43rd International Symposium on Essential Oils

Óleos essenciais e voláteis na FCUL

Imagem alusiva à extração de óleos essenciais
Centro de Biotecnologia Vegetal da FCUL

Os óleos essenciais são princípios odoríferos, produzidos pelas plantas, e utilizados, desde a antiguidade, tanto com fins terapêuticos, como no fabrico de perfumes e cosméticos.

O interesse renovado pela utilização de substâncias naturais, biologicamente ativas, tem encorajado a utilização dos óleos essenciais como agentes antimicrobianos e antioxidantes em alimentos.

Para tal, muito contribuiu o facto de os óleos essenciais aliarem o seu papel aromatizante à condição de serem produtos naturais e biodegradáveis, apresentarem baixa toxicidade para os mamíferos e poderem desempenhar, simultaneamente, as funções de mais do que um dos seus equivalentes sintéticos.

Além destas propriedades, os óleos essenciais encontram ainda aplicação na proteção de culturas agrícolas, prevenindo doenças e pragas, com a vantagem de não se acumularem no ambiente e terem um largo espectro de ação, o que diminui o risco de desenvolvimento de estirpes patogénicas resistentes. No seu conjunto, estas propriedades, têm despertado, nos últimos anos, um interesse crescente, a nível mundial, pelo estudo das plantas produtoras de óleos essenciais.

No contexto da importância crescente dos óleos essenciais, foi com particular regozijo que o Centro de Biotecnologa Vegetal (CBV-FCUL) acolheu, de 5 a 8 de setembro de 2012, e pela segunda vez na FCUL, o International Symposium on Essential Oils, desta feita na sua quadragésima terceira edição - 43rd International Symposium on Essential Oils - ISEO2012.
Imagem alusiva à extração dos óleos essenciais
Fonte: Centro de Biotecnologia Vegetal da FCUL
Legenda: Durante o ISEO2012, a academia, os investigadores, os industriais e o público em geral tiveram oportunidade de trazer novos contributos à área dos óleos essenciais e voláteis, realçando a notoriedade desta área científica

Aquele que é hoje conhecido como o International Symposium on Essential Oils, teve início em setembro de 1969, quando quatro cientistas da área da farmacognosia se reuniram, informalmente, em Leiden, na Holanda, para discutir problemas comuns, relacionados com a análise de óleos essenciais.

Essa foi a primeira de uma série de reuniões anuais, que se alargaram a outros investigadores não só da academia, professores e estudantes, mas também da indústria. A referência à participação portuguesa nesta série de simpósios data de 1984, aquando da sua décima quinta edição, e os membros do CBV-FCUL que este ano organizaram o evento participaram, pela primeira vez, nesta série de simpósios, em 1989. Embora sendo um simpósio que acolhe participantes de todo o mundo, este decorreu sempre na Europa, tendo sido realizado em Portugal pela primeira vez há dez anos (33rd ISEO), pela mesma equipa, também na FCUL.

Este ano, e com o objetivo de discutir os avanços mais recentes na temática dos óleos essenciais e áreas afins, o ISEO2012 reuniu 284 participantes, de 42 países, sendo que 32% dos participantes foram jovens investigadores estudantes de graduação, pós-graduação e de doutoramento. A Comissão Organizadora distingiu dois convidados de honra, os professores Karl-Heinz Kubezcka e Johannes Scheffer pela sua contribuição ímpar nesta série de simpósios.

Com ênfase na ação dos óleos essenciais e voláteis, os dados de estudos experimentais de campo, combinados com sistemas biológicos complexos, dados estatísticos e abordagens analíticas de alta tecnologia, foram alguns dos temas abordados. Além disso, muitos outros tópicos, incluindo a perceção do sabor (umami e kokumi), aspetos ecológicos, os mecanismos moleculares, a análise e aplicação em seres humanos e animais, para citar apenas alguns, foram detalhados, visando focar o conhecimento atual, bem como os problemas e as estratégias futuras na ampla área dos óleos essenciais e voláteis.
Imagem alusiva à extração dos óleos essenciais
Fonte: Centro de Biotecnologia Vegetal da FCUL
Legenda: Os óleos essenciais são princípios odoríferos, produzidos pelas plantas, e utilizados, desde a antiguidade, tanto com fins terapêuticos, como no fabrico de perfumes e cosméticos

Das 337 propostas de resumos, 261 foram aceites e incluídos no program, book of abstracts and participants list. O programa científico incluiu oito conferências plenárias, proferidas por peritos de reconhecido mérito internacional, sobre alguns dos temas de maior impacte na área. Além dessas, decorreram nove apresentações orais, e duas sessões de apresentação das 238 contribuições sob a forma de painéis. Realizou-se ainda uma sessão especial para a apresentação oral de seis trabalhos selecionados de jovens investigadores. Em exibição permanente, estiveram representadas algumas editoras de livros, revistas assim como empresas de equipamento de laboratório.

Considerando que a contribuição de jovens investigadores é de extrema importância para manter a vitalidade desta área, a International Federation of Essential Oils and Aroma Trades (Ifeat) e a Comissão Organizadora do ISEO2012, uniram esforços para apoiar a participação destes jovens no simpósio deste ano, custeando um total de 20 registos de inscrição. Quarenta jovens investigadores de 17 países (África do Sul, Alemanha, Argélia, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, Holanda, Iemen, Irão, Itália, Japão, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia e Sérvia) apresentaram as suas candidaturas. Das 20 contribuições selecionadas, 14 foram apresentadas sob a forma de painéis. As restantes seis foram escolhidas para apresentação oral, numa sessão especial do ISEO2012, dedicada a jovens investigadores.

Os eventos sociais incluíram os apontamentos musicais da Fortuna (Tuna da Universidade Nova de Lisboa) e da VicenTuna (Tuna da FCUL), respetivamente, nas cerimónias de abertura e de encerramento do simpósio. O jantar do congresso que teve lugar no Castelo de São Jorge, em Lisboa, contou com um apontamento de fado.

Durante quatro dias, a academia, os investigadores, os industriais e o público em geral tiveram oportunidade de trazer novos contributos à área dos óleos essenciais e voláteis, realçando a notoriedade desta área científica, trocar experiências e tecnologia, promover e divulgar a interação entre as diversas áreas dentro da temática e complementar e valorizar os conhecimentos da nova geração de investigadores.

O bom acolhimento por parte dos órgãos de comunicação social e dos participantes do evento foram registados não só por recortes de imprensa ou artigos dedicados ao assunto, mas também pelas felicitações recebidas sob a forma de manifestações pessoais e/ou mensagens recebidas dos participantes.

O apoio e envolvimento da FCUL, o empenho dedicado de vários colaboradores, e a contribuição, a vários níveis, de instituições e empresas nacionais e estrangeiras, muito contribuíram para a dignificação e para o sucesso deste evento.

Ana Cristina Figueiredo, José Gonçalves Barroso e Luis Gaspar Pedro, professores do DBV-FCUL e membros da Comissão Organizadora do ISEO2012
Tiago Oliveira, Ricardo Mendes e Alysson Bessani

A Vawlt, uma spin-off da Ciências ULisboa, conseguiu angariar 2,15 milhões de euros e três novos investidores - a Lince Capital, a Basinghall e a Beta Capital - para impulsionar ainda mais a inovação do seu produto, elevando o investimento total acumulado para os três milhões euros. A Vawlt nasceu no LASIGE, centro de investigação da Ciências ULisboa, em 2019. Os seus fundadores são Tiago Oliveira, Ricardo Mendes e Alysson Bessani.

imagem da Reitoria da ULisboa

A ULisboa é uma vez mais a universidade portuguesa melhor classificada a nível nacional no SCImago Institutions Rankings (SIR), tendo subido este ano 25 posições, apesar deste ano terem sido analisadas mais 229 universidades. A ULisboa anunciou esta semana que está entre as 150 melhores instituições do mundo e a nível nacional lidera 12 áreas e 22 subáreas científicas, posicionando-se em 2.º lugar em quatro áreas e 21 subáreas.

Imagem do Cercal num portátil com pessoas desfocadas

A Ciências ULisboa já tem os primeiros resultados do trabalho científico que tem vindo a desenvolver na área onde vai ser implementada a central fotovoltaica do Cercal, em Santiago do Cacém, um estudo considerado pioneiro pela integração de tantas componentes biológicas e pelo detalhe espacial que foi usado.

imagem de uma tartaruga no oceano

Um novo estudo internacional liderado por Catarina Frazão Santos, professora da Ciências ULisboa, identifica dez elementos-chave que promovem o desenvolvimento e a implementação de processos de planeamento do uso do oceano sustentáveis, equitativos e inteligentes do ponto de vista climático em todo o mundo. O artigo científico publicado esta terça-feira, dia 12 de março, na revista do grupo Nature - npj Ocean Sustainability - foi desenvolvido por cientistas e peritos de organizações internacionais e instituições académicas de Portugal, África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Itália e Reino Unido.

Várias pessoas dacomitiva do Uganda no pátio do edifício C6

Uma comitiva do Uganda visitou Ciências ULisboa no passado dia 4 de março, no âmbito do projeto ICT-4MRPQ e que visa reforçar a capacidade das instituições de ensino superior do Uganda para utilizar as TIC nos processos de gestão da qualidade do percurso de investigação dos mestrados e conceber reformas políticas para obter resultados de investigação relevantes e de elevada qualidade.

Margarida Beiral, Fadhil Musa e Luana Boavista

A Delox, spin-off da Ciências ULisboa, foi reconhecida no âmbito do EIC Accelerator, onde se destacou entre 1000 empresas europeias, tendo sido a única start-up portuguesa selecionada.

Logotipo do IDM

A Ciências ULisboa tem preparado um conjunto de atividades especiais para celebrar o Dia Internacional da Matemática (IDM, sigla em inglês), com as Jornadas de Matemática em Ciências, a  9 de março, e sete sessões abertas a estudantes, pais, professores e público em geral, nos dias 13 e 14 de março.

Vários professores no átrio do C6

O Ciências em Harmonia regressou em grande: em março há meditação e yoga, conversa sobre assédio e bullying, uma sessão dedicada à escrita criativa e um concerto de garagem. Para ficar a par destas e das outras atividades que se irão realizar entre março e maio basta ir ao site da Faculdade, entrar no Moodle ou seguir o projeto no Instagram. Na reportagem que se segue fica a saber algumas das histórias vividas pelos professores - Ana Rute Domingos, Carlos Assis, Carlos Duarte, Carlos Marques da Silva, Cristina Catita, Cristina Borges, Maria Estrela Melo Borges, Nuno Matela e Rui Borges -, quando eram estudantes. Esta sessão assinalou o arranque deste projeto no segundo semestre.

Espaço da feira de emprego com muitas pessoas

A Jobshop Ciências - feira de emprego da Ciências ULisboa realiza-se entre 9 e 10 de abril. Este evento promove a aproximação dos estudantes e recém-graduados dos vários cursos de Ciências ao mercado de trabalho, através de workshops, entrevistas e do contacto direto com as empresas e outros empregadores. A segunda fase de inscrições para as empresas participarem nesta edição da Jobshop Ciências termina a 10 de março.

Luís Matias e alunos de 1.º ciclo numa sala de aula

O sismólogo Luís Matias regressou à sua escola em Alvalade, no âmbito do projeto de voluntariado da Native Scientists, que desafia cientistas a regressarem às suas escolas de 1.º ciclo para realizarem oficinas de divulgação científica.

Filipe R. Ramos a dar aulas

Filipe R. Ramos, professor da Ciências ULisboa e investigador no Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), visitou o Departamento de Matemática e Estatística da Universidade do Norte (UN), em Barranquilla, na Colômbia, entre 8 e 22 de fevereiro passado, no âmbito do intercâmbio que mantém com esta universidade e em particular com o professor Lihki Rubio, com quem está a escrever um livro sobre Machine Learning and Applications.

Herdade da Ribeira Abaixo

A exposição de fotografia “Herdade da Ribeira Abaixo: 30 anos do coração da Serra de Grândola” vai estar em exibição até 18 de março, na Biblioteca e Arquivo do município de Grândola. A estação de campo do cE3c, em estreita articulação com a Ciências ULisboa, situa-se no coração da Serra de Grândola, numa das mais vastas extensões de montado de sobro em Portugal.

conceção artística do telescópio espacial Euclid, e em fundo uma das primeiras imagens obtidas com este telescópio, do enxame de galáxias do Perseu

A 14 de fevereiro o telescópio espacial Euclid voltou-se para a constelação de Erídano, no hemisfério celeste austral, e durante 70 minutos recolheu a luz dessa região de céu escuro. O calendário de observações foi definido por uma equipa liderada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço. Mais de 27 mil fotografias irão constituir o mosaico do céu com a maior resolução alguma vez feita, serão mais de 15 biliões de pixéis. Ao fim de seis anos espera-se ter capturado a luz de mais de mil milhões de galáxias.

Batimetria do fundo do mar e topografia terrestre

Um novo estudo, recorrendo a modelos computacionais, prevê que uma zona de subdução atualmente na região do Estreito de Gibraltar se irá propagar para o interior do Atlântico e irá contribuir para a formação de um sistema de subdução atlântico – um anel de fogo atlântico. Este trabalho publicado pela Sociedade Geológica da América resulta de uma colaboração entre os professores da Ciências ULisboa – João Duarte e Filipe Rosas – e investigadores da Johannes Gutenberg University Mainz (Alemanha).

Minifloresta da Faculdade

A FCULresta - um dos projetos do Laboratório Vivo para a Sustentabilidade da Ciências ULisboa e que tem origem no projeto europeu "1Planet4All - Empowering youth, living EU values, tackling climate change" -, foi selecionada e destacada como um dos projetos com maior impacto do programa ‘DEAR: Development Education and Awareness Raising", financiado pela União Europeia.

Cartaz com fotografias de várias mulheres

Ciências ULisboa reconhece o papel fundamental exercido pelas mulheres e pelas raparigas na ciência e na tecnologia. No Dia Internacional de Mulheres e Raparigas na Ciência recordamos Glaphyra Silva Vieira, a primeira mulher assistente no Laboratório de Física da Ciências ULisboa, uma biografia da autoria de Maria da Conceição Abreu e Paula Contenças.

Conceção artística do telescópio espacial nos raios gama, Fermi, da NASA

As regiões polares do Sol foram as mais ativas na emissão de radiação de alta energia durante o anterior máximo solar, um desequilíbrio ainda por explicar, e relatado pela primeira vez num estudo liderado por Bruno Arsioli, investigador do Instituto de Astrofísica e de Ciências do Espaço, da Ciências ULisboa.

anfíbio

Após a República Checa, chegou a hora da cidade de Lisboa ser palco da próxima Conferência Europeia de Ecologia Tropical 2024. Jorge Palmeirim, professor da Ciências ULisboa, coordenador do grupo de Biodiversidade Tropical e Mediterrânica no cE3c, é o chairman desta conferência, que se realiza na Ciências ULisboa entre 12 e 16 de fevereiro.

Helena Gaspar e Alexandra M. Antunes, pormenor de estrutura molecular N-desetil-isotonitazeno em fundo

O Laboratório de Polícia Científica (LPC) da Polícia Judiciária (PJ) detetou uma nova droga sintética - o N-desetil-isotonitazeno. A identificação da droga sintética contou com a colaboração da Ciências ULisboa, no âmbito de um protocolo de cooperação entre o LPC-PJ e a Ciências ULisboa que visa a análise de novas substâncias psicoativas (NSP).

lareira tradiciobal a lenha

Um novo estudo mostra que o uso de lareiras tradicionais a lenha para o aquecimento da casa pode diminuir a esperança média de vida em até 1,6 anos, devido às partículas finas que são emitidas na combustão da lenha. Estes são resultados de um trabalho experimental de modelação computacional liderado pela Ciências ULisboa.

Raquel Conceição

Uma equipa de cientistas do Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB) da Ciências ULisboa liderada por Raquel Conceição vai receber 1.5M€ para reforçar as suas áreas de capacitação em Imagiologia Médica por Micro-ondas (MMWI), no âmbito de um projeto Twinning, com o título “Bone, Brain, Breast and Axillary Medical Microwave Imaging Twinning (3BAtwin)”, realizado em parceria com a Universidade de Galway (Irlanda) e com o Politécnico de Turim (Itália).

Carlos Pires

Carlos Pires, professor da Ciências ULisboa e investigador do Instituto Dom Luiz, é o primeiro autor do artigo “Uma teoria geral para estimar a transferência de informação em sistemas não lineares”, publicado na Physica D: Nonlinear Phenomena, volume 458, em fevereiro, e no qual desenvolve um formalismo matemático de estimação da causalidade entre variáveis interatuantes.

Atividades na HortaFCUL, num Dia Aberto em 2015

Em outubro de 2024 a HortaFCUL assinala 15 anos de existência. Os resultados apresentados no relatório "Living the sustainable development: a university permaculture project as an ecosystem service provider - The HortaFCUL case study (2009-2023)" apresentam o impacto regenerativo e transformador da HortaFCUL.

Pessoa a observar o céu

De 15 a 18 de fevereiro, a Física está em destaque na cidade de Lisboa, no Encontro Nacional de Estudantes de Física (ENEF). Este é um evento que pretende reunir estudantes e profissionais na Ciências ULisboa, procurando dar uma perspetiva diferente do ensino da Física a nível universitário.

Revegetação com especies autoctones

“O projeto em curso no Lousal mostra que é possível conciliar a atividade de mineração com a devolução do território à natureza com o mínimo impacto possível”, escreve Jorge Buescu na crónica publicada na revista Ingenium n.º 183, referente ao primeiro trimestre de 2024.

Páginas