Opinião

O compromisso é informar com rigor

Pessoa a tomar notas num caderno

Esta missão passa por valorizar o conhecimento e a cultura científica, mediante a exposição de factos e histórias e dá a conhecer pessoas e projetos incríveis. Para quem passa a palavra é uma enorme gratidão e responsabilidade

Unsplash - The Climate Reality Project
Ana Subtil Simões
Ana Subtil Simões
Fonte ACI Ciências ULisboa

Desde que o atual site da Faculdade foi lançado - a 31 de janeiro de 2012 -, há cerca de nove anos, foram publicados 1800 géneros jornalísticos: entre breves, notícias, entrevistas, reportagens, crónicas, artigos de opinião e fotolegendas relacionados com o ensino, a investigação e a transferência do conhecimento e da inovação nas áreas das ciências exatas e naturais e das tecnociências.

Em 2020 publicamos 144 géneros jornalísticos, no ano anterior 121. Este mês demos visibilidade a mais de uma mão cheia de assuntos diferentes.

Esta missão passa por valorizar o conhecimento e a cultura científica, mediante a exposição de factos e histórias e dá a conhecer pessoas e projetos incríveis. Para quem passa a palavra é uma enorme gratidão e responsabilidade.

Os acontecimentos falam por si… As histórias atuais e com novidades e outras tantas verdades são normalmente interessantes e dão a conhecer outro Portugal a quem nos visita no site e nos acompanha nas redes sociais e Newsletter de Ciências, todas as segundas-feiras.

Esta realidade não passa despercebida. Este mês a RTP, a Rádio Observador, entre muitos outros deram a conhecer os “polvos pugilistas”. No início desta semana foi a vez da Executive Digest apresentar a lista dos cientistas mais citados do mundo e que inclui alguns da Faculdade. A Lusa, o Correio da Manhã, a SIC Notícias, entre tantos outros prestaram atenção ao estudo sobre a redução de oxigénio nos oceanos; já a Human Resources divulgou a eleição de Jorge Buescu para vice-presidente da European Mathematical Society e a National Geographic deu a conhecer a “Bola de Neve”. Estes são apenas alguns exemplos da presença da Faculdade nos média, sem mencionar o importante papel que têm tido os professores Manuel Carmo Gomes e Carlos Antunes, que quase todos os dias surgem nos média a comentar a evolução da pandemia.

Nesta missão de comunicar a ciência que se faz na Faculdade é importante mostrar o que se faz, dentro e fora de portas, de forma direta, clara, concreta e concisa. O sentimento é de partilha: comunicamos para todos, com simplicidade e rigor, respeitando os princípios e ética profissional.

Participem na vida das instituições onde trabalham ou estudam. Subscrevam as listas de divulgação, a Newsletter de Ciências, a Newsletter do Tec Labs – Centro de Inovação da Faculdade, outras newsletters de outras unidades. Estejam atentos ao site e acompanhem-nos pelas redes sociais. Façam chegar os vossos feitos, as vossas opiniões e sugestões, para o email info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt.

Ana Subtil Simões, Área Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Prémio de empreendedorismo da ULisboa

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Páginas