“1.ª Convenção de Funcionários não Docentes da UL”

Vários círculos com várias cores
UL

Pela primeira vez a Universidade de Lisboa (UL) organiza uma convenção de funcionários não docentes. O encontro de profissionais acontece este sábado, dia 26 de maio e junta mais de vinte oradores das várias unidades orgânicas da Universidade.

A “1.ª Convenção de Funcionários não Docentes da UL” é uma reunião de entrada livre, mas sujeita a prévia inscrição. Inclui sessões plenárias e workshops sob o tema genérico “Prosseguir a excelência, promovendo as competências da UL”.

Para o grupo de trabalho que está a organizar o congresso, “esta iniciativa surge no momento em que a UL tem maturidade organizacional, através de um corpo de funcionários não docentes devidamente qualificados, para se abalançar num evento desta natureza”.

José Fernandes Lousa, coordenador da Unidade de Infraestruturas e Apoio Técnico da FCUL e moderador da primeira sessão plenária, acredita que a participação num evento com estas características facilita “a partilha de diferentes visões, o debate de temas transversais aos vários serviços, a construção do tão desejado espaço de [discussão] de ideias e possíveis soluções, reforçando o conhecimento sobre o que se faz na Universidade e o que eventualmente se pode melhorar”.

Pedro Rosa, coordenador da Unidade de Informática da FCUL e um dos oradores do workshop denominado “Os serviços de suporte às atividades da UL”, refere que “a convenção é particularmente útil para cada um de nós poder conhecer colegas e realidades que, apesar de distintas, fazem parte da mesma instituição”, preferindo pensar no evento “como um passo importante para a promoção de uma aproximação continuada e não como um evento isolado”.
Segundo o grupo de trabalho que está a preparar esta convenção a ideia de realizar uma iniciativa como esta surgiu a partir da necessidade de avaliar todo o potencial da Universidade. “Este evento poderá mostrar que existem diversas perspetivas para o futuro mas que, em conjunto, e com o contributo de todos, poderão ser mais facilmente concretizadas”, conclui.

A valorização dos recursos humanos da Universidade é naturalmente um dos objetivos deste acontecimento. Precisamente por isso, Miguel Gonçalves, coordenador do Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL e outro dos oradores do referido workshop, refere: “Na UL há mais vida para além das salas de aula e dos laboratórios. Há quem ajude as coisas a acontecer para além do ensino e da investigação. Há quem se preocupe com o apoio social, com o ambiente, com a cultura e com o bem-estar da nossa comunidade. Essas pessoas somos nós”.

A “1.ª Convenção de Funcionários não Docentes da UL” termina com a apresentação de um vídeo sobre cultura e património na Universidade.

Ana Subtil Simões, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Mário Vilas, Jorge Maia Alves e Marta Sousa Silva.

Entre gargalhadas, copos servidos e perguntas curiosas de estudantes e investigadores.

Programa UPSkill

Programa vai formar mais 120 pessoas em tecnologias 

João C. Duarte reeleito na EGU

Reeleição para Divisão de Tectónica e Geologia Estrutural 

Inauguração de Keyhole Garden

Protótipos instalados com prémio de concurso de ideias

O programa “90 Segundos de Ciência” conquistou o Prémio Ciência Viva Media 2025.

ábacos e matemática

Evento tem lugar no Museu de História Nacional de História Natural e das Ciências

Foto de Tiago Marques

Tiago A. Marques participou em artigo premiado pela Wildlife Society

web summit

Projetos de Ciências ULIsboa marcaram presença no evento 

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Pages