Projeto de mestrado consiste no desenvolvimento de dispositivo de dosimetria para irradiações com protões

Aluna de Engenharia Física distinguida pelo Marie Sklodowska-Curie Fellowship Programme

Rita Pestana

O projeto de Rita Pestana foca-se na dosimetria para irradiações com protões. O objetivo do seu trabalho é que no futuro a realização de mais estudos relacionados com a terapia de protões seja possível

DCI Ciências ULisboa

A IAEA é a principal organização intergovernamental do mundo para a cooperação científica e técnica no campo nuclear, contribuindo para os objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas. O MSCFP foi lançado em 2020 e visa apoiar a realização de mestrados na área da Física nuclear e aplicações por mulheres, como um incentivo para aumentar o número de investigadoras nesta área e presta homenagem a Marie Sklodowska-Curie, a cientista polaca que no final do século XIX foi pioneira na investigação relacionada com a radioatividade. Este programa consiste na atribuição de uma bolsa e proporciona ainda uma oportunidade de estágio. Anualmente são atribuídas cerca de 100 bolsas a nível mundial. O programa tem a duração máxima de dois anos e as estudantes selecionadas recebem um apoio até 20.000 euros para custo de vida, suportando ainda o valor da propina.

Rita Pestana é aluna do 2.º ano do mestrado em Engenharia Física e em março inicia um estágio no Centro de Microanálises de Materiais (CMAM), em Madrid, no âmbito do seu curso e ao abrigo do Marie Sklodowska-Curie Fellowship Programme (MSCFP) da Agência Internacional de Energia Atómica (IAEA, em Inglês).

O projeto de Rita Pestana foca-se na dosimetria para irradiações com protões. A bolsa que lhe foi atribuída no âmbito do MSCFP tem a duração de um ano. A jovem vai desenvolver um equipamento, que permite medir a corrente de protões que chega às células enquanto são irradiadas. O centro de investigação espanhol tem um acelerador de protões dedicado a estudos de Física nuclear fundamental e aplicada, possibilitando a realização de estudos pré-clínicos de terapia de protões, isto é, irradiar células com diversas patologias e estudar os efeitos da radiação.

“Para realizar este tipo de estudos é crucial caracterizar o feixe em tempo real, nomeadamente, saber quantos protões chegam às células e qual é a energia dos mesmos. Esta medição permite determinar o valor da dose, uma unidade que representa o impacto da radiação ionizante nos organismos vivos. Saber qual a dose que está a ser depositada nas células durante as experiências é essencial para caracterizar a experiência e perceber quais as condições em que a irradiação é benéfica”, explica Rita Pestana. O objetivo do seu trabalho é que no futuro a realização de mais estudos relacionados com a terapia de protões seja possível.

imagem de uma simulação do protótipo
Simulação do protótipo do equipamento a realizar no âmbito da tese de mestrado de Rita Pestana
Imagem cedida por RP

"Saber qual a dose que está a ser depositada nas células durante as experiências é essencial para caracterizar a experiência e perceber quais as condições em que a irradiação é benéfica."
Rita Pestana

Rita Pestana e Daniel Galaviz
Daniel Galaviz incentivou a aluna a candidatar-se ao programa. O professor do DF Ciências ULisboa diz que a jovem integrou-se perfeitamente na sua equipa de investigação, no LIP
Fonte DCI Ciências ULisboa

Pontos de vista, por Rita Pestana

Mestrado

Após a recente reestruturação do curso existe um maior número de unidades curriculares opcionais, pelo que cada estudante pode delinear o seu currículo de acordo com as áreas que acha mais interessantes. Sugiro aumentar a oferta formativa de unidades curriculares de diversas áreas, nomeadamente, a Física nuclear.

Conselho

A candidatura a uma bolsa ou programa é o primeiro passo para poder vir a consegui-lo. Mantenham-se informados quanto às oportunidades que existem, porque são sempre mais do que pensamos e muito provavelmente há uma que se adequa ao vosso perfil. Quando se candidatarem, não desistam por questões burocráticas, por pensarem que não vale a pena o esforço. A minha seleção para este programa foi uma surpresa, no momento da candidatura não imaginava que fosse possível. Acreditem nos vossos projetos e capacidades!

Futuro

A nível profissional, gostava de seguir uma atividade na minha área de estudo. Neste momento estou focada em terminar o mestrado. Depois verei o que o futuro me reserva.

Para Rita Pestana, a Física e a Matemática sempre foram as áreas que despertaram mais interesse durante o ensino básico e secundário. Já na universidade a Engenharia Física foi a opção escolhida, por ser uma área que tem “uma formação base muito forte e permite seguir caminhos muito distintos”.

Rita Pestana está a gostar do mestrado e estudar na Faculdade tem sido uma experiência bastante positiva. “O que mais me surpreendeu pela positiva foi a disponibilidade da maioria dos docentes para ajudar os estudantes em tudo o que é necessário. Gosto quando nos são dadas todas as ferramentas para que possamos trabalhar e alcançar os nossos objetivos académicos”, conta.

"O que mais me surpreendeu pela positiva foi a disponibilidade da maioria dos docentes para ajudar os estudantes em tudo o que é necessário."
Rita Pestana

Daniel Galaviz, professor do Departamento de Física (DF), responsável do grupo Nuclear Reactions, Instrumentation and Astrophysics do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), é o orientador da Rita Pestana, e foi ele que a incentivou a candidatar-se ao programa, considerando-a uma jovem fantástica. “A Rita é uma excelente estudante, tem-se integrado perfeitamente na minha equipa de investigação e tem mostrado um grau de independência muito elevado, o que criou as bases para propor o desafio que acabou por se converter no tópico principal da tese de mestrado que vai desenvolver em Madrid, coorientada por mim desde Lisboa e por Sílvia Viñals i Onsès, no CMAM”, comenta Daniel Galaviz.

“A Rita é uma excelente estudante."
​Daniel Galaviz

Ana Subtil Simões, Gabinete de Jornalismo Ciências ULisboa
info.ciencias@ciencias.ulisboa.pt
Foto de atividade didática realizada.

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