Primeira edição em marcha

Olimpíadas Portuguesas da Geologia

Olimpíadas Portuguesas de Geologia
Comissão Nacional
Jorge Relvas – Universidade de Lisboa - Coordenador
José Carlos Kulberg - Universidade Nova de Lisboa, SGP
Álvaro Pinto – Universidade de Lisboa, CCV Lousal – Mina de Ciência
Jorge Ferreira - Escola Secundária Fernando Lopes-Graça
Clara Vasconcelos – Universidade do Porto e IGEO
Ana Noronha - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica - Ciência Viva
Dalila Baptista - Ministério da Educação e Ciência
Júri das provas nacionais*
Rui Dias – Universidade de Évora – Presidente
Helena Sant’Ovaia – Universidade do Porto
Lígia Castro – Universidade Nova de Lisboa
Jorge Ferreira - Escola Secundária Fernando Lopes-Graça
Hélder Pereira - Escola Secundária de Loulé
Secretariado Nacional das OPG
CCV Lousal – Mina de Ciência
*Responsável pela elaboração das provas

No dia 21 de março de 2015 tiveram lugar em todo o país as provas da fase regional das OPG, cujo coordenador nacional é Jorge Relvas, professor do Departamento de Geologia da Faculdade de Ciências da ULisboa e presidente do Centro Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência.

Logo nesta primeira edição, as OPG têm vindo a decorrer com assinalável sucesso: 150 escolas secundárias em todo o país inscreveram cerca de 2500 alunos para as provas da fase escolar, realizadas em final de janeiro. Destes, apuraram-se 429 alunos para as provas da fase regional, que tiveram agora lugar em Vila do Conde (região norte), Coimbra (região centro), Parede (região de LVT), Faro (região sul), Ribeira Brava (Madeira) e em seis das ilhas do arquipélago dos Açores (S. Miguel, Terceira, Pico, Graciosa, Flores e S. Jorge).

A organização da prova regional foi feita em articulação entre as escolas secundárias anfitriãs e os Centros Ciência Viva (CCV) das regiões envolvidas, o Geoparque Açores e a Universidade dos Açores. Na fase final, que se realiza a 23 e 24 de maio de 2015, os 25 alunos apurados a nível nacional irão realizar as provas no Centro Ciência Viva de Estremoz, ficando ali instalados durante dois dias, sendo o primeiro para preparação, no campo, da componente prática das mesmas.

As OPG são concursos anuais que visam a resolução de questões teóricas e problemas práticos de Geologia, dirigidos aos estudantes do ensino secundário português (11.º ano de escolaridade) e são uma iniciativa da Sociedade Geológica de Portugal, que conta com o apoio do Ministério de Educação e Ciência, da International Geoscience Education Organisation (IGEO), da ANCCT - Ciência Viva e dos CCV do Lousal e de Estremoz. Os principais objetivos das OPG são a dinamização do estudo e ensino da Geologia no ensino secundário; a aproximação entre as escolas secundárias e as universidades; a divulgação da Geologia como ciência e a captação de vocações para prosseguimento de estudos a nível superior. O concurso de 2014/2015 irá apurar os três alunos que representarão Portugal nas International Earth Science Olympiads de 2015, no Brasil.

DG com GCIC

Gerhard Dorn, investigador da Universidade Técnica de Graz, veio à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) explicar como é que o ensino da matemática pode mudar para produzir melhores resultados numa altura em que qualquer ferramenta de inteligência artificial ou plataforma de

Empresa sediada no Tec Labs vai fazer testes em modelos animais

Unite!Widening pretende promover as melhores práticas na gestão da ciência

Candidaturas para profissionais administrativos terminam a 21 de setembro 

Ilustração de buraco negro

Os dados do Quasar RACS J0320-35 abriram novas pistas teóricas

Feira dos Núcleos de Estudantes

Feira registou estreia de três novos núcleos de estudantes 

Fotografia de grupo dos estudantes

CIÊNCIAS recebeu este mês 115 alunos em mobilidade, que irão estudar na nossa faculdade no primeiro semestre do ano letivo 2025/2026.

Foto da Reitoria da ULisboa vista a partir da Alameda da Cidade Universitária.

A Universidade de Lisboa (ULisboa) consolidou a sua posição como a instituição portuguesa mais bem classificada no Performance Ranking of Scientific Papers for World Universities 2025 da National Taiwan University (NTU), figurando entre as 200 melhores do mundo.

Miguel Pinto, doutorando de CIÊNCIAS

Doutorando de CIÊNCIAS vai pôr à prova teoria alternativa durante passagem pelos EUA 

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS

Luís Carriço, diretor de CIÊNCIAS, revela as expectativas para o novo ano letivo 

Bolsas de apoio a estudos e investigação variam entre €1000 e €1500

Grande auditório no arranque do ano letivo

Cerimónia juntou alunos no Grande Auditório para o início do novo ano

Manuel Martinho, vice-campeão europeu universitário de Taekwondo

Atleta de Taekwondo já aponta ao campeonato do mundo... e ao mestrado de Tecnologias da Informação!

Fachada de CIÊNCIAS

A Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) vai arrancar o novo ano letivo de 2025/2026 com uma reformulação nos departamentos.

Divulgação de temas científicos

Museu de História Natural e Jardim Botânico agregam maioria das atividades

Céu

CIÊNCIAS ULisboa lamenta o triste acontecimento e apresenta as condolências aos seus familiares, amigos, colegas e antigos estudantes.

Vista do cabo de São Vicente

Estudo internacional com participação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) traz nova explicação para os grandes sismos que afetaram Lisboa em 1755 e 1969.  

Reitoria da ULisboa

A Universidade de Lisboa está entre as 300 melhores universidades do mundo, segundo o mais antigo, influente e conceituado ranking mundial

Sete cientistas dão sugestões de verão

Dos passadiços aos meteoros, passando por livros e geocaching, ninguém fica de fora

Afonso Ferreira, investigador de CIÊNCIAS e MARE

Jovem investigador de CIÊNCIAS distinguido por estudo sobre fitoplâncton da Antártida

Ismael Tereno, professor de CIÊNCIAS

Missão da ESA pode ajudar a revelar alguns dos mistérios do Universo

Atuns-rabilho do Atlântico são capturados numa pescaria

Estudo prevê mudanças significativas na distribuição das principais espécies de atum no Oceano Atlântico

Telescópio de 3,6 metros do Observatório de La Silla

Investigadores de CIÊNCIAS criaram dispositivo de correção de dispersão cromática

O Ser Cientista recebeu 75 jovens do Secundário

Programa Ser Cientista juntou 75 jovens à volta de 17 projetos laboratoriais

Colisão de Theia com a Terra

Artigo científico promete início de novo paradigma para o estudo do planeta 

Cláudio Fernandes e Duarte Almeida

Depois de três meses de trabalhos informais, a nova Comissão recebeu luz verde para a constituição formal, através de um despacho da direção de CIÊNCIAS, que foi lançado no início de julho. A primeira reunião oficial já teve lugar e o novo elenco já começou a preparar os desafios para os próximos dois anos de atividade.

Páginas