. A sua oferta pedagógica é de 155 cursos de licenciatura e 101 programas de pós-graduação. A acrescentar valor à sua oferta, a universidade tem 43 bibliotecas, um museu nacional, um observatório de Astronomia, uma casa da ciência, nove hospitais e centenas de laboratórios.

Nesta altura, a Universidade ocupa o 8.º lugar no ranking das universidades com melhor reputação da América Latina e o 333.º lugar no ranking mundial.
 

FCUL e o Brasil

Neste contexto, importa informar que a Universidade de Lisboa e a FCUL já têm ligação com algumas instituições deste país no que concerne à mobilidade de estudantes e à cooperação académica, já que possuem protocolos e convénios com mais de 80 instituições de ensino superior brasileiras. No que diz respeito à FCUL, segue-se a lista de protocolos firmados com instituições de ensino superior brasileiras:

- Instituto Nacional de Pesquisa Agrária (1995);
- Universidade Estadual de Ponta Grossa (2008);
- Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnologias do Estado de Amapa (2009);
- Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (2009);
- Instituto de Agronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de S. Paulo (2011);
- Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de S. Paulo (2011).

Raquel Salgueira Póvoas, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

No passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Vanessa Fonseca, Catarina Frazão Santos, Rita Cardoso, Cláudio Gomes, Ana Duarte Rodrigues e Paulo J. Costa posam com os prémios para uma foto numas escadas

A faculdade conseguiu obter o segundo lugar entre as Escolas da Universidade de Lisboa mais galardoadas.

Pages