Reportagem inscrições 2013/2014

“É uma nova etapa…”

Inscrições 2013/2014
GCIC-FCUL

“Era isto que eu queria! A receção está a ser muito boa. Mesmo tendo estado desde as 6h00 na fila, porque queria um horário específico, estou bastante entusiasmada”, partilhou Catarina Graça, vinda do Colégio Valsassina em Lisboa, que se inscreveu no curso de Biologia.

O relógio marcava as 8h30 quando as portas do edifício C6 da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa se abriram para receber os novos alunos de Ciências. Por esta hora, a fila de caloiros já era extensa… Vindos de norte a sul do País e das ilhas, os alunos chegaram à Faculdade ansiosos para conhecer a realidade do mundo académico. Não querendo perder tempo, alguns fizeram-no desde madrugada.

Para receber os recém-chegados estudantes foi destacada uma equipa de funcionários do Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura (GCIC-FCUL), da Associação dos Estudantes da Faculdade de Ciências (AEFCL), que contou com o apoio de alunos do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia (DEGGE) e também de elementos da Reitoria da Universidade de Lisboa, que durante o período de 9 a 13 de setembro acolheram os novos alunos.
 

No C6, os alunos receberam o Kit de Boas-vindas (composto por agenda FCUL 2013/2014, artigos promocionais, folhetos sobre a AEFCL e sobre as atividades desportivas da UL, entre outros), ouviram uma breve apresentação da AEFCL, responderam a um curto questionário e obtiveram a senha para dar continuidade ao processo de inscrição. Por fim, em grupo, os alunos seguiram numa visita guiada pela AEFCL às instalações da Faculdade.


Fonte: GCIC-FCUL
Legenda: O entusiasmo e a expectativa foram constantes, durante o período de inscrições. Entre as diferentes etapas este processo, os alunos interagiram com os novos colegas

“Estamos no piso 1 do edifício C4 da Faculdade. Qualquer tipo de apoio que o aluno necessite, quer seja pedagógico, desportivo, recreativo, cultural, estamos prontos para os ajudar da melhor forma”, alertavam os membros da AEFCL a todos os que iam chegando.

No C1, a assistir ao primeiro contacto com os funcionários, com os colegas e com os futuros companheiros da vida académica, estiveram também os acompanhantes – pais, avós, amigos. Seguindo o percurso dos alunos, também eles criam expetativas e anseios. Vítor Bento, pai de uma aluna de Biologia de 18 anos, olhava atento e confiante os passos da filha enquanto comentava: “É uma nova etapa para ela. Vai somar experiência de vida e sinto que está com força! Vai ser uma fase muito produtiva e sei que vai manter os bons resultados [nos estudos] como tem sido até agora”.

Lado a lado com o entusiasmo do momento, há a preocupação com o futuro, tal como demonstrou a mãe Marieta Monteiro. “Espero que o meu filho possa sair daqui satisfeito com a opção que fez e que tenha sucesso profissional. O País tem de começar a encontrar algumas saídas para estes jovens que estudam, se esforçam e que precisam que o Governo atue. Considero que é o que falta ao País: soluções para os jovens, que lutam pela carreira e sentem-se muitas vezes frustrados pelo facto de não terem retorno!”, desabafou.


Fonte: GCIC-FCUL
Legenda: Aos alunos do 1.º ano, foi distribuído um Kit de Boas-vindas da FCUL

Sob a coordenação do GCIC-FCUL, com o apoio do Gabinete de Planeamento e Controlo da Gestão, durante a semana de acolhimento aos caloiros deste ano letivo foi desenvolvido e aplicado um inquérito aos novos alunos do 1.º ano que, pela primeira vez, entraram para a FCUL, no âmbito do regime geral de acesso.

De acordo com os resultados obtidos, junto dos alunos inscritos na primeira fase e que preencheram o inquérito (704), na altura de escolher a instituição de ensino superior os principais motivos que levaram à escolha da FCUL foram o reconhecimento da competência científica (28%), a localização (24%), a nota de candidatura (20%) e o aconselhamento dos pais, professores, amigos, entre outros (19%) (nota: nesta questão, os inquiridos tiveram a possibilidade de selecionar mais do que uma opção).

Leonor Lopes, matriculou-se no primeiro dia de inscrições no curso de Matemática Aplicada, e deu conta das razões que a levaram a optar por esta Faculdade: “o reconhecimento científico, a qualidade do Departamento de Matemática, a localização e também já me tinham aconselhado… Tenho pessoas da família que tiraram aqui o curso”.

Quando questionados sobre o lugar que o curso em que se vão inscrever na FCUL ocupou na lista de opções de candidaturas ao ensino superior, os resultados mostraram que esta Faculdade teve destaque nos primeiros lugares: como 1.ª opção, 64% dos inquiridos; como 2.ª opção, 18% dos inquiridos; como 3.ª opção, 11% dos inquiridos; como 4.ª opção, 4% dos inquiridos; como 5.ª opção, 2% dos inquiridos, a mesma percentagem foi obtida para a 6.ª opção.


Fonte: GCIC-FCUL
Legenda: Aos alunos, foi aplicado um questionário que, entre outros assuntos, pretendeu aferir as escolas/institutos de origem dos alunos

O mesmo inquérito dá conta do distrito a que pertence a escola/instituição/organismo de onde vêm os alunos. Destacam-se os distritos de Lisboa (63%), Setúbal (13%) e Santarém (5%). Por outro lado, os distritos com menor expressão, 0% , são os de Viana do Castelo, Vila Real e Aveiro.

Os alunos chegam também de outras origens que não Portugal. É o caso do Ricardo que, este ano, chegou a Portugal vindo da Guiné-Bissau para estudar Biologia. “Vim porque já tinha aqui família e durante as férias de verão costumava vir para cá estudar. A Faculdade escolhi-a por causa da localização e o curso, Biologia, porque foi algo que sempre quis. A minha mãe também é bióloga marinha! Nos próximos tempos espero esforçar-me, dedicar-me ao máximo, ter o meu diploma e conseguir o meu emprego”.

A partir deste momento simbólico, a Faculdade passou a ser a “segunda casa” da Catarina, da Leonor, do Ricardo e de tantos outros alunos que escolheram Ciências. 

Raquel Salgueira Póvoas com Miguel Gonçalves, Gabinete de Comunicação, Imagem e Cultura da FCUL
info.ciencias@fc.ul.pt
Banner Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias

Já são conhecidos os vencedores da edição 2024 do Prémio de Doutoramento em Ecologia - Fundação Amadeu Dias, organizado pela Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO).

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS)

Jorge Buescu, professor do Departamento de Matemática (DM) de CIÊNCIAS, foi reeleito Vice-Presidente da European Mathematical Society (EMS).

Verão na ULisboa em CIÊNCIAS

Foi com um sorriso na cara e com vontade de um dia regressarem, que os estudantes do programa Verão na ULisboa deixaram o campus de CIÊNCIAS, após as cerimónias de entrega de diplomas que decorreram nos dias 5 e 12 de julho.

Assinatura do Protocolo com a REDCORP

No passado dia 9 de julho a Direção de CIÊNCIAS assinou um protocolo de cooperação com a REDCORP, empresa de empreendimentos mineiros responsável pelo Projeto Lagoa Salgada.

CIÊNCIAS assinA um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms nas instalações de CIÊNCIAS, tendo sido assinado pelo Diretor da faculdade, Luís Carriço, e pela co-fundadora da startup Rede Vertical Farms, Inês Barros.

CIÊNCIAS assinou um protocolo de colaboração com a Raiz Vertical Farms, com o objetivo de instalar uma horta vertical no campus da faculdade.

Equipa do CSD Lab do BioISI

Uma equipa de investigadores do Laboratório de Estrutura e Dinâmica Celular (CSD Lab) do Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas (BioIS

Diogo Rodrigues Fernandes

Diogo Rodrigues Fernandes, doutorando de CIÊNCIAS e investigador no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (

Banner O Planeta Vivo

“Temos este mundo, ou nada. E temos um grande problema se não entendermos o planeta que queremos salvar.” Esta citação de Carl Sagan é o mote do documentário ‘O Planeta Vivo’, que estreou no passado dia 3 de julho na RTP.

Vista Aérea do Observatório do Paranal

O Observatório do Paranal, no deserto do Atacama no Chile, que faz parte do Observatório Europeu do Sul (ESO), vai receber em 2025 um telescópio made in Portugal para observar o Sol.

Nuno Gonçalves e Inês Leite posam com os prémios junto aos restantes investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA)

Nuno Gonçalves e Inês Leite, estudantes de CIÊNCIAS, foram premiados na SPIE Astronomical Telescopes + Instrumentation, a maior conferência internacional sobre instrumentação para a Astronomia.

Ranking de Leiden: Há três áreas de investigação de CIÊNCIAS em que a ULisboa é líder nacional

A Universidade de Lisboa (ULisboa) está em primeiro lugar a nível nacional em três áreas de produção científica de CIÊNCIAS no reputado CWTS Leiden Ranking: Ciências da Vida e da Terra, Matemáti

Banner Curso PRODIGI

A partir de 2025 a Universidade de Lisboa em parceria com o Instituto Politécnico de Lisboa, vai disponibilizar uma nova formação online em competências digitais.

 

Inês Fragata, Margarida Matos, Sara Magalhães e Cristina Máguas.

CIÊNCIAS inaugura hoje oficialmente a infraestrutura laboratorial de investigação - Unidade de Evolução Experimental.

Imagem alusiva ao Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT)

O Mestrado em Bioestatística de CIÊNCIAS foi acreditado pela Deep Tech Talent Initiative (DTTI), um programa do European Institute of Innovation and Technology (EIT).

Dois professores de CIÊNCIAS eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa

Pedro Miguel Duarte e Luís Eduardo Neves Gouveia, professores de CIÊNCIAS, foram eleitos sócios da Academia das Ciências de Lisboa.

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto é o palco da edição de 2024 do Encontro Ciência.

Luís Carriço (Diretor de CIÊNCIAS) e Carlos Martins (Presidente da EPAL) junto a um dos novos bebedouros.

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa aderiu ao desafio da EPAL - Empresa Portuguesa das Águas Livres de consumir Água da Torneira nas suas áreas comuns, representando mais um compromisso com o Ambiente e com

 Rodrigo Freitas, Francisco Graça e Diogo Ávila no Pódio dos 3000 metros obstáculos no Campeonato Nacional Universitário de Pista ao Ar Livre

Rodrigo Freitas, estudante de CIÊNCIAS, sagrou-se bicampeão no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de Atletismo Pista Ar Livre.

Desde ontem que CIÊNCIAS dispõe de um novo espaço: o Lounge C7!

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa seguram o prémio de primeiro lugar na segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

Carolina Margarido, Catarina Lima e Raquel Costa venceram a segunda fase do Future Innovators Program da Unicorn Factory Lisboa

A cientista Ana Russo, investigadora do Instituto Dom Luiz (IDL), visitou duas escolas básicas do concelho de Sintra no dia 23 de abril para rea

Branca Edmée Marques, cientista alumna de CIÊNCIAS

Branca Edmée Marques, alumna de CIÊNCIAS, será homenageada no dia 20 de junho pelos Museus da Universidade de Lisboa

Vanessa Fonseca, Catarina Frazão Santos, Rita Cardoso, Cláudio Gomes, Ana Duarte Rodrigues e Paulo J. Costa posam com os prémios para uma foto numas escadas

A faculdade conseguiu obter o segundo lugar entre as Escolas da Universidade de Lisboa mais galardoadas.

Páginas