CIÊNCIAS recebe formações avançadas do Centro Nacional de Cibersegurança

Formações C-Academy
C-Academy / DCI

É já em setembro que o campus de CIÊNCIAS vai ser palco de duas formações do programa ‘C-Academy - Formação Avançada em Cibersegurança’ do Centro Nacional de Cibersegurança.

 

Estes cursos têm como temas “Fundamentos de Redes de Computadores” e “Princípios Técnicos de Cibersegurança” e vão realizar-se presencialmente entre os dias 2 e 13 de setembro.

 

Luís Pinto
Luís Pinto é o formador do curso “Fundamentos de Redes de Computadores”.
Fonte  LASIGE

 

A C-Academy é um programa de formação avançada em Cibersegurança para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. O programa contempla 44 formações com diferentes níveis de exigência, ministradas em formato on-line, presencial ou misto, em colaboração com diversas instituições de Ensino Superior. Estas formações abrangem diversas áreas relevantes para o panorama atual e futuro da Cibersegurança, como a engenharia, a gestão, o direito, entre outras. Os formandos que concluam as formações com sucesso, usufruem da acreditação da instituição de ensino superior, bem como ECTS que serão reconhecidos caso pretendam prosseguir os seus estudos académicos em qualquer instituição de ensino superior.

 

A formação “Fundamentos de Redes de Computadores” foca-se nos protocolos base necessários para a interligação de uma rede local, bem como o seu planeamento e tem como objetivo ajudar a compreender todos os componentes envolvidos no acesso de um dispositivo a um recurso na Internet, desde a ligação à aplicação. Vai ser lecionada por Luís Pinto, docente do Departamento de Informática (DI) de CIÊNCIAS e membro do Laboratório de Sistemas Informáticos de Grande Escala (LASIGE), onde desenvolve investigação sobre o tema da comunicação ad-hoc sem fios entre agentes móveis, desde drones a robôs.

 

Vinicius V. Cogo
Vinicius V. Cogo é o formador do curso “Princípios Técnicos de Cibersegurança”.
Fonte  LASIGE

 

Já o curso “Princípios Técnicos de Cibersegurança” permite adquirir conhecimentos sobre blocos essenciais da programação imperativa e os principais mecanismos criptográficos para proteção de informação, as formas de garantir a confidencialidade dos dados em repouso e os principais aspetos dos mecanismos de autenticação e controlo de acessos, bem como os principais riscos atuais das aplicações. Terá como formador Vinicius V. Cogo, docente do DI e investigador no LASIGE, com mais de 25 publicações científicas e experiência em diversos projetos nacionais e internacionais nas áreas de sistemas distribuídos, confiabilidade, tolerância a faltas, segurança, armazenamento de informações críticas e cloud computing.

 

Ambos os cursos são direcionados a candidatos que possuam formação ou experiência profissional em áreas relacionadas com as tecnologias de informação e comunicação, conhecimentos do funcionamento de sistemas operativos e conhecimentos básicos de redes de comunicação. Cada formação tem a duração prevista de 35 horas e um custo de 50€.

 

Para mais informações consulte a página da C-Academy.

As inscrições podem ser feitas através do seguinte formulário.

João Silva, Gabinete de Comunicação de Ciência da DCI CIÊNCIAS
jcmsilva@ciencias.ulisboa.pt

Aula abordou temas de paleontologia e geologia   

Selecionados para as bolsas da Gulbenkian de 2025

Apoios financeiros abrangem nove alunos de Ciências ULisboa 

revista IMPROP

A IMPROP sempre foi uma revista irreverente produzida por estudantes – e é assim que o mais recente número deste histórico título começa a ser distribuído esta quarta feira pela comunidade académica.

Universidade de Lisboa distinguida durante Web Summit

Investigador distinguido pelo trabalho nas ciências da separação

Fotografia de exposição do Museu de História Natural

Exposição patente no Museu Nacional de História Natural e da Ciência 

Reitoria da Universidade de Lisboa

Mais de 170 spinouts identificadas em novo relatório

Miguel Pinto, Cristina Lopes, Luís Carriço, Cristina Máguas e Ana Sofia Reboleira.

CIÊNCIAS e a Sociedade Portuguesa de Espeleologia assinaram um protocolo de cooperação.

Ranking coloca Universidade de Lisboa na 139ª posição mundial

Placa do prémio Jack Riordan & Paul Quinton CF Science Award 2025

Investigador recebe o Jack Riordan & Paul Quinton Cystic Fibrosis Science Award 2025

Nuno Araújo

Nuno Araújo é um dos líderes do Projeto RODIN

Sala Inclusiva está em funcionamento na Biblioteca do edifício C4

Parceria envolve Departamento de Ciências Matemáticas e Sociedade Portuguesa de Oncologia

Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Páginas