Ciências do Mar

Atlantic Meriodional Transect

Estudantes e jovens investigadores embarcam em missões oceanográficas

Andreia Tracana, Giulia Sent e Carolina Sá junto ao Discovery em Ponta Delgada

Andreia Tracana, Giulia Sent e Carolina Sá junto ao Discovery em Ponta Delgada

Imagem cedida por VB

“Vivemos num tempo global, com problemas globais, a atividade de investigação tem de ter forçosamente um carácter internacional. Sobretudo no mar, que não tem fronteiras. A nossa participação nesta missão, para além do treino, terá como fruto papers em conjunto com investigadores de outros países que participam no AMT, redação de projetos a submeter a entidades financiadoras, e por outro lado, mostrar que temos alunos e investigadores bem preparados, capazes de responder a desafios desta ordem, e assim, promover a ciência (e a cultura) portuguesas.”
Vanda Brotas

Carolina Sá, professora do Departamento de Biologia Vegetal (DBV) e investigadora do polo da Faculdade do Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE), doutorada em Ciências do Mar, juntamente com Andreia Tracana, Giulia Sent respetivamente mestre e estudante do mestrado em Ciências do Mar, também elas investigadoras do MARE Ciências ULisboa, participaram no 29.º cruzeiro Atlantic Meridional Transect (AMT), que atravessou o Atlântico, desde o Reino Unido até Punta Arenas, na América do Sul, a bordo do navio Discovery.

Esta campanha oceanográfica iniciada a 13 de outubro deste ano, terminou no fim de semana passado, a 24 de novembro, no âmbito do programa AMT, criado em 1995 e que consiste na realização de cruzeiros oceanográficos anuais ao longo do Atlântico, tendo em vista a recolha de dados de oceanografia física e química, e comunidades biológicas com ênfase no plâncton.

O AMT visa obter uma série temporal única (1995/2019) de observações in situ e de observação remota da estrutura e propriedades biogeoquímicas dos ecossistemas planctónicos do oceano Atlântico, tendo como meta estudar o ciclo do carbono. Inicialmente o AMT organizava dois cruzeiros por ano. Os dados recolhidos nestas missões oceanográficas permitem estudar eventuais mudanças, durante este período, contribuindo para uma questão cada vez mais presente no dia-a-dia - as alterações climáticas e consequentes alterações nos ecossistemas.

No passado dia 22 de outubro, o navio Discovery aportou em Ponta Delgada, em São Miguel, Açores. O momento ficou registado em fotografia.

O curso em Ciências do Mar pretende com efeito ser interdisciplinar e chamar a atenção dos alunos para problemas/temas concretos que existem na atualidade, nas várias áreas que se incluem as Ciências do Mar, e onde são precisos profissionais qualificados.

A mais valia do curso reside no leque variado de disciplinas, nas diferentes origens dos alunos (em termos de licenciatura e de universidade), potenciando-lhes um networking que lhes será seguramente útil no futuro. Por outro lado, os alunos têm grande contacto com os docentes, participando, sempre que possível, em projetos de investigação a decorrer. É um curso que tem permitido perceber quais os interesses de cada aluno(a), e canalizá-lo(a) para uma tese (no 2.º ano), que corresponda às competências, expetativas e sonhos!

Vanda Brotas

No âmbito da sua tese de mestrado Giulia Sent é orientada por Carolina Sá. Giulia Sent também tem sido bolseira do projeto AquaSado, sob a responsabilidade de Ana Brito, investigadora do DBV e MARE Ciências ULisboa.

“A Giulia é uma pessoa muito interessada e proactiva, que tem ‘crescido’ muito desde que está na nossa equipa; creio que ela se ‘apaixonou’ pela área de observação da Terra pelos satélites, especificamente pela deteção remota da cor do oceano e suas aplicações”, conta a professora do DBV e investigadora do MARE Ciências ULisboa, Vanda Brotas, coordenadora daquele mestrado da Faculdade e do projeto Portwims.

A possibilidade de estudantes ou jovens investigadores embarcarem em missões oceanográficas deve-se ao Portwims, um projeto twinning, do H2020 e que tem como objetivo aumentar o nível da investigação na área de Ciências do Mar. No âmbito deste projeto há ainda outras ações dirigidas a estudantes de mestrado ou doutoramento, tais como summer schools internacionais e estágios nos laboratórios das instituições parceiras do projeto, nomeadamente Plymouth Marine Laboratory (PML), no Reino Unido, e Alfred Wegener Insitute (AWI), na Alemanha.

Vanda Brotas refere a este propósito que uma das questões identificadas no projeto foi a escassa participação de portugueses em cruzeiros internacionais, pelo que para colmatar essa falha, tem havido orçamento para permitir a participação de jovens do MARE Ciências ULisboa em tais cruzeiros como os do AMT. “É uma grande responsabilidade enviar alguém para um cruzeiro de quase seis semanas, com um plano de trabalho exigente, e com a tarefa de produzir dados de grande qualidade. Não é um cruzeiro de ‘férias’ (embora saiba que se divertem bastante) … Por exemplo, a Giulia e a Carolina ficaram encarregues de fazerem medições num ‘sun-photometer’ da NASA, para medir as propriedades óticas dos aerossóis da atmosfera! À Andreia Tracana, que já foi no ano passado, foi-lhe pedido pelo chefe de cruzeiro, que ficasse responsável pelas medições de pH (para o que tinha recebido treino no ano anterior) e que servirão para avaliar a acidificação das várias regiões do Atlântico”, explica.

Ana Subtil Simões, Área de Comunicação e Imagem Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Foto de uma onda no mar

O oceano já faz muito por nós. Absorve cerca de 30% do dióxido de carbono (CO₂) que emitimos e retém mais de 90% do calor em excesso provocado pelas alterações climáticas. Mas será que pode fazer ainda mais?

Foto de Carlos M. Farinha

Carlos M. Farinha, co-responsável do Laboratório de Investigação em Fibrose Quística de CIÊNCIAS e um dos vice-diretores do BioISI – Biosystems and Integrative Sciences Institute, foi reeleito membro da Direção da European Cystic Fibrosis Society (ECFS).

ilustração de CIÊNCIAS

Primeira fase de candidaturas termina entre 28 de julho e 4 de agosto

alunos no campus de Ciências

Os jovens vão participar em 17 projetos científicos durante uma semana

Margarida Amaral

A Investigadora do BioISI vai assumir novo cargo internacional

Meredith Ringel Morris, investigadora da Google DeepMind

Especialista da Google Deepmind deu palestra no Auditório de CIÊNCIAS 

O Simpósio Internacional sobre Interações e Agregação de Proteínas realizou-se no Caleidoscópio

Mais de 60 investigadores vieram participar no evento organizado por CIÊNCIAS e FCiências.ID

Foto de grupo dos participantes no encerramento da segunda semana do Verão na ULisboa.

Foi com a entrega dos insubstituíveis diplomas que terminou a 11 de julho mais uma edição do programa didático Verão na ULisboa no Campus da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS). Durante duas semanas, 170 alunos do ensino básico e do ensino secundário lançaram mãos a experiências, desafios e explicações de princípios científicos com o propósito de conhecer o mundo que os rodeia e eventualmente novas vocações profissionais. 

Logotipo do 24º Encontro dos Caminhos para a Complexidade

A Inteligência Artificial foi o tema do 24º Encontro dos Caminhos da Complexidade

Ana Simões, professora da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Professora de CIÊNCIAS diz que vai aproveitar o novo mandato para promover a inclusão e novas metodologias de estudo

Um astronauta olha em frente num jardim ensolarado

Estão abertas, até dia 30 de julho, as candidaturas para a 2.ª edição da Unite! Research School. Esta edição terá como temas a AI e Cibersegurança, Espaço e Tecnologia e Engenharia Biológica.

Cenário reconstituído do sítio de trilhas de Monte Clérigo, gerado por ferramentas de IA.

Um estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) identificou as primeiras pegadas fossilizadas atribuídas a Neandertais em território português. O artigo agora publicado na revista Nature Scientific Reports, revela que as pegadas descobertas nas praias do Monte Clérigo e do Telheiro, no Algarve, remontam a cerca de 78 a 82 mil anos atrás.

Rafael Hipólito está a tirar o mestrado de matemática

Aluno de mestrado ganhou competição de cálculos integrais e diz que quer seguir a via da investigação. "O número de problemas em aberto na matemática não tem vindo a diminuir, mas sim a aumentar", recorda Rafael Hipólito  

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram premiados com o projeto ArchiveChain

Bernardo Ferreira e Bruno Cotrim foram distinguidos na edição de 2025 dos prémios Arquivo.pt

Foto de teclado com teclas adaptadas a símbolos de acessibilidade.

Um estudo internacional liderado por investigadores de Portugal, Polónia e Irlanda alerta para graves lacunas na acessibilidade digital de grande parte das universidades europeias. A investigação, que envolveu a análise de 171 instituições de ensino superior em 38 países, contou com a participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Apresentação de projetos de inovação e investigação

Cada um dos projetos das edições passadas recebeu €50 mil de financiamento

Voluntários, professores e parceiros apresentaram as atividades de Voluntariado Curricular

Apresentação pública revela atividades de alunos de CIÊNCIAS junto de 10 parceiros 

Páginas