Prémios científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos - Ciências ULisboa

Ana Russo, Francisco Malta Romeiras, Miguel C. Brito e Rui Rosa premiados na edição de 2022

Menções honrosas para Carlos E. S. Bernardes, Fernando Antunes, João C. Duarte, José Manuel Florêncio Nogueira e Pedro Freitas

Campus da Faculdade

A entrega dos quatro prémios e das cinco menções honrosas aos cientistas da Faculdade acontece a 28 de novembro, na Reitoria da ULisboa

Ciências ULisboa

A cerimónia de entrega dos Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos (CGD) 2022, acontece no próximo dia 28 de novembro, pelas 17h30, no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa. Dos 24 prémios desta edição, quatro são para cientistas da Faculdade: Ana Russo (Ciências da Terra e Geofísica), Francisco Malta Romeiras (História e Filosofia, incluindo História e Filosofia das Ciências), Miguel C. Brito (Engenharia do Ambiente e Energia) e Rui Rosa (Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia).

Durante a cerimónia também são atribuídas 20 menções honrosas a cientistas das “escolas” da ULisboa, cinco são da Faculdade: Carlos E. S. Bernardes (Química e Engenharia Química), Fernando Antunes (Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia), João C. Duarte (Ciências da Terra e Geofísica), José Manuel Florêncio Nogueira (Química e Engenharia Química) e Pedro Freitas (Matemática Pura e Aplicada).

logotipo dos prémios
Este prémios são atribuídos desde 2016

Os prémios são atribuídos desde 2016 pela ULisboa e CGD. O objetivo é premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade.

Professores, investigadores e bolseiros de pós-doutoramento, residentes em Portugal, a exercer atividade de investigação na ULisboa há pelo menos dois anos, e que cumpram os requisitos indicados no regulamento podem concorrer a estes prémios como indicado no edital de 2022.

Os prémios traduzem-se num subsídio para a investigação no valor de 6.500€, nos termos do regulamento em vigor. Os membros do júri podem atribuir anualmente 26 prémios, que correspondem às áreas científicas em análise, e até 52 menções honrosas, num máximo de duas por cada umas das áreas científicas.

Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt