Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos 2019

Última Revisão —
Logotipo dos Prémios Científicos ULisboa/Caixa Geral de Depósitos 2019

A cerimónia de entrega dos Prémios Científicos ULisboa/CGD 2019 realiza-se a 20 de outubro, na Reitoria da ULisboa

ULisboa/CGD

A cerimónia de entrega dos Prémios Científicos Universidade de Lisboa (ULisboa)/Caixa Geral de Depósitos (CGD) 2019 estava prevista para 20 de outubro, na Reitoria da ULisboa, mas face à evolução da pandemia da COVID-19 e na sequência da resolução do Conselho de Ministros emitida recentemente, a cerimónia será adiada para data a anunciar quando as condições de segurança estejam novamente reunidas. Das 30 distinções desta última edição, cinco são para professores e investigadores da Ciências ULisboa.

Guilherme Carrilho da Graça, professor do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia e investigador do Instituto Dom Luiz (IDL) e Pedro Castro, investigador do Departamento de Estatística e Investigação Operacional foram distinguidos com prémios respetivamente nas categorias de Engenharia do Ambiente e Energia e Química e Engenharia Química. Estes prémios correspondem a um subsídio para a investigação no valor de 6.500€.

Cláudio Gomes, professor do Departamento de Química e Bioquímica e investigador do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioISI), Ícaro Dias da Silva, investigador do IDL, e Miguel Tierz, investigador do Grupo de Física Matemática foram galardoados com menções honrosas respetivamente nas categorias de Biologia, Engenharia Biológica, Bioquímica e Biotecnologia; Ciências da Terra e Geofísica; Matemática Pura e Aplicada.

Estes prémios visam premiar a atividade de investigação científica e incentivar a prática de publicação em revistas internacionais de reconhecida qualidade. O júri desta edição atribuiu 15 prémios e 15 menções honrosas nas áreas já mencionadas e noutras, nomeadamente: Literaturas e Culturas; Motricidade Humana; Psicologia; Ciências Veterinárias; Arquitetura; Ciências da Educação; Economia e Gestão; Agronomia; Física e Materiais; Geografia e Território; Engenharia Eletrotécnica; Engenharia Aeroespacial e Ciências Sociais.

Na cerimónia de entrega dos prémios científicos, que decorre no dia 20 de outubro, estarão presentes António Cruz Serra, reitor da ULisboa e Paulo Macedo, presidente da Comissão Executiva da CGD.

ACI Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt