
A 23 de março celebra-se o Dia Mundial da Meteorologia. A data tem como objetivo aumentar a consciencialização global para a importância da meteorologia na compreensão do clima e dos fenómenos meteorológicos, além de alertar para as alterações climáticas e os seus impactos no meio ambiente, na economia e na qualidade de vida.
No mundo atual, a meteorologia desempenha um papel fundamental na previsão de eventos meteorológicos extremos, como tempestades, furacões, secas e inundações, sendo essencial para a segurança pública, a agricultura, o transporte, a saúde e muitas outras áreas.
Ao longo desta semana o nosso país esteve a braços com condições meteorológicas muito adversas provocadas pela passagem da depressão Martinho, particularmente o vento forte e a precipitação intensa, que causaram vários milhares de euros em danos e impactaram a vida de milhões de portugueses.
Foram vários os docentes e investigadores de CIÊNCIAS que marcaram presença na comunicação social, para ajudar a compreender o fenómeno, destacando a importância da previsão e prevenção:
21 março 2025
- Tempestade Martinho: Ventos de mais de 100 km/h lançam destruição
- Comentários dos professores Pedro Matos Soares e Ricardo Trigo, investigadores do Instituto Dom Luiz (IDL). In Expresso (edição impressa).
- Próximas semanas podem trazer mais temporais
- Comentários do antigo aluno e professor jubilado da Faculdade, Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável. In Diário de Notícias Online (e edição impressa).
20 março 2025
- Tempestade Martinho: Ventos de mais de 100 km/h lançam destruição
- Comentários dos professores Pedro Matos Soares e Ricardo Trigo, investigadores do IDL. In Expresso Online
- Depressão Martinho: Quase 7 mil ocorrências e grandes prejuízos
- Comentários do professor jubilado da Faculdade Miguel Miranda e do professor Carlos da Camara. In CNN Portugal - CNN Fim de Tarde, SIC Notícias - Jornal do Dia.
- Impacto do mau tempo na agricultura: análise
- Filipe Duarte Santos presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, antigo aluno e professor jubilado da Faculdade analisa o impacto do mau tempo na agricultura. In CNN Portugal - CNN Top Story, CNN Portugal Online.
CIÊNCIAS reconhece e agradece o contributo excecional para a sociedade destes membros da sua comunidade, para que possamos estar cada vez melhor preparados para eventos futuros.
O Dia Mundial da Meteorologia foi criado em 1951 para comemorar a fundação da Organização Meteorológica Mundial em 23 de março de 1950. Essa organização anuncia um tema para o Dia Mundial da Meteorologia todos os anos, e esse dia é comemorado em todos os países membros.