Rede sem fios @ Ciências

Ciências disponibiliza, tal como um elevado número de Universidades mundiais, acesso à rede sem fios eduroam. A eduroam é uma rede académica sem fios que pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha acesso a uma conta válida de uma das instituições aderentes. Um utilizador de Ciências poderá utilizar a rede eduroam em qualquer parte do mundo, identificando-se com a sua conta de Ciências e, em principio, sem serem necessárias alterações a nível de configuração dos seus equipamentos. Em Ciências, a rede está disponível num elevado número de locais, com mais incidência em locais abertos, embora grande parte dos gabinetes estejam também cobertos pela rede.

O projeto Eduroam

O projecto eduroam (Education Roaming) tem por objectivo principal disponibilizar à comunidade académica Europeia um serviço de mobilidade entre campus Universitários. Em Portugal o eduroam tem vindo a ser tratado no âmbito da iniciativa e-U Campus Virtual, projecto parcialmente financiado pelo governo português, através do programa Plano de Acção para a Sociedade do Conhecimento (POSC), coordenado pela Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) e desenvolvido e mantido tecnicamente pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN).

A e-U Campus Virtual visa a massificação do acesso online a conteúdos académicos, assim como o uso das tecnologias de acesso wireless, através do desenvolvimento de serviços, Conteúdos, Aplicações e Rede de Comunicações Móveis dentro e fora da Universidade, para estudantes e professores do Ensino Superior, que incentivam e facilitam a produção, acesso e partilha de Conhecimento.

Esta iniciativa pretende congregar todas as redes das diferentes instituições de ensino superior, criando assim uma rede académica do tipo "anytime, anywhere". O interesse no alargamento do eduroam a outras comunidades fora das fronteiras Europeias tem sido cada vez mais evidente, havendo já como resultado desse crescente interesse um primeiro eduroam não Europeu na Austrália, Japão e países da América Latina. A lista das instituições aderentes está disponível no site do projeto.

Em video o que é a eduroam... (em inglês)

Configurar a Eduroam

A configuração da eduroam na maioria dos dispositivos deverá ser automática, bastando selecionar essa rede da lista de redes apresentada pelo dispositivo e autenticar-se com o seu e-mail e password. Para os dispositivos menos recentes, poderá consultar os tutoriais seguintes: