CIÊNCIAS recebe alunos do Colégio Moderno para mostrar que é de pequenino que se começa a mudar o mundo!

Alunos do Colégio Moderno visitam CIÊNCIAS

Alunos do Colégio Moderno visitam CIÊNCIAS e participam em atividades no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos

DCI

Cerca de 200 alunos dos 3.º e 4.º anos participaram, nos dias 18 e 21 de novembro, em atividades de sensibilização no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos. Logo ao início da manhã, em ambos os dias, os mais pequeninos receberam as boas-vindas do Diretor de CIÊNCIAS, Luís Carriço.

Professor Luís Carriço, Diretor de CIÊNCIAS
Diretor de CIÊNCIAS, Luís Carriço
Fonte DCI

Logo de seguida, assistiram a uma mini palestra intitulada “Lixo ou Tesouro? Vem descobrir um grande aliado na reciclagem de resíduos!” com a Professora Teresa Dias, na segunda-feira, e a Investigadora Inês Ferreira, na quinta-feira, do Departamento de Biologia Vegetal.


Professora Teresa Dias de CIÊNCIAS
Fonte DCI


Investigadora Inês Ferreira
Fonte DCI

Depois foi tempo de vir para a rua e “sujar” as mãos: os alunos participaram num quiz e num jogo de estafetas onde puseram à prova os seus conhecimentos sobre a separação de resíduos.

Quem disse que reciclar não pode ser divertido?!


Os alunos participaram em atividades de sensibilização para a reciclagem de resíduos
Fonte DCI

A diversão não ficou por aí! Numa fila ordeira, e com uma maçã oferecida pelo Gabinete de Segurança, Saúde e Sustentabilidade na mão, os alunos do Colégio Moderno dirigiram-se para o PermaLab onde puderam contribuir em primeira mão para a compostagem feita em CIÊNCIAS, colocando os caroços das suas maçãs no caixote.


Os alunos do Colégio Moderno aprenderam sobre compostagem e reciclagem de resíduos
Fonte DCI

Foi, sem dúvida, uma manhã de muita diversão, mas também de consciencialização!

A compostagem em CIÊNCIAS surge como uma iniciativa pioneira, que visa transformar os resíduos orgânicos, gerados nos jardins, bares e cantinas do campus, num recurso valioso e sustentável: o composto. CIÊNCIAS é, provavelmente, a primeira instituição de ensino superior a fechar o ciclo dos resíduos orgânicos, através da recolha de resíduos alimentares não confecionados de todos os bares e cantinas do campus. Este processo não só ajuda a reduzir a pegada ecológica da instituição, mas também valoriza os resíduos de forma eficiente, fechando o ciclo dos nutrientes e promovendo a saúde do solo.

A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos (EWWR – European Week of Waste Reduction), realiza-se este ano entre os dias 16 e 24 de novembro e encoraja todos os europeus (e não só) a desenvolverem ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos. Durante esta semana, milhares de voluntários passam a palavra sobre o consumo sustentável e economia circular dentro das suas comunidades.

 

Tânia Marques - Gabinete de Comunicação de Ciência - DCI CIÊNCIAS
trmarques@ciencias.ulisboa.pt
Rita Eusébio e Ana Sofia Reboleira, nos laboratórios de Ciências ULisboa

Nova espécie descoberta no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Cristina Branquinho, professora de CIÊNCIAS

Documento redigido em Manaus vai ser apresentado na Conferência das Nações Unidas

david macdonald dia da investigação

Investigador da Universidade de Oxford foi o convidado especial do Dia da Investigação e da Inovação

Margarida Santos-Reis no dia da Investigação e Inovação

Professora de CIÊNCIAS homenageada no Dia da Investigação e da Inovação

Passeio da Ciência

Novo Passeio da Ciência dá a conhecer centros de investigação e infraestruturas científicas

Nuno Garcia dos Santos durante a sessão

O Dia da Investigação e da Inovação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS) arrancou na manhã desta quarta-feira com uma sala bem concorrida de professores, cientistas e

observatório newathena

Nuno Covas lidera simulações relacionadas com o observatório NewAthena  

Palestra no Grande auditório de CIÊNCIAS

Núcleo de estudantes trouxe especialistas para ciclo de palestras 

salas de estudo

Evento da aliança Unite! teve lugar na Finlândia

O clima e a meteorologia serevem de tema ao prémio do IPMA

Prémio organizado pelo IPMA destina-se a jovens investigadores

Embaixadores de CIÊNCIAS

Ações de divulgação vão contar com 10 representantes de cursos de CIÊNCIAS 

Congresso Hub Connect

Congresso Connect Hub revelou detalhes da nova formação para profissionais de saúde

Catarina Guerreiro e Mário Cachão

Cocolitóforos têm um papel crucial na captação de dióxido de carbono

Doutoramento em Saúde Planetária

Novo doutoramento da Universidade de Lisboa arranca com sessão aberta ao público

Laureados do prémio Nobel da Química de 2025

Susumu Kitagawa, Richard Robson e Omar Yaghi são os laureados do Nobel da Química de 2025

Prémio Nobel da Química de 2025

O prémio Nobel foi atribuído esta terça-feira a John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis

Catarina Frazão-Santos tem trabalhado no planeamento dos oceanos

Investigadora do MARE lembra que planeamento do espaço marinho tem de ser flexível

Samuel Barata na prova de Brasov

Antigo aluno de química foi à Roménia tirar um segundo ao recorde nacional

Rui Malhó, no BioISI Day

O BioISI Day de 2025 ocupou apenas o dia de quinta-feira, mas permitiu antever o que reservam os próximos cinco anos de atividade do Instituto de Biossistemas e Ciências I

Investigadores de Ciências na Noite Europeia dos Investigadores

Investigadores de CIÊNCIAS marcaram presença no evento com demonstradores e palestras

Foto de grupo de grupos de estudantes internacionais

Visita à Serra de Grândola contou com 30 alunos internacionais

Jorge Relvas e Luís Ferreira

A Universidade de Lisboa iniciou ontem o novo ano académico com a cerimónia de Tomada de Posse do Reitor e da sua Equipa Reitoral, na Aula Magna.

Nuno Araújo, presidente do Departamento de Física de CIÊNCIAS

Evento revelou projetos de doutoramento a empresas

Páginas